Red Bull tem de lutar pelo título com a Honda, diz Brawn
O diretor esportivo da F1, Ross Brawn, acredita que a Red Bull tem de se tornar uma candidata ao título com a Honda.
Depois de quatro títulos seguidos entre 2010 e 2013, a Red Bull perdeu terreno na F1 com a introdução dos motores V6 turbo híbridos, a partir de 2014.
Agora, ela optou por romper com sua antiga fornecedora de motores, a Renault, para iniciar uma nova aliança com a Honda, fabricante que iniciou a reconstrução de sua reputação com sua parceria com a Toro Rosso em 2018.
Brawn, que liderou os esforços da equipe de fábrica da Honda até 2008, afirmou que a Red Bull precisa tirar toda a vantagem possível das limitações que tinha ao ser cliente da Renault.
“A Honda se juntando com a Red Bull será positivo, porque a Red Bull se tornará uma equipe de fábrica total”, disse. “É sempre um desafio diferente quando somos uma equipe de fábrica e temos uma fabricante de motor.”
“É preciso segurar as mãos e saltar juntos, trabalhar juntos, ser como um só, e isso é o ponto forte dessa oportunidade.”
“É algo em que sempre me foquei, porque isso realmente te dá grandes chances. A Red Bull precisa agarrar essa oportunidade com a Honda e voltar à ponta.”
“Eles precisam se tornar candidatos ao título novamente.”
A Honda ainda não conseguiu um pódio desde que retornou à F1, em 2015, mas marcou seu melhor resultado desde então com o quarto lugar de Pierre Gasly no GP do Bahrein de 2018.
A Red Bull também insistiu que teria vencido GPs em 2018 do mesmo jeito se tivesse com o motor da Honda em vez do Renault.
Caso a Honda produza um motor capaz de permitir vitórias à Red Bull, Max Verstappen é cotado para ser um candidato ao título de pilotos.
Brawn disse que o holandês ocupará a posição de líder ao lado de Gasly.
“É fácil se esquecer o quão jovem ele é”, disse Brawn. “Se você pensa em si mesmo com aquela idade, com a exposição e a pressão, o que ele está fazendo é bem especial.”
“O que estamos vendo em Max é um grande amadurecimento de sua abordagem, sem perder nada de sua velocidade e agressividade, mas sendo mais centrado em termos de como ele ataca as coisas.”
“No carro e na equipe certos, ele é um material de campeão do mundo, com certeza. Max será a referência da equipe em 2019.”
“O que é sempre útil para a equipe é ter continuidade. Se você tem m carro problemático ou tem coisas para solucionar, conhecendo o piloto, sabendo como qualificar o que ele diz é sempre útil. Então, acho que é ótimo para a equipe.”
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.