Red Bulls e Alonso não usarão novo MGU-K da Renault
Por organização interna de componentes do motor, apenas três dos seis carros da Renault terão novidade no Red Bull Ring
O aguardado novo MGU-K da Renault estreou na pista no TL1 deste GP da Áustria, mas tanto as Red Bulls quanto a McLaren de Fernando Alonso mantiveram a especificação mais antiga do componente.
A atualização, que a Renault acredita oferecer melhor confiabilidade e desempenho, foi equipada nos carros de Carlos Sainz, Nico Hulkenberg e na McLaren de Stoffel Vandoorne. Em cada caso, é o segundo MGU-K da temporada, portanto não há penalidades de grid.
No entanto, a Red Bull optou por não usar as novas especificações, já que tanto Max Verstappen quanto Daniel Ricciardo receberiam penalidades de grid se pegassem mais um de MGU-K, com Alonso na mesma situação.
"Está disponível para todos os carros que quiserem", disse Cyril Abiteboul ao Motorsport.com nesta semana. “Acontece que nem todas as equipes optaram por ir para a nova especificação”.
“Nós estamos esperando isso há muito tempo, mas é um problema que algumas equipes tenham optado por não usar, o que significa que eles continuarão a usar o MGU-K de uma definição técnica anterior, com maior risco envolvendo a confiabilidade.”
"Mas essa é nossa filosofia, aceitar a escolha das equipes, ter todas as informações."
Abiteboul acrescentou que a nova unidade tem “melhor desempenho, melhor embalagem e melhor nível de confiabilidade”.
Hulkenberg minimizou o significado da mudança, mas revelou que a nova unidade economiza peso.
"Não esperamos algo grande", disse o alemão. “Não vai nos dar 1s em uma volta rápida ou algo assim. É uma peça do quebra-cabeça em todas as atualizações que trazemos ao longo da temporada”.
“Para mim, a notícia positiva é que há bastante economia de peso. Recentemente tenho estado um pouco acima do peso, especialmente na qualificação. Isso custa desempenho.”
"Isso vai me ajudar mais do que qualquer outra coisa, eu acho. A equipe também espera melhorias na confiabilidade."
Ainda falando em mudanças da Renault para a Áustria, Sainz, Hulkenberg, Vandoorne e Alonso têm uma nova bateria, Sainz tem um novo turbo e Alonso tem um novo controle eletrônico.
Nenhuma dessas mudanças irá desencadear uma penalidade, mas em cada caso o piloto está no limite com o elemento em particular.
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