Das glórias com Senna e Piquet a 'motor de GP2' e futuro promissor: a história da Honda na F1
A Honda, que foi do céu ao inferno na Fórmula 1, venceu pela primeira vez desde que voltou à categoria e parece ter encontrado o caminho para a glória
A vitória de Max Verstappen no GP da Áustria no último domingo significou uma redenção para a Honda, fabricante de passado vitorioso na Fórmula 1, e que passava um período de seca que já durava quase 13 anos sem triunfos.
Leia também:
Após grande sucesso das parcerias com Williams e McLaren entre os anos 80 e 90, a Honda se retirou da Fórmula 1, retornando na década seguinte, primeiro apenas como fornecedora de motores e depois com equipe própria tendo Rubens Barrichello como um dos pilotos no volante.
Sem resultados expressivos e com uma única vitória conquistada em 2006, a Honda vendeu sua fábrica para Ross Brawn no fim de 2008. Em 2009, a Brawn GP venceu o campeonato e foi adquirida pela Mercedes.
Em 2015, a Honda voltou à F1 como fornecedora de motores da McLaren, gerando expectativas de que repetissem o passado vitorioso da parceria que dominou a categoria no passado. No entanto, a união foi mal sucedida e a Honda chegou a ser motivo de chacota. O espanhol Fernando Alonso chegou a dizer no GP do Japão de 2015 que o propulsor japonês era um "motor de GP2".
A McLaren abandonou a parceria em 2018 e a Honda passou a fornecer seu equipamento para a Toro Rosso, equipe satélite da Red Bull. Feliz com os resultados, a marca austríaca decidiu levar os motores japoneses para o time principal em 2019.
Logo na primeira prova do ano, na Austrália, a Red Bull Honda conseguiu chegar ao pódio, com o terceiro lugar de Verstappen, algo que a Honda não conseguia desde o GP da Inglaterra de 2008. A vitória na Áustria mostra que a fabricante pode estar no caminho para reencontrar seus dias de glória.
Veja galeria com o histórico da Honda na Fórmula 1:
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 - Entenda a grande novidade do carro de 2022: o efeito solo
Após ano marcado por mortes nas pistas, veja a evolução da segurança na Fórmula 1
A década da Fórmula 1: Duas hegemonias e baixa competitividade
F1 - Steiner ironiza McLaren por reviravolta de Verstappen: "Regras papaia são para Max"
F1: Red Bull assume que "matou" alguns pontos de Tsunoda no GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Últimas notícias
Segunda corrida da NASCAR Brasil é cancelada devido à presença de óleo na pista
F1: Com foco em 2026, Lawrence Stroll diz que "não há outra fábrica ou túnel de vento" como o da Aston Martin
F1 - Bortoleto 'abre o coração' sobre idolatria, evolução e cobranças: "Quero entregar um título mundial ao Brasil"
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.