Regras de 2021 da F1 devem ser finalizadas em outubro de 2019
Mês marca meio termo entre junho e dezembro, outros períodos sugeridos para a conclusão dos regulamentos que buscam equilibrar a F1
As equipes da Fórmula 1 devem finalizar em outubro um acordo sobre os regulamentos dos carros de 2021, em uma tentativa de ajudar a tornar as coisas mais justas na categoria máxima do automobilismo mundial.
Conforme o Motorsport.com revelou no início deste ano, as equipes estavam pressionando por um atraso na publicação dos novos regulamentos por causa do medo de que uma definição prematura pudesse entregar uma enorme vantagem para as escuderias maiores.
Se as regras fossem finalizadas em junho, os times mais financiados já poderiam começar a trabalhar em seus projetos. Por outro lado, uma equipe menor poderia ter dificuldade em encontrar os recursos em um momento em que o foco é o desenvolvimento de 2019 e o trabalho no carro de 2020.
Após discussões no GP do Azerbaijão, no último final de semana, a ideia de um acordo em outubro para os regulamentos encontrou algum consenso. O chefe da Red Bull, Christian Horner, que inicialmente propôs o atraso para dezembro, disse acreditar que a data de outubro funcionaria tanto para equipes grandes como pequenas.
"Provavelmente o melhor momento para colocá-lo seria dezembro", explicou ele. "As equipes pequenas argumentam que, mais cedo, as maiores podem colocar mais recursos nos projetos antes das escuderias menores. Outubro é efetivamente um compromisso entre o final do ano e junho, então estamos bem com isso”.
"Entre as equipes, houve certa unanimidade. Acho que a única que não queria foi a Renault, mas acho que eles concordaram no final, então não vi ninguém que não estivesse de acordo”, explicou Horner. "Acho que, em junho, há desvantagens para as escuderias pequenas. Há um sentimento de que outubro é sensato".
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que há argumentos válidos em ambos os lados do debate. "O truque é que, para sair com bons regulamentos, você precisa de tempo suficiente. Isso é um fato. Mas também é preciso descrever muito precisamente o que está sendo definido. Precisa de uma decisão unânime de todas as equipes. E nós não seremos aqueles a atrapalhar”.
Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG
Photo by: Steve Etherington / LAT Images
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