Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Relembre carreira única do aniversariante do dia: Nelson Piquet

Você pode até torcer o nariz para ele, mas é inegável que o brasileiro teve uma das trajetórias mais bem sucedidas na Fórmula 1

Nelson Piquet
Nelson Piquet, Luis Perez-Sala eThierry Boutsen
Antes da largada: Nelson Piquet e Alain Prost
Nelson Piquet
Alan Jones e Nelson Piquet
Nelson Piquet
Nelson Piquet
Nelson Piquet

Há 63 anos nascia um dos maiores ídolos do esporte brasileiro. Nelson Piquet Souto Maior, tricampeão mundial de Fórmula 1, nasceu no dia 17 de agosto de 1952 para construir uma carreira única nas pistas.

Embora seja um dos maiores pilotos da história do automobilismo, sua postura polêmica e irreverente sempre dividiu opiniões. Seus fãs estão entre os mais fanáticos. Os "piquezistas" proclamam que "Nelsão" é um dos pilotos mais autênticos da Fórmula 1. O público que não aplaude o tricampeão acredita que Nelson exagera em suas críticas e declarações. O fato de ter dividido as pistas com Ayrton Senna só aumentou o clima de "futebol" entre prós e contras para os dois pilotos.

LEIA TAMBÉM: Após terceiro milhão de Camilo, pai do piloto comemora : "ganhei R$ 7 mil"

Além de títulos e vitórias, Piquet é um dos maiores gênios na parte técnica da categoria máxima da velocidade. Desenvolveu os cobertores térmicos para pneus e o equilíbrio de freios dianteiros e traseiros, entre outras coisas. Nelson Piquet tem sete filhos, cinco homens e duas mulheres.

O currículo de Nelson Piquet impressiona. 

Fórmula 1

Ano Vitórias Pódios Poles Pontos Colocação
1978 0 0 0 0  
1979 0 0 0 3 15
1980 3 6 2 54 VICE
1981 3 7 4 50 CAMPEÃO
1982 1 2 1 20 11
1983 3 8 1 59 CAMPEÃO
1984 2 4 9 29 5
1985 1 2 1 21 8
1986 4 10 2 69 3
1987 3 11 4 73 CAMPEÃO
1988 0 3 0 22 6
1989 0 0 0 12 8
1990 2 4 0 43 3
1991 1 3 0 26.5 6

Na Indy

Em 1992, o maior susto de sua vida. Durante treinos para as 500 Milhas de Indianápolis, Piquet bate violentamente contra o muro da curva 4, destruindo seu carro e lesionando seriamente seu pé e tornozelo direito. Obviamente, ele não participou daquela edição. 

No ano seguinte, já recuperado, Nelson Piquet voltou ao Indianápolis Motor Speedway para finalmente participar de uma das maiores provas do automobilismo mundial. Largando em 13°, o piloto não teve sorte com seu motor, sendo obrigado a abandonar na volta 38 e assim, finalizando em 32°.

24 Horas de Le Mans

Em 1996 Piquet se aventurou em outra prova mítica: as 24 Horas de Le Mans. Correndo ao lado de Johnny Cecotto e Danny Sullivan, Piquet guiou uma McLaren e terminou em oitavo, no geral. No ano seguinte, junto com JJ Lehto e Steve Soper, o brasileiro foi obrigado a se retirar por conta do acidente de Lehto.

Artigo anterior Com motor atualizado, Nasr espera bom desempenho em “favorita” Spa
Próximo artigo Para pilotos da F1, desafio da Eau Rouge está de volta

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros