Recomendado para você

F1: Norris é o mais rápido em TL1 marcado por bandeira amarela; Piastri tem problema na bateria e Bortoleto é 13°

F1: Norris é o mais rápido em TL1 marcado por bandeira amarela; Piastri tem problema na bateria e Bortoleto é 13°

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Norris é o mais rápido em TL1 marcado por bandeira amarela; Piastri tem problema na bateria e Bortoleto é 13°
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
Últimas notícias

Renault explica incêndio e explosão no carro de Heidfeld

Sequência de erros com mapeamento de motor, fissura no escapamento e pitstop demorado levaram ao fogo

Heidfeld sai do carro em chamas na Hungria

A Renault revelou que não poderá recuperar o chassi usado por Nick Heidfeld durante o GP da Hungria. O carro pegou fogo logo após o alemão fazer um pitstop mais longo do que o esperado. Em meio às chamas, uma parte lateral do carro explodiu.

“O incidente foi muito indesejável e fez com que perdêssemos o chassi. Vamos tomar providências antes da próxima corrida para reduzir a possibilidade de outros incêndios e ter certeza de que a bomba d'água não superaqueça”, assegurou James Allison, diretor técnico da equipe.

De acordo com Allison, uma investigação feita pela Renault chegou à conclusão de que a explosão foi causada pela bomba d'água.

“Isso foi causado pela bomba que alimenta as válvulas do motor. Ela superaqueceu no incêndio e teve uma falha.”

"O fogo em si foi consequência de “vários fatores combinados, como na maioria dos incidentes. Primeiramente, usamos um mapeamento de motor ligeiramente diferente na classificação, o que resultou em um aquecimento maior do que o normal nos escapamentos. Acreditamos que isso aumentou a temperatura e causou uma fissura anterior no cano do escapamento.”

Assim, a equipe acredita que o carro já estivesse avariado antes de Heidfeld parar para fazer seu pitstop, algo que o sensor de temperatura não capturou.
“A parada foi mais longa que o normal e o motor ficou em altas rotações por 6s3, esperando pela troca de pneus. Nessas condições, o excesso de combustível acaba saindo pelo escapamento e suas temperaturas aumentam em cerca de 100ºC/segundo. Isso, combinado com o escapamento fissurado, causou o fogo na carenagem.”

A Renault agora prepara um relatório para explicar à FIA o que aconteceu.

“Estamos em contato com a FIA para provê-los com um relatório extenso do incidente e também para explicar as ações que estamos tomando para prevenir que isto volte a acontecer.”

Artigo anterior Perto da F-1, Grosjean pode assegurar título da GP2 por antecipação
Próximo artigo Hamilton não se rende: "ainda há 200 pontos em jogo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros