Recomendado para você

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Hamilton se manifesta de forma enfática sobre punição no México
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026

Stock Car
Stock Car
A Definir
CEO da Stock Car revela retorno dos motores V8 em 2026
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Muller comanda treino livre da Carrera Cup em Interlagos
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris cita Senna e diz que liderança mínima "não significa nada"
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Câmara fala sobre a possibilidade de realizar um TL1 com a Ferrari em 2026
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Leclerc sobre torcida brasileira pós-chegada de Hamilton à Ferrari: "Quem costumava torcer por mim ainda torce..."
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"

FIA F2
FIA F2
Rafa Câmara fala sobre 'seguir os passos' de Bortoleto nas categorias de base: "Mostrou o melhor caminho"
Últimas notícias

Renault explica incêndio e explosão no carro de Heidfeld

Sequência de erros com mapeamento de motor, fissura no escapamento e pitstop demorado levaram ao fogo

Heidfeld sai do carro em chamas na Hungria

A Renault revelou que não poderá recuperar o chassi usado por Nick Heidfeld durante o GP da Hungria. O carro pegou fogo logo após o alemão fazer um pitstop mais longo do que o esperado. Em meio às chamas, uma parte lateral do carro explodiu.

“O incidente foi muito indesejável e fez com que perdêssemos o chassi. Vamos tomar providências antes da próxima corrida para reduzir a possibilidade de outros incêndios e ter certeza de que a bomba d'água não superaqueça”, assegurou James Allison, diretor técnico da equipe.

De acordo com Allison, uma investigação feita pela Renault chegou à conclusão de que a explosão foi causada pela bomba d'água.

“Isso foi causado pela bomba que alimenta as válvulas do motor. Ela superaqueceu no incêndio e teve uma falha.”

"O fogo em si foi consequência de “vários fatores combinados, como na maioria dos incidentes. Primeiramente, usamos um mapeamento de motor ligeiramente diferente na classificação, o que resultou em um aquecimento maior do que o normal nos escapamentos. Acreditamos que isso aumentou a temperatura e causou uma fissura anterior no cano do escapamento.”

Assim, a equipe acredita que o carro já estivesse avariado antes de Heidfeld parar para fazer seu pitstop, algo que o sensor de temperatura não capturou.
“A parada foi mais longa que o normal e o motor ficou em altas rotações por 6s3, esperando pela troca de pneus. Nessas condições, o excesso de combustível acaba saindo pelo escapamento e suas temperaturas aumentam em cerca de 100ºC/segundo. Isso, combinado com o escapamento fissurado, causou o fogo na carenagem.”

A Renault agora prepara um relatório para explicar à FIA o que aconteceu.

“Estamos em contato com a FIA para provê-los com um relatório extenso do incidente e também para explicar as ações que estamos tomando para prevenir que isto volte a acontecer.”

Artigo anterior Perto da F-1, Grosjean pode assegurar título da GP2 por antecipação
Próximo artigo Hamilton não se rende: "ainda há 200 pontos em jogo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros