Últimas notícias

Ricciardo: Renault tem nova filosofia para melhorar em 2019 na F1

Piloto australiano recém-chegado à equipe francesa está otimista com o desenvolvimento do RS19 nesta temporada da Fórmula 1

Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S. 19  with aero sensors

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Depois de terminar o último mundial de construtores na quarta colocação, a Renault tem uma nova filosofia para continuar evoluindo neste ano. Quem afirma é Daniel Ricciardo, que deixou a Red Bull para correr pelos franceses em 2019. Segundo ele, “a filosofia vai ser consideravelmente diferente, assim como as melhorias”. O australiano espera “coisas boas” da tradicional equipe.

“Acho que o plano e a estruturação vão mudar, assim como a filosofia em relação ao que fazer e a quando fazer. Acredito que é o que vai acontecer. Farei parte disso e confio no processo, então espero que estaremos à frente da curva”, disse Ricciardo.

O que se espera é que a Renault mantenha o progresso ao longo da temporada. Isso porque a equipe se desenvolveu pouco durante o último campeonato na comparação com concorrentes diretos como Haas e Racing Point (antiga Force India).

Leia também:


A estagnação francesa fez com que Nico Hulkenberg admitisse, no fim da temporada 2018, que a equipe “se perdeu” no campeonato, após começar o ano com um carro inegavelmente superior aos adversários do pelotão intermediário.

“Estou certo de que não tivemos progresso”, disse o piloto no Japão. O alemão complementou dizendo que o plano de desenvolvimento da Renault não acompanhou o que foi feito pelos rivais do meio de tabela.

A pré-temporada 2019 sugere que as equipes médias estão ainda mais equiparadas do que no ano passado, o que aumenta a importância do desenvolvimento dos carros durante o campeonato.

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19

Photo by: Mark Sutton / Sutton Images

A favor da Renault, pesa a ampliação de sua fábrica em Enstone no período de preparação para este ano. O objetivo foi evitar atrasos e dificuldades. O diretor técnico da equipe, Nick Chester, disse ainda que as novas regras para 2019 também dão mais confiança à equipe no que tange à evolução durante o campeonato.

“As regras deste ano abrem muitos caminhos, então há muito o que desenvolver em diferentes aspectos: asas dianteiras, freios, adereços aerodinâmicos, etc – é uma área grande em que se pode melhorar”, disse Chester. “Nos esforçamos muito no programa aerodinâmico, então tentaremos colocar atualizações rapidamente nos carros”.

Ricciardo acredita que a evolução ao longo da temporada também virá de um trabalho contínuo na unidade motriz, embora a equipe francesa alegue que já fez um avanço “substancial” na intertemporada.

“Acho que o excitante para a Renault é que nos últimos anos não foi segredo de que sempre estivemos atrás em relação à unidade de potência, então o positivo é que sentimos que temos mais possibilidade de melhora que os outros”, ponderou. “Considerando isso, obviamente sempre ficarei otimista e sinto que podemos ir mais longe e nos aproximarmos das equipes de ponta”.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Bottas vê troca de engenheiro como “página nova” em carreira
Próximo artigo F1: Williams faz mudanças para assegurar legalidade do novo carro

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil