Rosberg supera tempo maluco na Hungria e é pole; Massa bate
Alemão conseguiu ser o melhor do grid na última tentativa, após Alonso rodar no minuto final do Q3. Massa bateu e sairá da 18° posição e Nasr foi o 16°
 
    O treino de classificação do GP da Hungria começou com atraso por causa da chuva e terminou com sol e pista seca. Teve Q1 com quatro bandeiras vermelhas, brasileiro batendo e decisão acontecendo só com o cronômetro zerado.
Melhor para Nico Rosberg, que com 1min19s965 no Q3, cravou a quarta pole do ano, a 26° da carreira. Ao seu lado, Lewis Hamilton, que foi 0s143 mais lento que o alemão. Como era esperado, a Red Bull dominou a segunda fila, com Daniel Ricciardo largando melhor que o jovem Max Verstappen.
O melhor brasileiro foi Felipe Nasr, que sairá na 16° posição. Felipe Massa bateu ainda no Q1e sairá duas posições atrás do compatriota.
O Treino
A classificação para o GP da Hungria começou com 20 minutos de atraso, devido à chuva forte no circuito de Hungaroring. Felipe Massa foi o primeiro da fila, tentando fugir do spray dos outros carros e consciente de que mais chuva viria poucos tempo depois.
E a previsão estava certa. Quase cinco minutos depois, a direção de prova acionou a bandeira vermelha devido à força da chuva que voltava a cair de maneira intensa. Nesse ponto, Sergio Perez era o mais rápido, com 1min41s411. Seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg era o segundo, seguido de Fernando Alonso. Felipe Nasr era o quarto, com 1min42s390. Massa era o 11°, Rosberg,o 20° e Hamilton era o 21°.
Quinze minutos depois o treino foi reiniciado com poucos pingos caindo. Mesmo assim, com a pista ainda bastante molhada, Marcus Ericsson rodou na curva 10 e foi parar na barreira de pneus. Com o carro do sueco sendo retirado, nova bandeira vermelha foi acionada, faltando nove minutos para o término do Q1.
No retorno sem chuva e com o sol saindo, alguns carros optaram por pneus intermediários.
Hamilton foi parar na brita, quando estava fazendo sua melhor volta. Massa fez o mesmo, mas batendo no guard rail da curva 4, trazendo nova bandeira vermelha.
A essa altura, a pole era de Felipe Nasr, com 1min39s500.
Os carros voltaram com condições melhores de pista e a dupla da Mercedes foi a mais rápida, com Rosberg no comando. Mas nova bandeira vermelha foi acionada devido à batida de Rio Haryanto no mesmo local em que Ericsson colidiu.
Com menos de dois minutos para o fim e a impossibilidade de se abrir uma volta rápida, a direção de prova decidiu encerrar o longo Q1. Palmer, Massa, Magnussen, Ericsson, Wehrlein e Haryanto ficaram pelo caminho. Felipe Nasr foi o nono mais rápido.
No Q2 a normalidade foi entrando na pista, com os pilotos da Mercedes na ponta e com Daniel Ricciardo tentando se intrometer na festa de Rosberg e Hamilton.
O primeiro a arriscar pneus slick foi Valtteri Bottas, conseguindo bons resultados. Aos poucos, outros também foram para a borracha de pista seca e baixando os tempos consistentemente.
No final, Verstappen foi o mais veloz do Q2, com 1min22s660, seguido de Rosberg e Ricciardo. Nasr terminou o round em 16°. Além dele, Grosjean, Kvyat, Perez, Raikkonen e Gutierrez ficaram pelo caminho.
O Q3 começou com o domínio da Mercedes, seguido dos carros da Red Bull, com Hamilton e Ricciardo liderando seus times. Com este quadro, os pilotos chegaram nos minutos decisivos apostando em novos jogos de pneus e com a pista ficando cada vez mais seca.
Fernando Alonso rodou em sua última tentativa e obrigou a maioria dos pretendentes à pole a tirar o pé. Menos para Rosberg, que cravou 1min19s965 e conquistou a quarta pole do ano, a 26° da carreira.
A largada para o GP da Hungria está prevista para às 9h deste domingo, horário de Brasília.
Confira o grid completo
| Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Tempo | Gap | km/h | 
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 6 |  Nico Rosberg | Mercedes | Mercedes | 1'19.965 | 197.231 | |
| 2 | 44 |  Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 1'20.108 | 0.143 | 196.879 | 
| 3 | 3 |  Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 1'20.280 | 0.315 | 196.457 | 
| 4 | 33 |  Max Verstappen | Red Bull | TAG | 1'20.557 | 0.592 | 195.781 | 
| 5 | 5 |  Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 1'20.874 | 0.909 | 195.014 | 
| 6 | 55 |  Carlos Sainz Jr. | Toro Rosso | Ferrari | 1'21.131 | 1.166 | 194.396 | 
| 7 | 14 |  Fernando Alonso | McLaren | Honda | 1'21.211 | 1.246 | 194.205 | 
| 8 | 22 |  Jenson Button | McLaren | Honda | 1'21.597 | 1.632 | 193.286 | 
| 9 | 27 |  Nico Hulkenberg | Force India | Mercedes | 1'21.823 | 1.858 | 192.752 | 
| 10 | 77 |  Valtteri Bottas | Williams | Mercedes | 1'22.182 | 2.217 | 191.910 | 
| 11 | 8 |  Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 1'24.941 | 4.976 | 185.677 | 
| 12 | 26 |  Daniil Kvyat | Toro Rosso | Ferrari | 1'25.301 | 5.336 | 184.893 | 
| 13 | 11 |  Sergio Perez | Force India | Mercedes | 1'25.416 | 5.451 | 184.644 | 
| 14 | 7 |  Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 1'25.435 | 5.470 | 184.603 | 
| 15 | 21 |  Esteban Gutierrez | Haas | Ferrari | 1'26.189 | 6.224 | 182.988 | 
| 16 | 12 |  Felipe Nasr | Sauber | Ferrari | 1'27.063 | 7.098 | 181.151 | 
| 17 | 30 |  Jolyon Palmer | Renault | Renault | 1'43.965 | 24.000 | 151.701 | 
| 18 | 19 |  Felipe Massa | Williams | Mercedes | 1'43.999 | 24.034 | 151.651 | 
| 19 | 20 |  Kevin Magnussen | Renault | Renault | 1'44.543 | 24.578 | 150.862 | 
| 20 | 9 |  Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 1'46.984 | 27.019 | 147.420 | 
| 21 | 94 |  Pascal Wehrlein | Manor | Mercedes | 1'47.343 | 27.378 | 146.927 | 
| 22 | 88 |  Rio Haryanto | Manor | Mercedes | 1'50.189 | 30.224 | 143.132 | 
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