Sprints da F1 não funcionam para pilotos, fãs ou equipes, diz chefe da Red Bull
Chefe da Red Bull é um dos mais críticos do paddock ao formato, assim como Verstappen
Apesar de uma corrida divertida em São Paulo neste fim de semana, especialmente pelas brigas do pelotão do meio, há uma sensação crescente no paddock da Fórmula 1 de que o sábado isolado das corridas sprint não está entregando o que deveria. E, por isso, o chefe da Red Bull, Christian Horner, voltou a tecer duras críticas ao formato.
Pela falha em capturar o gosto dos pilotos, com alguns defendendo o fim das sprints de uma vez, Horner diz que a forma como elas são feitas no momento não favorecem ninguém.
"O que temos no momento não é certo para os pilotos, os fãs ou as equipes", disse. "Precisamos de mais. Acabamos de vencer uma sprint e ninguém sabe o que fazer, porque o foco já está no GP. É como se tivéssemos ganho uma medalha por vencer uma simulação de corrida".
Os chefes da F1 já começaram a discutir com as equipes potenciais mudanças ao formato para 2024, com várias ideias na mesa, incluindo a adoção de grids invertidos, a criação de um campeonato próprio e uma inversão de horários com o quali do GP.
Horner deixou claro que qualquer revisão ao formato precisa ser grande, indo além de apenas mexer 'aqui e ali'.
Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images
Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing
Ele até sugere que uma forma de aumentar sua intensidade seria oferecer prêmios em dinheiro.
"Talvez uma coisa legal seja um fundo enorme de prêmios para piloto e equipe. Isso sempre motiva. Talvez aí veremos uma celebração no fim. Talvez seja bom olhar de forma diferente. Se você olhar para ligas de futebol e outras modalidades, eles têm suas ligas principais e as finais. Talvez seja legal pensar em algo bem diferente".
Horner admite não ter uma preferência sobre qual seria o melhor novo formato para as sprints, mas diz ter um ceticismo sobre a criação de um campeonato separado.
"Quem liga para um campeonato de sprint? Podemos fazer melhor. Acho que há um desejo, é possível ver isso pelos fãs, de termos uma corrida no sábado? Mas como deve ser?".
Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images
Lando Norris, McLaren, 2nd position, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Sergio Perez, Red Bull Racing, 3rd position, on the Sprint racepodium with their trophies
"Deveria ser um grid invertido? Pela ordem do campeonato? Deveríamos distribuir mais pontos? Seria melhor termos dois GPs em um fim de semana em vez de um? Não tenho a resposta, mas sei que o que temos hoje precisa ser afinado".
Enquanto Horner está ciente de que os chefes da F1 estão comprometidos a manter a ideia das sprints, ele diz que sua preferência mesmo é eliminar o formato.
"Prefiro o formato antigo. Sou tradicionalista, gosto dessa crescente. É tipo termos as quartas de finais, semifinais e finais. Você não tem o terceiro melhor colocado jogando na primeira semana de Wimbledon".
Veja DEBATE sobre a corrida sprint do GP de São Paulo
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.