Toro Rosso recebe aprovação para mudar de nome em 2020
Na F1 desde 2006, equipe sediada em Faenza passará a se chamar Alpha Tauri, nome da marca de roupas da Red Bull
A Toro Rosso conseguiu aprovação para ter o nome da equipe alterado em 2020 e assim o time será rebatizado para Escuderia Alpha Tauri. No mês passado, descobriu-se que a Red Bull queria mudar o nome da sua equipe júnior, que usa há 15 temporadas um nome que significa exatamente “Red Bull” em italiano.
A equipe afiliada da Red Bull está no grid desde 2006, quando a empresa de energéticos comprou a Minardi, equipe que esteva na F1 entre 1985 e 2005, para que tivesse um ‘time júnior’ para dar experiência a seus pilotos do programa de desenvolvimento da marca.
O Motorsport.com apurou que a mudança de nome foi aprovada em uma votação eletrônica da Comissão da F1 após o GP da Rússia. Isso significa que a equipe receberá o nome da marca de roupas da Red Bull na próxima temporada.
A grife Alpha Tauri foi lançada há dois anos e recebeu o nome da estrela mais brilhante da constelação de Touro. No Brasil, a estrela em questão é conhecida como Aldebarã.
Conceito da Alpha Tauri
Photo by: Camille De Bastiani
Embora as equipes ajustem seus nomes oficiais regularmente para valorizar seus patrocinadores, não é comum que as inscrições sejam alteradas completamente sem que aconteça a troca dos proprietários.
No entanto, a Sauber foi rebatizada para Alfa Romeo Racing em 2019, adotando o nome de seu patrocinador principal, algo incomum na F1, já que a administração e operação da empresa suíça permanecem sendo as mesmas.
A transformação da Force India em Racing Point no meio da temporada em 2018 foi um caso diferente, porque a equipe foi adquirida por novos investidores.
O antigo proprietário da equipe de Silverstone enfrentou problemas financeiros e o time entrou em recuperação judicial, sendo então assumido por um consórcio liderado por Lawrence Stroll, que entrou na F1 com a ‘nova’ equipe.
A própria Toro Rosso passou por uma pequena mudança de nome antes mesmo de começar a competir, em 2006. A equipe de Faenza seria originalmente chamada Squadra Toro Rosso, mas mudou para Escuderia Toro Rosso.
Temporada agitada para a Toro Rosso
A notícia da mudança de nome da Toro Rosso é mais um capítulo da agitada temporada 2019 na equipe italiana. Entre os fatos de maior relevância, está a troca de pilotos entre Alex Albon, que saiu da STR para ascender à Red Bull, e Pierre Gasly, rebaixado da RBR para a STR. Relembre a dança das cadeiras dos times do grupo de energéticos em galeria exclusiva do Motorsport.com:
Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.