Transmissão da F1 pode ter mudança repentina na Inglaterra
BBC pode encerrar contrato com a Fórmula 1 antes do final e deixar caminho livre para sua principal concorrente, ITV, assumir as transmissões
A especulação sobre a quebra de contrato com a BBC que levaria a Fórmula 1 para a concorrente ITV ganhou força na quinta-feira, quando a respeitada publicação Broadcast indicou que um acordo está próximo de ser fechado.
O futuro do automobilismo na BBC deixa dúvidas desde o mês passado, quando a emissora tentou renegociar o seu contrato. Bernie Ecclestone, chefe da Fórmula 1, disse que a BBC estava ansiosa para cortar seu orçamento - em meio a cortes de custos generalizados -, mas enfrentou problemas porque ainda tinha três anos para cumprir do seu contrato.
Ecclestone disse ao The Daily Telegraph em novembro: "tivemos uma conversa com eles hoje sobre o que eles gostariam e eles disseram que precisariam não gastar muito dinheiro. Eles querem saber se eles podem ter diferentes maneiras de pagar um pouco menos agora . Mas eles não têm muitas opções devido ao contrato com a gente. Eles estão lá por mais três anos."
A publicação Broadcast sugeriu, no entanto, que um acordo está próximo de ser selado para a BBC encerrar o seu contrato antes do prazo - com a ITV no aguardo para substituí-la.
A reportagem acrescenta que a ITV provavelmente vai cobrir o esporte de uma forma semelhante à BBC, que transmite algumas corridas ao vivo e outras em melhores momentos.
Qualquer mudança da BBC para ITV dificilmente afetaria o acordo de exclusividade da Sky para transmitir cada corrida ao vivo.
A última disputa da BBC pela cobertura F1 começou em 2009. Ela assumiu o acordo da ITV que, na época, queria cortar custos e não poderia justificar os gastos para as transmissões ao vivo de Fórmula 1 e a Liga dos Campeões da Europa.
A Liga dos Campeões agora faz parte da BT Sport, deixando a ITV ansiosa para ter direitos de um esporte como a Fórmula 1 para aumentar seus índices de audiência.
Questionada pelo Motorsport.com, a BBC disse que sua política é não comentar sobre as negociações de direitos. A ITV também não quis comentar.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.