Veja 12 pontos chave para entender as mudanças da F1 para 2021
Mago do design, Giorgio Piola resumiu as modificações dos carros, explicando como elas afetam as ultrapassagens
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Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Embora as regras de 2021 da Fórmula 1 ainda não tenham sido finalizadas, as ideias avançaram o suficiente para o editor técnico do Motorsport.com, o mago do design Giorgio Piola, esboçar como a nova geração de carros vai se parecer.
Aqui, Piola oferece mais detalhes a respeito das mudanças que aparecerão daqui a dois anos em uma aposta da F1 para fazer carros que possam seguir uns aos outros mais de perto, suscitando mais emoção. Veja abaixo:
1) A ideia é ter um bico bem baixo. A versão é presa ao corpo principal, como era nos anos 90.
2) O corpo principal é levemente inclinado para melhorar o fluxo de ar ao longo do carro e ajudar a alimentar os túneis do efeito solo (veja abaixo uma galeria que conta a história do efeito solo).
3) As extremidades são arredondadas para ajudar a minimizar o risco de furos em caso de contato entre dois carros, o que poderá ser mais frequente por conta da largura da nova asa.
4) O nariz baixo sem aletas mostra a simplificação aerodinâmica
5) As rodas poderão ter capas para ajudar a direcionar melhor o fluxo de ar e torná-lo mais homogêneo, evitando que se espalhe em várias direções.
6) Os dutos de resfriamento dos freios serão mais simples e terão menos influência na aerodinâmica.
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2021 F1 concept, captioned
Photo by: Giorgio Piola
7) As rodas dianteiras serão cobertas com dois defletores, que vão ajudar a limpar o ar e direcioná-lo para o chão, ao invés de jogá-lo para os lados e para trás, o que hoje causa turbulência para os carros de trás.
8) Este será o ponto de início do canal que criará o efeito de Venturi, responsável por reduzir a pressão na parte de baixo do carro e que junto com a passagem do fluxo de ar e a pressão criada pelas asas formam o efeito solo.
9) O halo terá uma integração melhor com o restante do carro.
10) A área superior do assoalho não será totalmente plana porque existe a possibilidade de ser usada para criar mais canais de Venturi nesta área.
11) O difusor mais alto será muito mais poderoso do que o usado atualmente, o que significa que mais força aerodinâmica será criada.
12) A asa traseira possuirá um acabamento que reduzirá a turbulência e desviará o fluxo de ar para cima, criando um espiral duplo.
A VOLTA DO EFEITO SOLO
A F1 terá em 2021 o retorno do efeito solo, que marcou época na categoria no fim dos anos 70 e começo dos 80. O período foi marcado pelo aumento da velocidade dos carros, maior número de ultrapassagens e muitos acidentes, motivo pelo qual foi banido da categoria a partir de 1983.
Confira as curiosidades sobre o efeito solo:
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