A tomada de tempos do GP de Mônaco pode ter sido a mais agitada deste ano, mas o resultado foi igual à das outras cinco já disputadas neste ano: Red Bull na pole, com Sebastian Vettel pela quarta vez na ponta. Mas nem ele, nem ninguém, teve motivos para comemorar.
A sessão foi marcada por um forte acidente envolvendo o mexicano Sergio Perez. Na mesma ondulação que provocou as batidas de Vitantonio Liuzzi (Hispania), Nico Rosberg (Mercedes) e Vitaly Petrov (Renault) na quinta e pela manhã, Perez perdeu o controle de seu Sauber, bateu na proteção lateral e foi direto na barreira que separa a pista da área de escape, logo após o "S", batendo de lado na proteção.
A prática foi interrompida com a bandeira vermelha e Perez foi levado ao centro médico. O TotalRace atualizará as informações sobre o acidente e a situação do piloto mexicano nas próximas horas.
Na pista, Vettel registrou a melhor marca em 1min13s556, superando Jenson Button, da McLaren, em pouco mais de quatro décimos. A segunda fila terá a Red Bull de Mark Webber e a Ferrari de Fernando Alonso, ambos no mesmo segundo do atual campeão.
O melhor brasileiro foi Felipe Massa, da Ferrari, que sai em sexto e dividirá a terceira fila com Michael Schumacher, da Mercedes. Nico Rosberg, parceiro de Schumi, Pastor Maldonado, da Williams, Lewis Hamilton, da McLaren, e Perez completam a lista dos dez primeiros no grid. Hamilton se classificou em sétimo, mas teve seu melhor tempo excluído por saltar uma chicane e larga apenas em nono.
O outro brasileiro no grid, Rubens Barrichello, bem que tentou, mas não conseguiu passar ao Q3 com o carro da Williams, ao contrário do companheiro Maldonado. O piloto de 39 anos foi três décimos mais lento que o parceiro e parte na 12ª colocação, fechando a sexta fila.
O treino contou com a ausência dos dois carros da Hispania: no caso de Vitantonio Liuzzi, o time não conseguiu reparar os danos provocados pelo forte acidente da manhã; já Narain Karthikeyan viu seu carro ter problemas repentinos e sequer saiu dos boxes. Nos treinos, Liuzzi andou 107% dentro do melhor tempo, e ainda não se sabe se os dois alinharão no grid de amanhã.
O GP de Mônaco de F-1 está marcado para as 9 horas (de Brasília) e terá exibição ao vivo da Rede Globo, além das rádios Jovem Pan, Bandeirantes e Globo/CBN, que iniciam suas transmissões às 8h30.
Grid de largada: