Vettel lidera 3º treino livre em Monza, Red Bull impressiona


Alemão estabeleceu melhor tempo do dia nos minutos finais da sessão
Sebastian Vettel foi o mais rápido do terceiro treino livre para o GP da Itália de Fórmula 1, mantendo a Ferrari no topo das três sessões. Max Verstappen quase roubou a ponta no final e mostrou que atualizações da Red Bull e novo motor da Honda funcionaram.
Leia também:
O TL3 começou dez minutos atrasado por conta de um acidente assustador na F3, que fez com que os comissários de prova decidissem remover as salsichas zebradas que demarcam os limites das áreas externas da pista e que servem para atrapalhar os pilotos que excedem a faixa demarcada.
O primeiro piloto a registrar volta rápida, Carlos Sainz Jr. foi também quem estabeleceu a primeira marca de referência, 1min21s736, tempo que permaneceu como mais rápido por quase 15 minutos, sendo superado pelas Ferraris apenas na metade do treino.
A Mercedes começou o dia com foco nas simulações de corrida, com Valtteri Bottas e Lewis Hamilton fazendo tempos mais lentos, permanecendo na pista por várias voltas. Os dois só fizeram short-runs no fim da sessão.
Alguns pilotos tiveram seus tempos eliminados da tabela por terem ultrapassado o limite de pista. Bottas, Leclerc e Kevin Magnussen foram alguns dos que tiveram voltas anuladas.
Nos minutos finais, Sebastian Vettel encaixou uma boa volta e fez o tempo mais rápido da sessão, registrando 1min20s294. Max Verstappen ainda tentou bater o alemão, mas ficou 0s032 atrás e terminou em segundo.
Veja tabela de tempos do TL3 em Monza:
Cla | Piloto | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | | 14 | 1'20.294 | 259.730 | ||
2 | | 11 | 1'20.326 | 0.032 | 0.032 | 259.627 |
3 | | 23 | 1'20.403 | 0.109 | 0.077 | 259.378 |
4 | | 14 | 1'20.403 | 0.109 | 0.0 | 259.378 |
5 | | 11 | 1'20.564 | 0.270 | 0.161 | 258.860 |
6 | | 21 | 1'20.595 | 0.301 | 0.031 | 258.760 |
7 | | 13 | 1'20.752 | 0.458 | 0.157 | 258.257 |
8 | | 17 | 1'20.827 | 0.533 | 0.075 | 258.017 |
9 | | 15 | 1'20.881 | 0.587 | 0.054 | 257.845 |
10 | | 20 | 1'20.945 | 0.651 | 0.064 | 257.641 |
11 | | 21 | 1'20.949 | 0.655 | 0.004 | 257.628 |
12 | | 15 | 1'21.003 | 0.709 | 0.054 | 257.457 |
13 | | 22 | 1'21.073 | 0.779 | 0.070 | 257.234 |
14 | | 21 | 1'21.292 | 0.998 | 0.219 | 256.541 |
15 | | 19 | 1'21.325 | 1.031 | 0.033 | 256.437 |
16 | | 16 | 1'21.336 | 1.042 | 0.011 | 256.403 |
17 | | 16 | 1'21.621 | 1.327 | 0.285 | 255.507 |
18 | | 17 | 1'21.639 | 1.345 | 0.018 | 255.451 |
19 | | 22 | 1'22.374 | 2.080 | 0.735 | 253.172 |
20 | | 21 | 1'22.758 | 2.464 | 0.384 | 251.997 |
Ver resultados completos |
As atualizações das equipes
Buscando melhorar em pistas de alta velocidade, a Red Bull levou novidades para o circuito de Monza, incluindo um novo motor Honda. No entanto, a equipe austríaca não foi a única a levar novos componentes para a Itália, confira:
Lateral da Mercedes

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pistolas pneumáticas de fixação dos pneus

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Pneus macios da Pirelli

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Capas traseiras da Ferrari

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Capas traseiras da Toro Rosso

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Capas traseiras da Ferrari

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Asas dianteiras da Williams

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Asa dianteira da Toro Rosso

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Asa dianteira da Renault

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Asa dianteira da Renault

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Asa dianteira da Renault

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Asa dianteira da Haas

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Asa dianteira da Racing Point

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Asa dianteira da Racing Point

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Dianteira da Mercedes

Foto de: Giorgio Piola
Detalhe do freio da Renault

Foto de: Giorgio Piola
Roda da Renault

Foto de: Giorgio Piola
Detalhe da dianteira da Renault

Foto de: Giorgio Piola
Asa dianteira da Renault

Foto de: Giorgio Piola
Asas dianteiras da Haas

Foto de: Giorgio Piola
Lateral da Mercedes

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Asa traseira da Red Bull

Foto de: Giorgio Piola
Asa traseira da Renault

Foto de: Giorgio Piola
Dianteira da Toro Rosso

Foto de: Giorgio Piola
Parte inferior da asa dianteira da Mercedes

Foto de: Giorgio Piola
Asa dianteira da Mercedes

Foto de: Giorgio Piola
Detalhe da traseira da Renault

Foto de: Giorgio Piola
Detalhe da traseira da Red Bull

Foto de: Giorgio Piola
Asa dianteira da Renault

Foto de: Giorgio Piola
Asa dianteira da Toro Rosso

Foto de: Giorgio Piola
Asa traseira da Ferrari

Foto de: Giorgio Piola
Cockpit da Mercedes

Foto de: Giorgio Piola
Detalhe da traseira da Toro Rosso

Foto de: Giorgio Piola
Asa dianteira da Toro Rosso

Foto de: Giorgio Piola
Sebastian Vettel confere componentes dos rivais

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Artigo anterior
Leclerc diz que ritmo de sexta-feira da Mercedes não é verdadeiro na Itália
Próximo artigo
Veja como foi o treino classificatório para o GP da Itália de Fórmula 1

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Evento | GP da Itália |
Sub-evento | Treino Livre 3 |
Pilotos | Sebastian Vettel |
Autor | Vital Neto |