Vettel "se comporta como uma criança", diz Villeneuve
Canadense diz que GP de Abu Dhabi só serviu para provar falta de maturidade do alemão e revela torcida por Alonso
O ex-piloto de Fórmula 1 Jacques Villeneuve criticou a postura de Sebastian Vettel e opinou que Fernando Alonso é quem merece ser coroado tricampeão ao final desta temporada. Para o canadense, o alemão é imaturo demais para ser comparado ao espanhol e “se comporta como uma criança” quando as coisas não saem como planejado.
“Não tenho dúvidas: Fernando Alonso é o melhor, é por isso que torço para ele. Seb é muito rápido, mas há uma diferença com Fernando que emerge em situações desfavoráveis. Alonso se mantém calmo, frio e racional, enquanto Vettel na maior parte das vezes fica bravo, nervoso, grita e levanta o dedo do meio. Ele reage como uma criança”, afirmou à Autosprint.
“Esses comportamentos indicam dois estados de maturidade diferentes mas, para ser claro, Sebastian é um grande piloto também; contudo, ele tem mais dificuldade em situações difíceis. Ele parece quase imbatível quando lidera, mas se precisar se recuperar se torna vulnerável.”
O campeão de 1997 diminuiu os feitos do alemão no último GP, em Abu Dhabi, garantindo que os erros cometidos na primeira parte da prova apenas comprovam sua teoria sobre o piloto da Red Bull.
“Para mim, isso confirmou o que penso de Vettel. Esses são os fatos: enquanto se recuperava, ele se tocou com Senna, que estava a sua frente, e danificou a asa. Depois, perdeu o controle do carro atrás do Safety Car. Um erro muito sério que teve consequências leves. De resto, ele mostrou ser super rápido, mas teve sorte e não mudo de ideia: Alonso merece mais o título.”
Falando sobre o engenheiro Adrian Newey, com quem trabalhou na época de Williams, Villeneuve destacou o caráter humano do engenheiro.
“Muitos acham que ele é um gênio, mas isso é só parte de seu imenso poder como líder. Ele não sabe de tudo que cria um carro vencedor e finge que qualquer um ganha com ele. Na realidade, ele talvez seja o técnico mais humilde, aquele que mais ouve os pilotos. Os anos passaram e ele não mudou: ele sempre conversa.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.