Recomendado para você

Com Vettel confirmado na Fanzone do GP de São Paulo, confira programação completa da F1

Com Vettel confirmado na Fanzone do GP de São Paulo, confira programação completa da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Com Vettel confirmado na Fanzone do GP de São Paulo, confira programação completa da F1
Com recorde, relembre a primeira vez em que Bortoleto correu em Interlagos

Com recorde, relembre a primeira vez em que Bortoleto correu em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Com recorde, relembre a primeira vez em que Bortoleto correu em Interlagos
Trem, metrô, ônibus e vias interditadas: Como chegar em Interlagos para o GP de São Paulo de F1

Trem, metrô, ônibus e vias interditadas: Como chegar em Interlagos para o GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Trem, metrô, ônibus e vias interditadas: Como chegar em Interlagos para o GP de São Paulo de F1
Meia-entrada tem validação online em 2025: Veja detalhes do ingresso do GP de São Paulo de F1

Meia-entrada tem validação online em 2025: Veja detalhes do ingresso do GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Meia-entrada tem validação online em 2025: Veja detalhes do ingresso do GP de São Paulo de F1
F1: Veja quais são os pneus Pirelli escolhidos para o GP de São Paulo 2025

F1: Veja quais são os pneus Pirelli escolhidos para o GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Veja quais são os pneus Pirelli escolhidos para o GP de São Paulo 2025
Transporte, programação e esquema de trânsito: O que você precisa saber para o GP de São Paulo de F1

Transporte, programação e esquema de trânsito: O que você precisa saber para o GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Transporte, programação e esquema de trânsito: O que você precisa saber para o GP de São Paulo de F1
F1: Norris e Piastri revelam como se prepararam para disputar o título de 2025

F1: Norris e Piastri revelam como se prepararam para disputar o título de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris e Piastri revelam como se prepararam para disputar o título de 2025
GP de Portugal de MotoGP: Horários e como assistir à etapa, com Diogo Moreira na Moto2 e Eric Granado na final da MotoE

GP de Portugal de MotoGP: Horários e como assistir à etapa, com Diogo Moreira na Moto2 e Eric Granado na final da MotoE

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
GP de Portugal de MotoGP: Horários e como assistir à etapa, com Diogo Moreira na Moto2 e Eric Granado na final da MotoE
Últimas notícias

Williams: 2018 terá luta aerodinâmica reduzida a bargeboards

Diretor técnico da equipe inglesa crê que área à frente das entradas de ar ofereça maior oportunidade para avanços neste ano

Williams FW41

Na semana em que a maior parte das equipes planeja revelar seus carros para a temporada de 2018 da Fórmula 1, o assunto aerodinâmico entre os técnicos da categoria promete ser os bargeboards. Pelo menos é esta a aposta do diretor técnico da Williams, Paddy Lowe.

"Como sabemos, nos regulamentos de 2017 tivemos liberdade na área dos bargeboards", disse ele.

"Vimos em 2017 novos dispositivos nesse espaço, e esse processo continua. Quando você vê nosso carro de perto, entende que nós desenvolvemos o carro nesta área ainda mais. Espero ver o mesmo da nossa concorrência, porque esta área é a maior oportunidade ainda não totalmente explorada com esses regulamentos que vieram no ano passado."

A importância dos dispositivos geradores de downforce na frente das entradas de ar está sendo aumentada ainda mais neste ano devido ao fato de que a asa T e o ‘assento do macaco’, localizado logo à frente do escapamento, foram banidos.

"No ano passado, tivemos a controvérsia com as asas T e as barbatanas na tampa do motor. Todos ficaram infelizes com a aparência, então elas vieram e foram", acrescentou Lowe.

"O resultado é o que você vê agora para 2018. Temos uma barbatana, mas com uma espécie de corte. A asa T é ilegal agora, e você não pode se ajustar a isso, mas ainda temos a asa do câmbio. Nós fomos os primeiros a nos ajustar no ano passado, então é como uma asa T mais baixa.”

"Continuaremos com isso e imagino que muitos dos outros carros apresentarão uma asa nesse espaço.”

"Em uma área similar, perdemos o que se chama do asa do assento do macaco – a pequena asa que ficava atrás do escapamento. Você se lembra da era das asas sopradas, que tivemos em 2011 a 2013. Esse foi um período bom, mas foi supostamente colocado para trás de nós.”

"Curiosamente, isso ressurgiu em 2017 com uma capacidade mais baixa, mas então a asa do assento de macaco foi banida para reduzir esse efeito mais uma vez".

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14

Foto: Red Bull Content Pool

Artigo anterior Red Bull: Planos não foram afetados apesar de acidente
Próximo artigo Renault lança o R.S.18 para a temporada de 2018

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros