Wolff: Preços dos motores de clientes ficarão mais baratos
Chefe da Mercedes diz que as ofertas de fornecimento de unidades de potência estão se tornando mais baratas e insiste que as equipes não devem se queixar dos preços
Toto Wolff, chefe da Mercedes, diz que os preços dos motores que as equipes clientes pagam é baixo e sugere que cairão ainda mais após 2021, quando uma nova especificação será introduzida.
Reduzir o nível da tecnologia e, portanto, os custos de desenvolvimento, é uma das principais áreas de debate que estão em andamento.
"Acho que, tornando os futuros regulamentos de motor menos complexos, os custos de desenvolvimento dos fabricantes vão cair", disse Wolff ao Motorsport.com.
"O desenvolvimento da unidade custa muito dinheiro, e os departamentos de motores de todos os fornecedores atuais são áreas deficitárias, o que não deveriam ser o caso, então estamos tentando conter isso."
"Por outro lado, temos um acordo com a FIA para reduzir os preços a todos os clientes nos próximos anos para níveis que são os mais baixos da F1."
"Acho que se você conseguir esse tipo de motor e preços entre 12 a £14 milhões, o que é o que estamos tentando alcançar, não vou entender o que leva alguém a afirmar que os motores são muito caros."
Wolff diz que os custos do motor são agora um elemento relativamente pequeno do orçamento de uma equipe cliente.
"São 5% dos custos globais das grandes equipes. E para as equipes menores está entre 8 a 10%. Isso é aceitável para um esporte chamado automobilismo?"
"Há um argumento muito oportunista de certas equipes para baixar os preços dos motores e, por outro lado, gastar £200 milhões a mais no desenvolvimento do chassi. Isso não está correto."
Wolff diz também que a Mercedes está olhando a imagem maior, e não busca manter sua atual vantagem tecnológica.
"Acho que provamos no passado que não somos oportunistas, e que tentamos impulsionar regulamentos que nos convém."
"Estávamos contra os atuais regulamentos de chassi porque sentimos que seria muito caro e, finalmente, isso é exatamente o que aconteceu. Mas entendemos que precisava de uma mudança para talvez agitar o ambiente competitivo um pouco."
"O mesmo se aplica aos regulamentos de motor de 2021. Estou muito consciente de que há déficits no conceito atual."
"Talvez possamos torná-lo menos complexo para que os fãs realmente possam entender como o mecanismo realmente funciona."
"E certamente, como percebemos, os motores em termos de som, estará próximo ao meu coração, porque acho que é um fator importante."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.