Recomendado para você

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Rubens e Dudu Barrichello dividirão carro na final em Interlagos
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "Não precisa de um doutorado pra entender a estratégia certa", critica Ralf Schumacher sobre decisão da McLaren
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Wolff se diz contra medida que poderia ‘segurar’ Red Bull: “Arruinaria a F1”

Dirigente admite que Red Bull e Max Verstappen vêm fazendo um grande trabalho na categoria

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG

A Red Bull vem dominando amplamente a temporada de 2023 da Fórmula 1, com seis vitórias em seis etapas, além de quatro dobradinhas envolvendo seus dois pilotos, Max Verstappen e Sergio Pérez.

No mundo do esporte a motor, o lastro de sucesso ou ‘balance of performance’ (BoP) é uma medida comum em categorias de Endurance, especialmente o Mundial da FIA (WEC), que tenta manter um equilíbrio entre os carros de diversas montadoras afim de favorecer o espetáculo.

Leia também:

Apesar da familiaridade com o sistema, Toto Wolff, chefe da Mercedes, se diz contra algo nessa linha na F1.

“Se começarmos a equilibrar o desempenho, vamos arruinar o esporte”, disse ele. “É uma questão de meritocracia, o melhor piloto no melhor carro, gastando a mesma quantia de dinheiro, vencendo o campeonato e se você quebrar essas, você deve ser fortemente penalizado, mas não por fazer um bom trabalho.”

Sobre a reclamações de que a categoria está muito previsível, devido à velocidade da Red Bull, Wolff disse que é dever das outras equipes diminuir a diferença.

“Quando você vence na F1, é uma meritocracia e eles [Red Bull] acabaram de fazer um bom trabalho”, disse ele.

“O carro é rápido em todas as condições, o piloto está no topo de seu jogo. Só precisamos fazer um trabalho melhor, precisamos recuperar o atraso, encontrar soluções inteligentes. Espero que nossa curva de aprendizado, de desenvolvimento seja mais íngreme que a deles e, eventualmente, lute por isso novamente.”

“Por ser uma meritocracia, é o que é. Obviamente, uma luta forte entre 10 pilotos ou pelo menos dois, seria muito melhor para todos nós, mas não está acontecendo, é por isso que você tem que aceitar isso e trabalhar para voltar lá.”

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Artigo anterior RETA FINAL: Alonso e Aston jogaram fora chance única em Mônaco?
Próximo artigo F1 - Newey adverte sobre regulamento de 2026: "Carros serão muito mais lentos"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros