Wolff se diz contra medida que poderia ‘segurar’ Red Bull: “Arruinaria a F1”
Dirigente admite que Red Bull e Max Verstappen vêm fazendo um grande trabalho na categoria
A Red Bull vem dominando amplamente a temporada de 2023 da Fórmula 1, com seis vitórias em seis etapas, além de quatro dobradinhas envolvendo seus dois pilotos, Max Verstappen e Sergio Pérez.
No mundo do esporte a motor, o lastro de sucesso ou ‘balance of performance’ (BoP) é uma medida comum em categorias de Endurance, especialmente o Mundial da FIA (WEC), que tenta manter um equilíbrio entre os carros de diversas montadoras afim de favorecer o espetáculo.
Apesar da familiaridade com o sistema, Toto Wolff, chefe da Mercedes, se diz contra algo nessa linha na F1.
“Se começarmos a equilibrar o desempenho, vamos arruinar o esporte”, disse ele. “É uma questão de meritocracia, o melhor piloto no melhor carro, gastando a mesma quantia de dinheiro, vencendo o campeonato e se você quebrar essas, você deve ser fortemente penalizado, mas não por fazer um bom trabalho.”
Sobre a reclamações de que a categoria está muito previsível, devido à velocidade da Red Bull, Wolff disse que é dever das outras equipes diminuir a diferença.
“Quando você vence na F1, é uma meritocracia e eles [Red Bull] acabaram de fazer um bom trabalho”, disse ele.
“O carro é rápido em todas as condições, o piloto está no topo de seu jogo. Só precisamos fazer um trabalho melhor, precisamos recuperar o atraso, encontrar soluções inteligentes. Espero que nossa curva de aprendizado, de desenvolvimento seja mais íngreme que a deles e, eventualmente, lute por isso novamente.”
“Por ser uma meritocracia, é o que é. Obviamente, uma luta forte entre 10 pilotos ou pelo menos dois, seria muito melhor para todos nós, mas não está acontecendo, é por isso que você tem que aceitar isso e trabalhar para voltar lá.”
Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast: após críticas de Max e Lewis, dá para dizer que F1 está perdendo seu DNA?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.