Zak Brown: a Liberty Media é o comprador que a F1 precisava
Guru do marketing acredita que negócio pode ser uma boa notícia para os fãs
Na esteira do anúncio da Liberty Media, que irá comprar a Fórmula 1 até o primeiro trimestre de 2017, em um negócio de US$ 8 bilhões no total, Zak Brown disse que a natureza "estratégica" dos novos proprietários deve significar um futuro melhor.
"A Liberty Media é um dos melhores compradores estratégicos que você poderia ter", disse Brown, que é presidente-executivo da CSM Sports & Entertainmente e fundador da Just Marketing International.
"Isso significa que eles têm uma visão de longo alcance no esporte, diferentemente do grupo como o CVC, que fez o que tinha que fazer, que era manter a propriedade de sete a 10 anos, e proporcionar um retorno fantástico para si e para seus acionistas."
"No entanto, um comprador estratégico pode ser um pouco mais focado no crescimento estratégico e, finalmente, ter uma concentração enorme sobre os fãs. E quando você tem muitos fãs felizes e jovens tudo começa a melhorar. As equipes ficarão felizes, assim como os patrocinadores e a TV."
"Então, acho que vamos ter um grande foco sobre a base de fãs. Quanto mais saudável o esporte, mais saudável são as equipes."
"Se o esporte está melhor, é mais fácil encontrar patrocinadores, e depois, mais patrocinadores estarão dispostos a pagar. Vai ser bom para todo mundo."
Ajudando as equipes menores a prosperar
Uma das principais queixas de Brown acerca da maneira como a F1 foi administrada nos últimos anos é quanto a forma como as equipes menores têm sido tratadas financeiramente, em comparação com as grandes.
"Os contratos com as equipes estão assinados até 2020, mas não há dúvida de que o ecossistema da Fórmula 1 não é tão equilibrado quanto precisa ser", disse Brown. "Acho que em qualquer negócio, todo o ecossistema precisa ser saudável para que seja realmente sustentável."
"Acho que haverá novos acordos para 2021 e acho que a Liberty vai ter uma visão sobre o que é mais saudável para o esporte. Todos concordamos que ter equipes saudáveis é melhor do que ter aquelas em déficit."
"Eu não estou sugerindo a franquia, mas se você olhar para a maioria das equipes esportivas franqueadas em todo o mundo, os LA Clippers foram vendido por US$ 2 bilhões [em 2014], por exemplo, eles estão gerando valor."
"A parte de trás do grid da Fórmula 1 não se valorizou. E isso precisa ser melhorado. Acho que eles vão, mas como será, só o tempo dirá."
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