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Zak Brown: a Liberty Media é o comprador que a F1 precisava

Guru do marketing acredita que negócio pode ser uma boa notícia para os fãs

Zak Brown
Max Verstappen, Red Bull Racing RB12
Marcus Ericsson, Sauber C35
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16 and Pascal Wehrlein, Manor Racing MRT05
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 on the drivers parade
The podium (L to R): second place Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1; Race winner Nico Rosberg, Mercedes AMG F1; third place Sebastian Vettel, Ferrari
Felipe Massa, Williams FW38 Mercedes, leads Fernando Alonso, McLaren MP4-31 Honda, Nico Hulkenberg, Force India VJM09 Mercedes, and Max Verstappen, Red Bull Racing RB12 TAG Heuer
Max Verstappen, Red Bull Racing RB12
Zak Brown, Motorsport.com Non-Executive Chairman
Zak Brown, Motorsport.com Non-Executive Chairman
Zak Brown, Motorsport.com Non-Executive Chairman

Na esteira do anúncio da Liberty Media, que irá comprar a Fórmula 1 até o primeiro trimestre de 2017, em um negócio de US$ 8 bilhões no total, Zak Brown disse que a natureza "estratégica" dos novos proprietários deve significar um futuro melhor.

"A Liberty Media é um dos melhores compradores estratégicos que você poderia ter", disse Brown, que é presidente-executivo da CSM Sports & Entertainmente e fundador da Just Marketing International.

"Isso significa que eles têm uma visão de longo alcance no esporte, diferentemente do grupo como o CVC, que fez o que tinha que fazer, que era manter a propriedade de sete a 10 anos, e proporcionar um retorno fantástico para si e para seus acionistas."

"No entanto, um comprador estratégico pode ser um pouco mais focado no crescimento estratégico e, finalmente, ter uma concentração enorme sobre os fãs. E quando você tem muitos fãs felizes e jovens tudo começa a melhorar. As equipes ficarão felizes, assim como os patrocinadores e a TV."

"Então, acho que vamos ter um grande foco sobre a base de fãs. Quanto mais saudável o esporte, mais saudável são as equipes."

"Se o esporte está melhor, é mais fácil encontrar patrocinadores, e depois, mais patrocinadores estarão dispostos a pagar. Vai ser bom para todo mundo."

Ajudando as equipes menores a prosperar

Uma das principais queixas de Brown acerca da maneira como a F1 foi administrada nos últimos anos é quanto a forma como as equipes menores têm sido tratadas financeiramente, em comparação com as grandes.

"Os contratos com as equipes estão assinados até 2020, mas não há dúvida de que o ecossistema da Fórmula 1 não é tão equilibrado quanto precisa ser", disse Brown. "Acho que em qualquer negócio, todo o ecossistema precisa ser saudável para que seja realmente sustentável."

"Acho que haverá novos acordos para 2021 e acho que a Liberty vai ter uma visão sobre o que é mais saudável para o esporte. Todos concordamos que ter equipes saudáveis é melhor do que ter aquelas em déficit."

"Eu não estou sugerindo a franquia, mas se você olhar para a maioria das equipes esportivas franqueadas em todo o mundo, os LA Clippers foram vendido por US$ 2 bilhões [em 2014], por exemplo, eles estão gerando valor."

"A parte de trás do grid da Fórmula 1 não se valorizou. E isso precisa ser melhorado. Acho que eles vão, mas como será, só o tempo dirá."

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