Recomendado para você

F1: Apesar de boa classificação, Sainz não acredita em pódio em Las Vegas

F1: Apesar de boa classificação, Sainz não acredita em pódio em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Apesar de boa classificação, Sainz não acredita em pódio em Las Vegas
Aurelia Nobels escala pelotão e conquista primeiro pódio na F1 Academy

Aurelia Nobels escala pelotão e conquista primeiro pódio na F1 Academy

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Aurelia Nobels escala pelotão e conquista primeiro pódio na F1 Academy
F1: "Estava escorregadio demais até para mim", reclama Verstappen sobre quali em Vegas

F1: "Estava escorregadio demais até para mim", reclama Verstappen sobre quali em Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: "Estava escorregadio demais até para mim", reclama Verstappen sobre quali em Vegas
Porsche Cup: Carloni é o campeão da Sprint Trophy; Villela vence corrida 2 em Interlagos

Porsche Cup: Carloni é o campeão da Sprint Trophy; Villela vence corrida 2 em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Carloni é o campeão da Sprint Trophy; Villela vence corrida 2 em Interlagos
MotoGP: Martín tem bicicleta avaliada em R$123 mil roubada

MotoGP: Martín tem bicicleta avaliada em R$123 mil roubada

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Martín tem bicicleta avaliada em R$123 mil roubada
F1: Por que Russell não conseguiu a pole no GP de Las Vegas?

F1: Por que Russell não conseguiu a pole no GP de Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que Russell não conseguiu a pole no GP de Las Vegas?
Max Wilson sobre emoção ao fazer sua primeira corrida na Porsche Cup: “Considero a categoria como um filho”

Max Wilson sobre emoção ao fazer sua primeira corrida na Porsche Cup: “Considero a categoria como um filho”

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Max Wilson sobre emoção ao fazer sua primeira corrida na Porsche Cup: “Considero a categoria como um filho”
AO VIVO: Assista à corrida 2 da Porsche Sprint Trophy em Interlagos

AO VIVO: Assista à corrida 2 da Porsche Sprint Trophy em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
AO VIVO: Assista à corrida 2 da Porsche Sprint Trophy em Interlagos
Últimas notícias

Substituta da GP3, Fórmula 3 terá uso de DRS ilimitado

Antes regulado pela direção de provas, acionamento da asa traseira móvel será livre a partir desta temporada

Nikita Mazepin, ART Grand Prix

Os pilotos do novo campeonato de Fórmula 3 da FIA terão uso ilimitado de DRS durante a temporada de 2019. Os carros de Fórmula 3 nunca usaram DRS, mas como o novo campeonato substituirá a GP3 como categoria suporte da Fórmula 1, a assistência de ultrapassagem terá uso irrestrito em 2019.

Na GP3, os pilotos estavam limitados a seis usos de DRS nas corridas 1 (maiores) e quatro nas corridas 2 (menores).

Os tradicionalistas questionam o uso do DRS, já que o DNA da F3 sempre foi ajudar os jovens pilotos a se desenvolverem e não fornecer ultrapassagens induzidas.

"A GP3 tinha e limitava a quantidade de usos do DRS durante a corrida, mas nós eliminamos isso para a Fórmula 3. Ela será assim como a F2 e a F1, contanto que os carros estejam dentro de um segundo do carro à frente", disse Charlie Whiting, diretor de prova da FIA, ao Motorsport.com.

"Eu acho que não faz sentido não ter DRS na F3 se estivermos correndo com carros na mesma plataforma da F1 e da F2. Não há razão justificável para não ter isso na minha opinião."

O novo chefe da F3, Bruno Michel, que estava no comando da GP3 e lidera a Fórmula 2, disse acreditar que foi uma decisão lógica manter o dispositivo para a transição da GP3 para a F3.

"Não foi uma decisão difícil de fazer. Queríamos fazer um carro que criasse corridas fantásticas", disse Michel.

"Este é o nosso DNA, é por isso que eles estão assistindo para conhecer os pilotos."

Whiting acusou os organizadores da GP3 de terem "medidas de verificação inexistentes" após o software errado ter sido enviado aos carros antes de um treino em Spa, enquanto o novo carro de F2, introduzido no ano passado, teve muitos problemas – principalmente com o procedimento de largada.

A FIA precisou dar início a duas etapas – no Red Bull Ring e em Silverstone – com os carros em movimento enquanto os problemas eram resolvidos.

Mas Whiting disse que a FIA tem plena confiança na organização de Michel sobre o novo carro da F3, e não exigiu uma quantidade mínima de testes antes que o carro seja entregue às equipes.

"Eles fizeram um bom trabalho ao longo dos anos", acrescentou Whiting. "Estamos muito envolvidos nisso [o carro F3], mas principalmente no lado da segurança”.

"A unidade motriz é a da GP3, então não estamos antecipando nenhuma dificuldade. O carro da F2 tem o mesmo motor, mas é turbo. Não era um projeto muito maduro no momento em que fez sua estreia. Mas acho que superamos a maioria dos problemas agora.”

"A principal coisa com o carro da F3 é a segurança, todos os mais recentes padrões de segurança da Fórmula 1 – proteção de zylon, encostos de cabeça, testes de impacto frontal – foram incorporados neste carro. Não queríamos reinventar a roda porque o carro se encaixa na categoria certa entre os carros regionais e o F2.”

"Eles mudaram a configuração, fizeram com que parecesse um pouco diferente e melhoraram a segurança. Mas ainda é semelhante ao carro GP3."

The new for 2019 FIA F3 car is launched by Bruno Michel, Didier Perrin, Charlie Whiting and Sean Bratches in the F1 paddock

The new for 2019 FIA F3 car is launched by Bruno Michel, Didier Perrin, Charlie Whiting and Sean Bratches in the F1 paddock

Photo by: Joe Portlock / LAT Images

Artigo anterior Cofundador, Nicolas Todt vende participação na ART Grand Prix
Próximo artigo Equipe júnior de F2 da Sauber revela pilotos para 2019

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros