Análise

Análise: Como Nelsinho Piquet foi de campeão a dispensado da Jaguar na F-E

Correspondente de Fórmula E do Motorsport.com, Alex Kalinauckas analisa passagem de piloto brasileiro na Jaguar e não poupa nenhum dos lados

Nelson Piquet Jr., Panasonic Jaguar Racing

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A relação entre Nelson Piquet Jr e Jaguar chegou ao fim na Fórmula E. O campeão da temporada 2014/2015 está deixando a equipe depois de uma temporada e meia. O comunicado oficial diz a decisão foi em “comum acordo”.

E pensar que tudo começou bem.

Leia também:

Piquet terminou em quarto lugar na abertura da temporada de 2017/2018, em Hong Kong, que na época era o melhor resultado da Jaguar na F-E. Ele não conseguiu sustentar a marca por muito tempo, já que seu companheiro de equipe, Mitch Evans, terminou em terceiro lugar na segunda corrida daquele evento no dia seguinte, embora, é claro, ele tenha precisado da desclassificação de Daniel Abt.

Mas a primeira metade da quarta temporada da F-E parecia estar indo bem para ambas as partes. Teve outro quarto lugar para Piquet em Marraquexe, uma sexta posição em Santiago e outro quarto na Cidade do México. A Jaguar havia feito uma melhora significativa desde sua desastrosa temporada inaugural em 2016/2017 e as duas partes pareciam bem preparadas para progredir. Mas quando o campeonato voltou à Europa, as coisas começaram a degringolar.

Ele não conseguiu terminar em Roma - uma corrida em que Evans lutou pela vitória e perdeu um lugar no pódio no final, já que ele estava com pouca energia, além de estar com os cintos de segurança mal fixados. Isso ocorreria novamente na próxima corrida em Paris, e ele não retornou aos pontos até o final da temporada em Nova York.

Piquet terminou em nono na classificação de 2017/2018, atrás de Evans, que terminou em sétimo e conquistou a primeira pole position da Jaguar em Zurique.

A equipe foi para a temporada atual - a primeira do carro de 2ª geração da F-E - na esperança de ter dado mais um grande passo e visado a resultados melhores.

Mas esse não foi o caso. Evans marcou 36 pontos nas seis primeiras corridas da temporada 2018/2019, tendo um quarto lugar como melhor resultado - e ele é um dos dois únicos pilotos a marcar pontos em todas as etapas, ao lado de Daniel Abt. Em comparação, Piquet marcou apenas um ponto, que veio na abertura da temporada.

Nelson Piquet Jr., Panasonic Jaguar Racing, with team members

Nelson Piquet Jr., Panasonic Jaguar Racing, with team members

Photo by: Sam Bloxham / LAT Images

Em Marraquexe, ele chegou em 14º e foi o 11º no retorno da F-E para Santiago, antes do acidente espetacular no México. Problemas de suspensão encerraram sua corrida em Hong Kong e, em seguida, para compensar as coisas, ele bateu sozinho em Sanya.

Foi em Hong Kong que os primeiros boatos surgiram no paddock de que Piquet talvez não terminasse a temporada 2018/2019. Mas em Sanya, no último final de semana, ele negou que uma troca de assentos na metade da temporada fosse uma possibilidade, e disse que "não estava preocupado com seu futuro na Jaguar.”

"Honestamente, quero dizer que não é algo que eu pense muito se eu vou continuar", continuou ele ao Motorsport.com.

"Ainda não conversamos sobre isso. Há problemas maiores no momento. Acho que, obviamente, não importa quais pilotos eles têm, se o carro não está competindo no nível para ganhar corridas Você precisa ter um carro que esteja se saindo bem e tenha um pacote completo para fazer as coisas correrem bem.”

"No ano passado, as seis primeiras corridas foram incríveis. Obviamente, nós tivemos vários problemas a partir daquele ponto em diante, mas isso não estava mais relacionado a carros, mas mais cintos de segurança e outros tipos de coisas, o que não é realmente um desempenho do carro.”

"E este ano nós voltamos para trás, eu diria, comparado a todos os outros."

Então veio a notícia-bomba. Embora, com os resultados registrados por Piquet, não surpreendesse muitos.

Em face disso, tal mudança é compreensível: Piquet não correspondeu às expectativas de um campeão da F-E. Mas e a Jaguar? Sim, Evans marcou muitos mais pontos e resultados decentes, mas ainda há pódios ou pole position. A equipe não se equiparou com os líderes em nenhum momento nesta temporada.

Nelson Piquet Jr, Panasonic Jaguar Racing, Jaguar I-Type 3  in the press conference

Nelson Piquet Jr, Panasonic Jaguar Racing, Jaguar I-Type 3 in the press conference

Photo by: Sam Bloxham / LAT Images

Alex Lynn deve, é claro, ter o benefício da dúvida antes de seu retorno F-E, mas se deve notar que ele terminou em 16º na temporada passada, com 127 pontos a menos do que seu companheiro de equipe, Sam Bird, que lutou pelo título. Então, mesmo que ele seja um piloto rápido, não é como se a Jaguar tivesse contratado um piloto experiente.

Em última análise, este é um caso do que poderia ter sido para ambos os lados. Se Piquet tivesse cometido menos erros, poderia ter mantido. Se a Jaguar produzisse um carro melhor, ele poderia brilhar com mais frequência.

A final da temporada 2014/2015 foi há 40 corridas. Foi uma queda muito rápida para o primeiro campeão da F-E.

Confira como foi a carreira de Nelsinho Piquet na Fórmula E 

Após passagem pela NASCAR, Nelsinho Piquet foi contratado pela então equipe China Racing, na temporada inaugural da Fórmula E (2014-2015).
Após o oitavo lugar na estreia e um abandono na Malásia, Nelsinho conseguiu seu primeiro pódio em Punta del Este, com a segunda colocação.
Piquet conseguiu a terceira colocação em Buenos Aires e um quinto lugar em Miami logo depois. A primeira vitória veio em Long Beach, na sexta etapa do campeonato .
O pódio daquela corrida também tinha dois futuros campeões da F-E: Jean-Eric Vergne e Lucas di Grassi.
A segunda vitória de Nelsinho - que viria ser a última dentro da categoria - aconteceu em Moscou, impulsionando para a disputa do título em Londres.
O título veio após um quinto e um sétimo lugares na rodada dupla de Londres, desbancando Sebastien Buemi por apenas um ponto de diferença.
Na temporada seguinte, Nelsinho permaneceu no mesmo time, que mudou de nome para NEXTEV TCR Formula E Team
E as coisas começaram a piorar, com o melhor resultado do brasileiro sendo apenas o oitavo lugar, na Malásia.
Nelsinho terminou a temporada apenas na 15ª posição, com 8 pontos.
Na temporada seguinte, as coisas pareciam que mudariam novamente, com Piquet chegando em 5º em Buenos Aires, após nova mudança de nome do time, a NextEV NIO.
Nelsinho bateu na porta do pódio no ePrix de Mônaco, com o 4º lugar, seu melhor resultado naquele ano.
Com apenas 33 pontos somados, Piquet foi apenas o 11º na classificação geral daquele campeonato.
Para a temporada 2017/2018, Nelsinho mudou de equipe, indo para a Jaguar, com um início mais promissor do que as últimas duas campanhas.
Piquet conseguiu a quarta colocação em três oportunidades (Hong Kong, Marrocos e México), ficando em 9º na classificação geral, com 51 pontos.
A atual temporada começou com o 10º lugar de Nelsinho na Arábia Saudita, conseguindo o ponto solitário desta temporada.
Após ficar em 14º no Marrocos, 11º  em Santiago e abandonar as três provas seguintes, Piquet e Jaguar entraram em um acordo para a separação. O brasileiro focará sua carreira em 2019 na Stock Car, enquanto que o time terá Alex Lynn como substituto.
16

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Jaguar confirma Alex Lynn como substituto de Piquet na F-E
Próximo artigo GALERIA: Carro de Fórmula E da Mercedes vai pela primeira vez para pista

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil