Recomendado para você

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge

Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge

IMSA
IMSA
Kiko Porto conquista título da VP Racing Sportscar Challenge
Preview

Com montadoras e estrelas, Fórmula E ganha protagonismo no mundo da velocidade

Inicialmente vista como alternativa para ex-pilotos de F1 e IndyCar, categoria de monopostos elétricos cresce cada vez mais

Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06

A temporada 2019/2020 da Fórmula E começa neste fim de semana, com o ePrix da Arábia Saudita. A rodada dupla disputada no circuito da rua de Riyadh representa mais um passo adiante na categoria de monopostos elétricos, que terá montadoras de peso no novo campeonato.

Leia também:

Além das já tradicionais Audi, Nissan, Jaguar e BMW, a F-E terá em 2019/2020 a chegada oficial de Porsche e Mercedes, duas gigantes do automobilismo mundial. Há ainda a participação de nomes de peso do esporte a motor, como Penske, Andretti, DS e Mahindra.

No outro espectro da categoria elétrica, teremos pilotos de renome na próxima temporada. Além dos brasileiros Felipe Massa, vice-campeão da Fórmula 1, e Lucas di Grassi, campeão da F-E, há o francês e atual bicampeão Jean-Éric Vergne, também egresso da F1. Confira o grid completo e os carros de 2019/2020:

Audi - Lucas Di Grassi
Audi - Daniel Abt
Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06
Porsche - Neel Jani
Porsche - Andre Lotterer
Neel Jani, Tag Heuer Porsche, Porsche 99x Electric
Techeetah - Jean-Eric Vergne
Techeetah - Antonio Felix da Costa
Antonio Felix da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE20
Virgin - Robin Frijns
Virgin - Sam Bird
Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE06
Venturi - Felipe Massa
Venturi -  Edoardo Mortara
Felipe Massa, Venturi Formula E, EQ Silver Arrow 01
Nissan - Sébastien Buemi
Nissan - Oliver Rowland
Nissan e.Dams, Nissan IMO2
Mahindra - Jerome d'Ambrosio
Mahindra - Pascal Wehrlein
Pascal Wehrlein, Mahindra Racing, M6Electro
Mercedes - Nyck de Vries
Mercedes - Stoffel Vandoorne
Stoffel Vandoorne, Mercedes Benz EQ Formula, EQ Silver Arrow 01
BMW - Maximilian Günther
BMW - Alexander Sims
Maximilian Günther, BMW I Andretti Motorsports, BMW iFE.20
Dragon - Brendon Hartley
Dragon - Nico Müller
Nico Müller, Dragon Racing, Penske EV-4 exits the pit lane
Jaguar - James Calado
Jaguar - Mitch Evans
James Calado, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 4 in the pit lane
NIO - Oliver Turvey
NIO - Ma Qinghua
Oliver Turvey, NIO 333, NIO FE-005
36

Di Grassi, aliás, aponta por que a F-E é uma boa opção para os competidores: "O que atrai o piloto para uma categoria são os salários. Hoje em dia, o salário mediano da F-E já é muito próximo ao da F1. As equipes da F-E já pagam salários muito bom (cerca de milhões de euros por ano)".

"O salário da F-E já passou o da IndyCar. O nível de risco é muito menor e é um campeonato mundial. Sou muito fã da Indy 500, apesar de achar que tem um risco muito grande. Mas tem uma técnica diferente da F1 e da F-E", afirma di Grassi.

Outros nomes de destaque da F-E também já passaram pela categoria máxima do automobilismo, como o suíço Sébastien Buemi, também vencedor de uma temporada do campeonato de monopostos elétricos, além do alemão Pascal Wehrlein e o belga Stoffel Vandoorne, entre outros.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Entretanto, a chegada de um novato é o que mais chama atenção na jornada 2019/2020 da F-E: campeão da Fórmula 2, o holandês Nyck de Vries foi contratado pela Mercedes para correr ao lado de Vandoorne, que fez sua estreia na categoria elétrica em 2018/2019.

Na visão de di Grassi, a opção do holandês faz todo sentido: "A F-E hoje tem muitas montadoras, patrocinadores e paga bons salários, então faz sentido o de Vries, que ganhou a F2, vir para cá ao invés de ser reserva na F1 e ficar 'tomando café'."

"Ele não tinha a oportunidade de ir para uma equipe de ponta da F1, então acho que faz sentido ele ter escolhido a F-E, o que não fecha as portas para ele. Se ele fizer um bom campeonato na F-E, ainda tem chances de ir para a F1", pondera di Grassi.

A chegada de de Vries, aliada às entradas de Mercedes e Porsche, é bastante representativa do status alcançado pela Fórmula E depois de apenas cinco temporadas. Vista como alternativa à Fórmula 1 e à IndyCar nos primeiros anos, a F-E de fato é uma protagonista no cenário atual.

Não à toa, nomes como o do britânico Lewis Hamilton, hexacampeão da F1, são recorrentemente questionados sobre uma possível ida para a F-E. Há, também, o fator ambiental, tendo em vista o caráter ecológico da categoria de monopostos elétricos.

Além de tudo isso, a grande competitividade faz da F-E uma atração garantida para os fãs do automobilismo. Com quatro campeões diferentes em cinco temporadas e a entrada de novas montadoras, 2019/2020 promete emoções.

A saga brasileira na Fórmula E

O Brasil não fará parte do calendário da Fórmula E na temporada 2019/2020. O Chile deve ser o único representante sul-americano para o próximo campeonato. Confira a saga brasileira na categoria:

O Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso
Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já recebeu a Fórmula E
Assim como Punta del Este e...
Santiago, no Chile
Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera
Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...
E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história
Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria atualmente.
8
Artigo anterior Nelsinho Piquet confirma disponibilidade para participar do Extreme E
Próximo artigo Di Grassi busca novo título na F-E e lembra pioneirismo na categoria: "Hoje é a 2ª mais importante"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros