Di Grassi arrisca na estratégia e leva vitória no México
Brasileiro, que largou em 15º e fez pitstop para reparar carro, aproveita safety car para dar o “pulo do gato” e conquistar triunfo épico
Lucas di Grassi conquistou uma importante e improvável vitória no ePrix do México, realizado neste sábado (1), no Autódromo Hermanos Rodriguez. O brasileiro precisou sobreviver a uma série de contratempos e arriscar na estratégia para levar seu primeiro triunfo na temporada.
Depois de uma atuação discreta no treino classificatório, Di Grassi partiu do 15º lugar no grid e logo no início enfrentou dificuldades. Ainda nas primeiras curvas da prova, o piloto da Audi Sport ABT sofreu uma batida na traseira e teve sua asa danificada, o que exigiu um pitstop prematuro para reparos.
No fundo do pelotão e com poucas chances, Di Grassi aproveitou um safety car para remover o carro de Oliver Turvey, que abandonou enquanto liderava, para fazer sua troca de veículo. Assim, o piloto brasileiro retornou novamente no fundo, mas já tendo feito sua parada, sendo que os pelotão estava mais compacto com a presença do carro de segurança.
Quando todos os concorrentes realizaram seu pitstop obrigatório, Di Grassi herdou a ponta e teve de adotar uma tocada segura para poupar sua bateria. Foi um sucesso: a vitória veio com confortável vantagem para Jean-Eric Vergne, o segundo colocado.
O resultado tem grande peso para o campeonato, já que o líder da tabela, Sebastien Buemi, fez prova atribulada e terminou em um apagado 14º lugar. O suíço, que havia vencido todas as três provas da temporada realizadas até então, teve atuação errática e discreta, incluindo uma rodada nas voltas finais que o fez despencar no pelotão. Assim, Buemi viu Di Grassi encostar na tabela de pontuação: o suíço tem 76 pontos, contra 71 do brasileiro.
Nelsinho Piquet, que partiu do fundo do grid, cruzou a linha de chegada em nono, 14s atrás do vencedor.
A próxima etapa da Fórmula E será no dia 13 de maio, no ePrix de Mônaco.
Resultado do ePrix do México
Cla | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h | Aposentadoria | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 11 | Lucas di Grassi | Audi Sport Team Abt | 45 | - | 25 | |||||
2 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah | 45 | 1.966 | 1.966 | 1.966 | 18 | |||
3 | 2 | Sam Bird | Virgin Racing | 45 | 5.480 | 5.480 | 3.514 | 15 | |||
4 | 20 | Mitch Evans | Jaguar Racing | 45 | 9.770 | 9.770 | 4.290 | 12 | |||
5 | 8 | Nicolas Prost | DAMS | 45 | 9.956 | 9.956 | 0.186 | 10 | |||
6 | 37 | Jose Maria Lopez | Virgin Racing | 45 | 10.631 | 10.631 | 0.675 | 8 | |||
7 | 66 | Daniel Abt | Audi Sport Team Abt | 45 | 11.694 | 11.694 | 1.063 | 6 | |||
8 | 47 | Adam Carroll | Jaguar Racing | 45 | 13.722 | 13.722 | 2.028 | 4 | |||
9 | 3 | Nelson Piquet Jr. | China Racing | 45 | 14.156 | 14.156 | 0.434 | 2 | |||
10 | 33 | Esteban Gutierrez | Techeetah | 45 | 15.717 | 15.717 | 1.561 | 1 | |||
11 | 27 | Robin Frijns | Andretti Autosport | 45 | 21.459 | 21.459 | 5.742 | ||||
12 | 23 | Nick Heidfeld | Mahindra Racing | 45 | 27.232 | 27.232 | 5.773 | ||||
13 | 7 | Jérôme d'Ambrosio | Dragon Racing | 45 | 32.646 | 32.646 | 5.414 | ||||
14 | 9 | Sébastien Buemi | DAMS | 45 | 1'01.365 | 1'01.365 | 28.719 | 1 | |||
15 | 4 | Stéphane Sarrazin | Venturi | 44 | 1 lap | 1 volta | 1 volta | ||||
16 | dnf | 19 | Felix Rosenqvist | Mahindra Racing | 43 | 2 laps | 2 voltas | 1 volta | Aposentadoria | ||
17 | dnf | 5 | Maro Engel | Venturi | 38 | 7 laps | 7 voltas | 5 voltas | Aposentadoria | ||
18 | dnf | 28 | Antonio Felix da Costa | Andretti Autosport | 32 | 13 laps | 13 voltas | 6 voltas | Aposentadoria | ||
19 | dnf | 6 | Loic Duval | Dragon Racing | 25 | 20 laps | 20 voltas | 7 voltas | Aposentadoria | ||
20 | dnf | 88 | Oliver Turvey | China Racing | 12 | 33 laps | 33 voltas | 13 voltas |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.