Recomendado para você

F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"

F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"
F1: Red Bull anunciará dupla de pilotos para 2026 nesta terça-feira

F1: Red Bull anunciará dupla de pilotos para 2026 nesta terça-feira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Red Bull anunciará dupla de pilotos para 2026 nesta terça-feira
F1 - Piastri: Decepção no Catar dói mais do que dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas

F1 - Piastri: Decepção no Catar dói mais do que dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Piastri: Decepção no Catar dói mais do que dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas
F1 - Marko: "É tão óbvio" que Antonelli "deixou Norris passar" no Catar

F1 - Marko: "É tão óbvio" que Antonelli "deixou Norris passar" no Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Marko: "É tão óbvio" que Antonelli "deixou Norris passar" no Catar
F1: Wolff detona Marko por comentário “estúpido” sobre ultrapassagem de Norris em Antonelli

F1: Wolff detona Marko por comentário “estúpido” sobre ultrapassagem de Norris em Antonelli

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Wolff detona Marko por comentário “estúpido” sobre ultrapassagem de Norris em Antonelli
Stock Car: Nelsinho Piquet domina e vence corrida principal de Brasília

Stock Car: Nelsinho Piquet domina e vence corrida principal de Brasília

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Nelsinho Piquet domina e vence corrida principal de Brasília
F1: O que Norris, Verstappen ou Piastri precisam para conquistar título em Abu Dhabi?

F1: O que Norris, Verstappen ou Piastri precisam para conquistar título em Abu Dhabi?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: O que Norris, Verstappen ou Piastri precisam para conquistar título em Abu Dhabi?
F1: Verstappen prefere ser "realista", mas não descarta possibilidade de pentacampeonato

F1: Verstappen prefere ser "realista", mas não descarta possibilidade de pentacampeonato

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Verstappen prefere ser "realista", mas não descarta possibilidade de pentacampeonato
Conteúdo especial

Exclusivo: Nelsinho diz que "equipe melhorou" e projeta ano

Em depoimento exclusivo para o Motorsport.com Brasil, Nelsinho Piquet avalia desempenho em Hong Kong e fala sobre as perspectivas da NextEV para a terceira temporada da Fórmula E, iniciada no último final de semana

Nelsinho Piquet
Nelsinho Piquet
Volante do carro de Nelsinho Piquet
Nelsinho Piquet
Oliver Turvey e Nelsinho Piquet
Nelsinho Piquet
Nelsinho Piquet
Nelson Piquet Jr., NEXTEV TCR Formula E Team
Nelsinho Piquet
Pole position for Nelson Piquet Jr., NEXTEV TCR Formula E Team
Nelson Piquet Jr., NEXTEV TCR Formula E Team

Após o título na primeira temporada e a decepção com um carro abaixo dos demais na segunda temporada, Nelsinho Piquet iniciou a terceira edição da Fórmula E com esperanças de dias melhores.

O resultado final - um 11º - não refletiu a pole position conquistada, mas o brasileiro já sai do ePrix de Hong Kong visando outros bons resultados neste campeonato, embora mantenha os pés no chão em relação a disputar vitórias e o título.

O Motorsport.com Brasil procurou Nelsinho, que deu um depoimento exclusivo, analisando o primeiro final de semana da temporada 2016/2017 da F-E e avaliando as chances dentro do campeonato.

Confira:

A classificação não é parâmetro, pois é a situação mais complicada que um piloto pode enfrentar na Fórmula E. É uma pista de rua e temos apenas uma volta rápida para dar. Então conseguir usar toda a pista dando a volta de aquecimento, a 170kW, depois a volta da classificação em 200kW – cerca de quase dois segundos de diferença entre uma e outra – é bastante complicado, você só tem uma chance.

Além disso, temos os freios de carbono. Não é como na Fórmula 1, quando você tem muito downforce e pneus slick – que permitem ao piloto enfiar o pé no freio e aquecer o sistema corretamente. Na F-E, temos pneus esportivos, não temos muito downforce, as pistas são menores e as velocidades são mais baixas – então a dificuldade de aquecer os freios é muito maior.

Obviamente, o carro está melhor que o do ano passado – não estamos mais 60kg acima do peso – mas a eficiência do carro ainda não está lá. Nos testes em Donington, por exemplo, o carro da e.Dams era 10 km/h mais rápido do que o nosso nas retas. Em uma pista pequena, porém, em condições difíceis para dar uma volta só e acertar tudo, é muito difícil – muitos pilotos acabam batendo.

Eu e Oliver (Jarvis) conseguiremos boas classificações em várias etapas, mas na hora das corridas teremos dificuldades. Em Hong Kong, eu estava bem e Oliver acabou me ajudando um pouco no começo, segurando os rivais – pois ele daria uma volta a mais do que eu e precisava andar em um ritmo mais lento do que o meu.

Mas revi a corrida e, quando Sam Bird ultrapassou Oliver, começou a andar no mesmo ritmo que eu. Só que ele daria uma volta a mais do que eu também. Então após a troca de carro, tendo que dar uma volta a menos do que eu, ficaria difícil segurá-lo.

A equipe melhorou, sem dúvida. No entanto, precisamos ser realistas: talvez consigamos um pódio ou outro, dando sorte com um Safety Car – como di Grassi conseguiu em Hong Kong, mesmo com duas paradas no box. Em uma corrida 'limpa' e sem largar entre os três primeiros, será bastante complicado ficarmos na frente.

Corridas são assim mesmo, precisamos fazer a nossa parte e trabalhar para evoluir. É um projeto de longo prazo, não apenas para uma temporada. É um trabalho que vai durar de três a cinco anos.

Artigo anterior Tóquio e Yokohama brigam por etapa da F-E em 2018
Próximo artigo Chefe da NextEV, Martin Leach, morre aos 59 anos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros