F-E: Cassidy bate Vandoorne e faz a pole do ePrix I de Nova York; Di Grassi é 3º
Mundial de carros elétricos entra na reta final da temporada 2022, com seis corridas restantes em três etapas: Nova York, Londres e Seul
Nas ruas do Brooklyn, a Fórmula E realizou na manhã deste sábado a classificação que definiu o grid de largada para o primeiro ePrix de Nova York do fim de semana. E em uma sessão movimentada, inclusive com uma bandeira vermelha causada por Sérgio Sette Câmara, Nick Cassidy bateu Stoffel Vandoorne por apenas 0s008 na final para garantir a pole position do sábado.
Lucas di Grassi chegou até a semifinal mas perdeu para o belga da Mercedes, garantindo assim a terceira posição no grid de largada, enquanto Sette Câmara largará do fundo do grid devido à batida. E enquanto Vandoorne sai da primeira fila, os demais candidatos ao título não tiveram uma boa sessão: o líder Edoardo Mortara sai em 9º, Jean-Éric Vergne em 16º e Mitch Evans em 14º.
No novo formato de classificação, a fase de grupos foi reduzida para dois de 11 pilotos cada, divididos entre posições pares e ímpares na tabela do Mundial. Cada grupo tem 12 minutos para fazer o melhor tempo e avançam os quatro melhores de cada para a definição da pole position, em modelo mata-mata. Primeiro com as quartas de finais, seguindo essa ordem:
- 1º do Grupo A x 4º do Grupo B
- 2º do Grupo A x 3º do Grupo B
- 3º do Grupo A x 2º do Grupo B
- 4º do Grupo A x 1º do Grupo B
Os vencedores das quartas-de-finais passam para as semifinais e, os dois vencedores, disputam a pole position na final.
Para a formação do grid temos: os dois finalistas na primeira fila, com o vencedor fazendo a pole. Os dois semifinalistas ficam na segunda fila, alocados segundo o resultado da final: quem perdeu para o primeiro colocado sai em terceiro. Quem caiu nas quartas-de-finais ocupa a terceira e quarta filas do grid, organizados por tempo de volta.
Já da nona posição para baixo, os que ficaram ainda na fase de grupos, a organização também depende do resultado final. Os eliminados no grupo do vencedor ocuparão as posições ímpares do grid (9º, 11º, 13º...) e os do grupo do segundo colocado ficam com as pares (10º, 12º, 14º...).
Grupo A
Foram para a pista nessa primeira parte: o líder do Mundial Edoardo Mortara, Stoffel Vandoorne, Robin Frijns, Nyck de Vries, Andre Lotterer, Jake Dennis, Nick Cassidy, Sébastien Buemi, Oliver Askew, Maximilian Günther e Sérgio Sette Câmara.
Com menos de três minutos de sessão, a primeira bandeira vermelha. Sette Câmara vinha em uma boa volta e estava próximo de fechar quando acabou errando a trajetória no último setor, batendo primeiro no muro interno e depois a traseira do carro na barreira de proteção a apenas alguns metros da chegada.
Ao final da regressiva, foram classificados para a disputa do mata-mata: Robin Frinjs, que foi o mais rápido com 01min09s528, seguido de Nick Cassidy, Stoffel Vandoorne e Sébastien Buemi. O resto do Grupo A ficou assim: Edoardo Mortara, Nyck de Vries, Jake Dennis, Maxiliian Günther, que bateu no final, Andre Lotterer, Oliver Askew e Sérgio Sette Câmara.
Grupo B
Nesta parte tivemos: Jean-Éric Vergne, Mitch Evans, António Félix da Costa, Lucas di Grassi, Pascal Wehrlein, Sam Bird, Oliver Rowland, Oliver Turvey, Alexander Sims, Dan Ticktum e Antonio Giovinazzi.
Para mexer com as estratégias de pilotos e equipes, a chuva começou a cair após alguns minutos e, rapidamente, começou a mexer com as condições de pista.
Com isso, Lucas di Grassi acabou com o melhor tempo graças à sua primeira volta cronometrada: 01min10s678, quando a chuva ainda começava a afetar a pista. Os demais classificados foram: Alexander Sims, Sam Bird e Pascal Wehrlein. O restante do grupo ficou: António Félix da Costa, Oliver Rowland, Mitch Evans, Jean-Éric Vergne, Dan Ticktum, Antonio Giovinazzi e Oliver Turvey.
Fase Final
Com a definição da fase de grupos, os confrontos das quartas de finais ficaram assim:
Nas disputas das quartas, tivemos vitórias de Wehrlein, Cassidy, Vandoorne e Di Grassi, após uma batalha apertada com Buemi, seu maior rival na categoria. Com isso, as semifinais ficaram definidas em: Wehrlein x Cassidy e Vandoorne x Di Grassi.
Na briga pelas duas vagas na final, Cassidy levou a melhor em cima de Wehrlein enquanto Vandoorne bateu Di Grassi por apenas 0s044. No final, na disputa entre Cassidy e Vandoorne, o piloto da Envision levando a melhor, com o belga da Mercedes em segundo, o que deixou o brasileiro da Venturi em quarto no grid.
O grid da Fórmula E volta à pista do Brooklyn logo mais, para o primeiro ePrix de Nova York. A largada está marcada para 14h, horário de Brasília com transmissão da TV Cultura em TV aberta e do SporTV 3 na TV fechada, mas este último em horário alternativo, às 18h. Não perca!
Cla | # | Piloto | Equipe |
---|---|---|---|
1 | 37 | Nick Cassidy | Virgin Racing |
2 | 5 | Stoffel Vandoorne | Mercedes |
3 | 11 | Lucas di Grassi | Venturi |
4 | 94 | Pascal Wehrlein | Porsche Team |
5 | 23 | Sébastien Buemi | DAMS |
6 | 29 | Alexander Sims | Mahindra Racing |
7 | 4 | Robin Frijns | Virgin Racing |
8 | 10 | Sam Bird | Jaguar Racing |
9 | 48 | Edoardo Mortara | Venturi |
10 | 13 | Antonio Felix da Costa | Techeetah |
11 | 17 | Nick de Vries | Mercedes |
12 | 30 | Oliver Rowland | Mahindra Racing |
13 | 27 | Jake Dennis | Andretti Autosport |
14 | 9 | Mitch Evans | Jaguar Racing |
15 | 22 | Maximilian Gunther | DAMS |
16 | 25 | Jean-Eric Vergne | Techeetah |
17 | 36 | Andre Lotterer | Porsche Team |
18 | 33 | Dan Ticktum | NIO Formula E Team |
19 | 28 | Oliver Askew | Andretti Autosport |
20 | 99 | Antonio Giovinazzi | Dragon Racing |
21 | 7 | Sergio Camara | Dragon Racing |
22 | 3 | Oliver Turvey | NIO Formula E Team |
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #186 – Vitória da Ferrari na casa da Red Bull é marco para recuperação no campeonato?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.