Recomendado para você

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1
ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?

ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Phoenix
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix
Relato de classificação

F-E: Cassidy bate Vandoorne e faz a pole do ePrix I de Nova York; Di Grassi é 3º

Mundial de carros elétricos entra na reta final da temporada 2022, com seis corridas restantes em três etapas: Nova York, Londres e Seul

Nick Cassidy, Envision Racing, Audi e-tron FE07

Nas ruas do Brooklyn, a Fórmula E realizou na manhã deste sábado a classificação que definiu o grid de largada para o primeiro ePrix de Nova York do fim de semana. E em uma sessão movimentada, inclusive com uma bandeira vermelha causada por Sérgio Sette CâmaraNick Cassidy bateu Stoffel Vandoorne por apenas 0s008 na final para garantir a pole position do sábado.

Lucas di Grassi chegou até a semifinal mas perdeu para o belga da Mercedes, garantindo assim a terceira posição no grid de largada, enquanto Sette Câmara largará do fundo do grid devido à batida. E enquanto Vandoorne sai da primeira fila, os demais candidatos ao título não tiveram uma boa sessão: o líder Edoardo Mortara sai em 9º, Jean-Éric Vergne em 16º e Mitch Evans em 14º.

Leia também:
 

No novo formato de classificação, a fase de grupos foi reduzida para dois de 11 pilotos cada, divididos entre posições pares e ímpares na tabela do Mundial. Cada grupo tem 12 minutos para fazer o melhor tempo e avançam os quatro melhores de cada para a definição da pole position, em modelo mata-mata. Primeiro com as quartas de finais, seguindo essa ordem:

- 1º do Grupo A x 4º do Grupo B

- 2º do Grupo A x 3º do Grupo B

- 3º do Grupo A x 2º do Grupo B

- 4º do Grupo A x 1º do Grupo B

Os vencedores das quartas-de-finais passam para as semifinais e, os dois vencedores, disputam a pole position na final.

Para a formação do grid temos: os dois finalistas na primeira fila, com o vencedor fazendo a pole. Os dois semifinalistas ficam na segunda fila, alocados segundo o resultado da final: quem perdeu para o primeiro colocado sai em terceiro. Quem caiu nas quartas-de-finais ocupa a terceira e quarta filas do grid, organizados por tempo de volta.

Já da nona posição para baixo, os que ficaram ainda na fase de grupos, a organização também depende do resultado final. Os eliminados no grupo do vencedor ocuparão as posições ímpares do grid (9º, 11º, 13º...) e os do grupo do segundo colocado ficam com as pares (10º, 12º, 14º...).

 

Grupo A

Foram para a pista nessa primeira parte: o líder do Mundial Edoardo Mortara, Stoffel Vandoorne, Robin Frijns, Nyck de Vries, Andre Lotterer, Jake Dennis, Nick Cassidy, Sébastien Buemi, Oliver Askew, Maximilian Günther e Sérgio Sette Câmara.

Com menos de três minutos de sessão, a primeira bandeira vermelha. Sette Câmara vinha em uma boa volta e estava próximo de fechar quando acabou errando a trajetória no último setor, batendo primeiro no muro interno e depois a traseira do carro na barreira de proteção a apenas alguns metros da chegada.

 

Ao final da regressiva, foram classificados para a disputa do mata-mata: Robin Frinjs, que foi o mais rápido com 01min09s528, seguido de Nick Cassidy, Stoffel Vandoorne e Sébastien Buemi. O resto do Grupo A ficou assim: Edoardo Mortara, Nyck de Vries, Jake Dennis, Maxiliian Günther, que bateu no final, Andre Lotterer, Oliver Askew e Sérgio Sette Câmara.

Grupo B

Nesta parte tivemos: Jean-Éric Vergne, Mitch Evans, António Félix da Costa, Lucas di Grassi, Pascal Wehrlein, Sam Bird, Oliver Rowland, Oliver Turvey, Alexander Sims, Dan Ticktum e Antonio Giovinazzi.

 

Para mexer com as estratégias de pilotos e equipes, a chuva começou a cair após alguns minutos e, rapidamente, começou a mexer com as condições de pista.

Com isso, Lucas di Grassi acabou com o melhor tempo graças à sua primeira volta cronometrada: 01min10s678, quando a chuva ainda começava a afetar a pista. Os demais classificados foram: Alexander Sims, Sam Bird e Pascal Wehrlein. O restante do grupo ficou: António Félix da Costa, Oliver Rowland, Mitch Evans, Jean-Éric Vergne, Dan Ticktum, Antonio Giovinazzi e Oliver Turvey.

Fase Final

Com a definição da fase de grupos, os confrontos das quartas de finais ficaram assim: 

 

Nas disputas das quartas, tivemos vitórias de Wehrlein, Cassidy, Vandoorne e Di Grassi, após uma batalha apertada com Buemi, seu maior rival na categoria. Com isso, as semifinais ficaram definidas em: Wehrlein x Cassidy e Vandoorne x Di Grassi. 

Na briga pelas duas vagas na final, Cassidy levou a melhor em cima de Wehrlein enquanto Vandoorne bateu Di Grassi por apenas 0s044. No final, na disputa entre Cassidy e Vandoorne, o piloto da Envision levando a melhor, com o belga da Mercedes em segundo, o que deixou o brasileiro da Venturi em quarto no grid.

O grid da Fórmula E volta à pista do Brooklyn logo mais, para o primeiro ePrix de Nova York. A largada está marcada para 14h, horário de Brasília com transmissão da TV Cultura em TV aberta e do SporTV 3 na TV fechada, mas este último em horário alternativo, às 18h. Não perca!

 

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #186 – Vitória da Ferrari na casa da Red Bull é marco para recuperação no campeonato?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Fórmula E: Confira horários e como assistir a rodada dupla do ePrix de Nova York
Próximo artigo F-E: Cassidy vence ePrix de Nova York com Di Grassi em 2ª após final caótico com aquaplanagens

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros