Relato da corrida
Fórmula E ePrix de Nova York I

F-E: Cassidy vence ePrix de Nova York com Di Grassi em 2ª após final caótico com aquaplanagens

Chuva começou a cair na reta final e criou episódio surpreendente, com os três primeiros colocados aquaplanando devido à grande quantidade de água na pista

Nick Cassidy, Envision Racing, Audi e-tron FE07, Lucas Di Grassi, ROKiT Venturi Racing, Silver Arrow 02, Sebastien Buemi, Nissan e.dams, Nissan IM03

O caos reinou no final do primeiro ePrix da Fórmula E em Nova York. A chuva caiu e o péssimo sistema de escoamento criou um incrível episódio de aquaplanagem que levou ao abandono dos três primeiros colocados no momento. Sob bandeira vermelha, a direção de prova encerrou a prova e, com isso, Nick Cassidy foi declarado o vencedor, mesmo com a batida, seguido de Lucas di Grassi, que também havia parado na barreira de proteção. 

Graças ao resultado final ter sido o da volta anterior, Robin Frijns foi o terceiro colocado. Stoffel Vandoorne, Edoardo Mortara, Sébastien Buemi, Pascal Wehrlein, Jake Dennis, Sam Bird e Nyck de Vries fecharam o top 10.

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Devido à batida no começo da classificação, Sérgio Sette Câmara não chegou a largar por conta dos danos ao carro.

 

Na largada, o sol marcava presença, mas nuvens fortes de chuva ainda rondavam o circuito do Brooklyn. Cassidy saiu bem para manter a ponta, enquanto Di Grassi pulou para a segunda posição, com Vandoorne perdendo ainda a terceira posição para Buemi.

E ainda na primeira volta, problemas para o bicampeão e vice-líder Vergne, que acabou rodando na pista e com danos no carro. Enquanto isso, Mortara subiu para oitavo e Evans se manteve na 16ª posição.

 

Enquanto Di Grassi tentava atacar Cassidy, Buemi também tentava avançar pra cima do brasileiro, intensificando a disputa pela ponta, permitindo inclusive a aproximação de Vandoorne. Dos quatro, Di Grassi foi o único a não acionar o primeiro de dois modos ataques com cerca de oito minutos de prova.

O brasileiro da Venturi acionou a potência extra logo na sequência, voltando em segundo. Com um minuto a mais de modo ataque que Cassidy, Di Grassi conseguiu reduzir a diferença, mas as dificuldades de ultrapassagem limitavam o avanço, o que rapidamente levou à formação de mais um trem, agora com os seis primeiros.

 

Na metade da prova, Cassidy se mantinha na ponta, seguido de Di Grassi, Buemi, Vandoorne e Frijns no top 5. O belga da Mercedes era o melhor colocado entre os candidatos ao título, com Mortara em 10º, Evans em 15º e Vergne em 20º.

Buemi foi o primeiro dos ponteiros a acionar o segundo modo ataque, seguido de Cassidy na volta seguinte. Enquanto Vandoorne seguiu, subindo para seguindo, Di Grassi foi o próximo a passar pela área de acionamento, caindo para terceiro.

 

Mesmo com um minuto e meio a mais e modo ataque, Di Grassi não conseguiu fazer a aproximação, e o brasileiro precisou se preocupar com Vandoorne em sua cola, porque o belga tinha um minuto a mais de potência extra do que ele. Mas o piloto da Mercedes eventualmente conseguiu fazer a ultrapassagem, graças ao uso do Fan Boost.

A 15 minutos do fim, Vandoorne não conseguia colar em Cassidy, enquanto Di Grassi seguia próximo. Já Mortara subia para oitavo graças ao modo ataque, enquanto Evans era 11º e Vergne seguia no fundo da classificação.

 

Em uma bela disputa na primeira curva, Di Grassi foi com tudo pra cima de Vandoorne para assumir a segunda posição, enquanto Frijns aproveitou a confusão para subir para terceiro. E neste momento a chuva também começou a marcar presença, no momento em que Mortara chegava à quinta posição, tendo o rival Vandoorne à sua frente.

Diferentemente de outras categorias, a F-E possui um pneu "coringa", que funciona para pista seca, molhada, várias condições. Mas isso não foi suficiente, com o caos reinando a menos de dez minutos do fim, incluindo um incidente incluindo os três primeiros colocados: Cassidy, Di Grassi e Buemi

A situação do trecho intermediário da pista era tão ruim que os três aquaplanaram, sem ter como frear, indo parar na barreira de proteção. Outros pilotos também tiveram danos, mas conseguiram voltar aos boxes.

 

A direção de prova trouxe imediatamente a bandeira vermelha, deixando dúvidas sobre qual seria a decisão a ser tomada: continuar apesar de praticamente todos os carros terem algum tipo de dano ou declarar a corrida encerrada.

Após 20 minutos de espera, a direção declara o fim da prova, com o resultado da volta anterior sendo o final. Nick Cassidy acabou sendo o vencedor, com Lucas di Grassi em segundo e Robin Frijns em terceiro. Stoffel Vandoorne, Edoardo Mortara, Sébastien Buemi, Pascal Wehrlein, Jake Dennis, Sam Bird e Nyck de Vries fecharam o top 10.

A Fórmula E volta à pista de rua do Brooklyn no domingo para o segundo ePrix de Nova York. A classificação acontece às 09h40 enquanto a corrida tem largada marcada para 14h. 

 

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Guilherme Longo
Fórmula E
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