Relato da corrida
Fórmula E Londres I

Em corrida caótica, Wehrlein vence e assume liderança da F-E antes de último e decisivo eP de 2024 em Londres

Alemão resistiu à pressão de Evans e conquistou importante vitória na briga pelo título; di Grassi foi P11 e Sette Câmara foi P12

Pascal Wehrlein, Porsche

Pascal Wehrlein foi o grande vencedor do ePrix de Londres I da Fórmula E. Após largar da terceira posição, o piloto da Porsche conquistou a vitória e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos faltando apenas uma prova para o término da temporada. Outros protagonistas na briga pela taça deste ano na categoria elétrica, Mitch Evans chegou em segundo com a Jaguar, e seu companheiro Nick Cassidy foi sétimo.

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo km/h Pontos Abandono
1 Germany P. Wehrlein Porsche Team 94 39

55'15

    25  
2 New Zealand M. Evans Jaguar Racing 9 39

+1.000

55'16

1.000   18  
3 Switzerland S. Buemi Virgin Racing 16 39

+2.000

55'17

1.000   15  
4 Netherlands N. de Vries Mahindra Racing 21 39

+2.000

55'17

0.000   12  
5 Switzerland E. Mortara Mahindra Racing 48 39

+14.000

55'29

12.000   10  
6 Switzerland N. Müller Abt Cupra 51 39

+14.000

55'29

0.000   8  
7 New Zealand N. Cassidy Jaguar Racing 37 39

+15.000

55'30

1.000   6  
8 United Kingdom S. Bird McLaren 8 39

+15.000

55'30

0.000   4  
9 Belgium S. Vandoorne DS Penske 2 39

+16.000

55'31

1.000   2  
10 France N. Nato Andretti Formula E 17 39

+17.000

55'32

1.000   1  
11 Brazil L. di Grassi Abt Cupra 11 39

+17.000

55'32

0.000      
12 Brazil S. Camara ERT Formula E Team 3 39

+18.000

55'33

1.000      
13 United Kingdom D. Ticktum ERT Formula E Team 33 39

+18.000

55'33

0.000      
14 France S. Fenestraz Nissan e.dams 23 39

+19.000

55'34

1.000      
15 United Kingdom O. Rowland Nissan e.dams 22 39

+21.000

55'36

2.000      
16 United Kingdom J. Dennis Andretti Formula E 1 39

+33.000

55'48

12.000      
17 France J. Vergne DS Penske 25 39

+45.000

56'00

12.000      
18 India J. Daruvala Maserati Racing 18 38

+1 Lap

55'50

1 Lap      
dnf Germany M. Gunther Maserati Racing 7 33

+6 Laps

46'54

5 Laps     Abandono
dnf United Kingdom J. Hughes McLaren 5 10

+29 Laps

16'19

23 Laps     Abandono
dnf Portugal A. Felix da Costa Porsche Team 13 6

+33 Laps

11'47

4 Laps     Abandono
dnf Netherlands R. Frijns Virgin Racing 4 0

 

      Abandono

A corrida

Na largada, Evans saiu bem da pole e conseguiu se manter em primeiro lugar, com Sebastien Buemi logo atrás dele. Já Wehrlein foi ultrapassado por Norman Nato e caiu para a quarta colocação. Enquanto isso, Cassidy, então líder do Mundial, seguiu em P17.

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Ainda na primeira volta, Robin Frijns e Sam Bird bateram e causaram Safety Car. Em disputa por posição com Jake Dennis, o holandês se chocou contra o muro e levou o britânico junto. Bird conseguiu retornar para a prova, mas Frijns não teve condições de continuar.

O Safety Car saiu após três voltas, mas duas novas batidas aconteceram logo em seguida. Jean-Éric Vergne e Dennis brigavam por posição e se chocaram. Depois, Oliver Rowland e António Félix da Costa também se acidentaram, fazendo com que o piloto português que brigava pelo título precisasse abandonar. Nesse período, Wehrlein ultrapassou Nato e retomou o terceiro lugar.

Após a normalização da prova, a disputa pela liderança começou a se intensificar. Buemi passou a pressionar Evans e assumiu a ponta. Porém, na volta 20, o suíço foi ultrapassado pelo neozelandês e por Wehrlein e caiu para terceiro.

Na sequência, foi a vez do alemão atacar Evans. Wehrlein manteve o embalo e pouco tempo depois, na volta 22, conseguiu pegar o modo de ataque para passar o piloto da Jaguar e saltar para a liderança.

Em primeiro lugar, Wehrlein usou a estratégia e manteve o modo de ataque acionado para manter a posição. Evans foi para cima do alemão para tentar retomar a liderança, mas o piloto da Porsche conseguiu se segurar.

O neozelandês tentou se manter próximo para buscar um novo ataque, mas acabou perdendo ritmo e se afastou do líder. Para piorar a sua situação, Maximilian Günther, que já havia ultrapassado Buemi, se aproximou e o passou na volta 30.

Em seguida, Nato bateu e gerou um novo Safety Car. Depois, o carro de Günther apresentou problemas e o alemão deixou a prova, colocando Evans de volta na segunda posição.

Diante de todos os ocorridos, a corrida teve duas voltas adicionadas. Nos instantes finais, Evans voltou a pressionar Wehrlein na briga pela liderança, mas o alemão conseguiu defender a posição e cruzou a linha de chegada em primeiro para assumir a ponta do Mundial.

Buemi chegou em terceiro e completou o pódio. Já Cassidy conquistou posições nas voltas finais e terminou em sétimo lugar. Lucas di Grassi foi 11º, enquanto Sérgio Sette Câmara foi 12º.

Com o resultado, Wehrlein é o novo líder do campeonato com 180 pontos, contra 177 de Evans e 173 de Cassidy.

Félix da Costa, Rowland, Vergne e Dennis não têm mais chances de título. O ePrix de Londres II tem seu quali às 8h20 e corrida às 13h deste domingo, com transmissão do Grupo Bandeirantes e cobertura completa do Motorsport.com.

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Redação Motorsport.com
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