Recomendado para você

F1: Sainz dá detalhes de 'aventura' caótica e aluguel de van com Leclerc após Baku

F1: Sainz dá detalhes de 'aventura' caótica e aluguel de van com Leclerc após Baku

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Sainz dá detalhes de 'aventura' caótica e aluguel de van com Leclerc após Baku
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Últimas notícias

Para BMW, carros da F-E não precisam ser mais velozes

Segundo Jens Marquardt, diretor esportivo da BMW, Fórmula E deve focar na interação com o público em vez de se preocupar em aumentar a velocidade dos carros da categoria

Robin Frijns, Amlin Andretti Formula E Team
BMW Logo
Jens Marquardt, BMW Motorsport Director
Stefan Reinhold, BMW Team RMG and Jens Marquardt, BMW Motorsport Director
Antonio Felix da Costa, Amlin Andretti Formula E Team
Start action
Antonio Felix da Costa, Amlin Andretti Formula E Team
Antonio Felix da Costa, Amlin Andretti Formula E Team
Sébastien Buemi, Renault e.Dams
Robin Frijns, Amlin Andretti Formula E Team
Robin Frijns, Amlin Andretti Formula E Team
Robin Frijns, Amlin Andretti Formula E Team

A BMW entrou nesta temporada na Fórmula E, em uma parceria com a Andretti. Para a marca alemã, o motivo pelo qual a categoria recebe mais críticas - as baixas velocidades se comparada a outros campeonatos de monopostos - não deve ser motivo de preocupação.

Ainda que a F-E tenha planos de aumentar a potência dos carros nos próximos anos - hoje, os carros são eletronicamente limitados a 225 km/h - Jens Marquardt, diretor esportivo da BMW, crê que não há tal necessidade, especialmente ao levar em consideração o fato de a categoria correr em centros urbanos.

Para o alemão, o potencial de crescimento da categoria reside em aproveitar as oportunidades em áreas como a interatividade com os fãs e nas corridas virtuais. "É importante para a F-E manter o foco em correr em cidades grandes, que é onde as pessoas estão. O programa curto, mas empolgante, casa perfeitamente com a vida moderna", disse.

"Além disso, você tem muita interatividade com os fãs, simuladores e toda a parte virtual. É ali que o verdadeiro potencial da F-E está, não é andar mais rápido, ser maior e mais abrangente. "O ponto é que estes carros não podem ser mais velozes neste tipo de pistas com os níveis de segurança oferecidos. Não precisamos de mais velocidade, o verdadeiro potencial está na parte virtual", afirmou.

"Em alguns anos, talvez, os fãs irão disputar a F-E virtualmente enquanto as estrelas correm no mundo real. Isto é muito mais importante do que a diferença de andar a 250km/h ou 180km/h nas retas", acrescentou.

Unidade motriz própria prevista para a quinta temporada

Marquardt também deixou claro que a BMW quer produzir a própria unidade motriz para a quinta temporada F-E, quando a categoria deve deixar de lado a troca de carros no meio das provas.

"Estamos trabalhando juntos com a Andretti e tem sido cada vez melhor. Estamos aprendendo muito, o que é importante para a quinta temporada, quando queremos ter uma unidade motriz da BMW no carro", disse.

"Precisamos entender muitas coisas para estarmos pronto para tal passo. No momento, ajudamos com simuladores e processamento de dados em Munique. Além disso, temos pessoas na sede da equipe para dar o apoio necessário. Um funcionário sempre está lá, mas às vezes colocamos dois ou até três. Depende da necessidade", completou.

Reportagem adicional por Stefan Ehlen

Artigo anterior Por que a Mercedes está interessada em entrar na Fórmula E?
Próximo artigo Di Grassi vê F-E rivalizando com WEC: “está mais sério”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros