Porsche confirma Jani como piloto para 2019/2020
Vencedor das 24 Horas de Le Mans, Neel Jani foi oficializado como a primeira contratação da Porsche para sua equipe de fábrica na Fórmula E na temporada de 2019/2020.
Jani, piloto oficial da Porsche desde 2013, retornará à categoria elétrica no próximo ano depois de fazer duas largadas na etapa de Hong Kong, na temporada passada, pela Dragon Racing.
Ele foi substituído por José Maria López pelo restante da temporada, já que a aliança entre Dragon e Porsche se rompeu.
No entanto, o piloto de 35 anos, cujo único programa no automobilismo neste ano foi com a Rebellion na LMP1 do WEC, se manteve como principal candidato à vaga na equipe da Fórmula E.
Fritz Enzinger, vice-presidente de competições da Porsche, disse: “Sem dúvidas, Neel é o homem certo para nosso programa que determinará a tendência tecnológica.”
“Não só ele contribui com sua velocidade, mas ele também tem grande experiência com monopostos. Ele já guiou na Fórmula E e está bem estebelecido em Weissach como um piloto de desenvolvimento.”
O programa da Porsche na F-E será o segundo em que Jani estará envolvido desde o início, já que o piloto suíço foi parte do projeto da fabricante na LMP1 do princípio, em 2014, até o fim, em 2017.
Naquele período, ele venceu as 24 Horas de Le Mans de 2016, além do título do WEC daquele ano ao lado de Marc Lieb e Romain Dumas com o Porsche 919 Hybrid.
Jani também esteve envolvido no projeto do Porsche 919 Evo, com um carro da LMP1 sem as restrições de performance impostas por regulamento. Ali, Jani chegou a quebrar na época o recorde absoluto de Spa-Francorchamps, superando o tempo da pole de Lewis Hamilton da F1 em 2017.
“Estou muito ansioso para essa nova tarefa”, disse Jani. “Ser parte de um programa inteiramente novo da Porsche pela segunda vez, desde o começo, significa muito para mim.”
“Os desafios técnicos e de pilotagem são enormes, e nossos fortes oponentes da F-E têm uma vantagem significativa em experiência. Há muito trabalho pela frente e mal posso esperar por seu desdobramento.”
A Porsche iniciará seus testes em pista em março do próximo ano, quando irá se preparar para a estreia em corridas, o que deverá acontecer em dezembro de 2019, na temporada 6.
Ela ainda deve confirmar quem irá pilotar seu segundo carro, mas Brendon Hartley, recentemente dispensado da Toro Rosso na F1 e que permaneceu como um piloto oficial da Porsche, é um possível candidato.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.