Domenicali: Temos que aproveitar a oportunidade para "remodelar" o esporte
Stefano Domenicali disse que seria “criminoso” para o automobilismo não aproveitar a oportunidade apresentada pela atual crise do coronavírus de ajustar os custos do esporte
Série Pensamento dos líderes
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Falando exclusivamente ao Motorsport.com para a série #thinkingforward, o ex-diretor da Ferrari, agora CEO da Lamborghini e presidente da comissão de monopostos da FIA, Stefano Domenicali, disse que o esporte demorou demais no controle de custos e em outras medidas eficazes para garantir a saúde financeira a longo prazo.
Mas com o colapso econômico desencadeado pela pandemia de coronavírus, colocando o investimento de fabricantes, patrocinadores e equipes em xeque, há um enorme esforço nos bastidores para reiniciar o esporte.
"A FIA e a Liberty, juntamente com as equipes, consideram o que eles realmente estão pensando para o futuro, estão indo na direção certa", disse ele. “É uma oportunidade de pegar ou largar e você não pode deixar, precisa aproveitar. Caso contrário, o risco será muito alto.”
"Não devemos esquecer que, se eu olhar para o número de ingressos que foram vendidos para o GP que deveriam ocorrer até agora, eles eram incrivelmente altos. Essa era a situação antes da crise e é dever de todas as partes interessadas garantir que esse tipo de atenção esteja presente após a crise.”
Na semana passada, a FIA introduziu uma cláusula de 'salvaguarda' no código esportivo internacional, que permite realizar mudanças para 2021 em um período mais curto que o normal e com o consentimento da maioria das equipes, em vez da unanimidade. O momento chave para que isso dê frutos será a reunião em junho do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.
"Acho que seria criminoso não aproveitar esta oportunidade para revisitar os pontos que sabemos que precisamos melhorar", acrescentou Domenicali. “Portanto, estamos realmente trabalhando nessas semanas para garantir que possamos apresentar ao Conselho Mundial da FIA em junho (agendado para 19 de junho) ideias que estávamos discutindo, mas sempre adiando porque o sistema estava aceitando isso quando a situação [econômica] estava muito boa.”
“Eu vejo isso como uma oportunidade para a indústria se remodelar. Não há dúvida de que o automobilismo será uma parte essencial para o futuro, mas, a curto prazo, precisamos revisitar o nível de investimento e talvez o nível de tecnologia e o número de campeonatos. E talvez também a atitude dos fabricantes; seja um fornecedor para equipes clientes ou envolvido como construtor. São discussões que precisam ser feitas imediatamente, porque este momento é fundamental.”
"Precisamos ter uma linha de base zero para considerar como nos recuperar, considerando que nos próximos dois anos a situação melhorará e o automobilismo continuará sendo uma plataforma muito importante para a nossa indústria."
Red Bull personnel pack away their equipment in the pitlane
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Domenicali observou que, embora muita atenção esteja atualmente na Fórmula 1, onde equipes como a McLaren querem reduzir o limite de orçamento para US$ 100 milhões, enquanto a Ferrari disse que não pode aceitar menos de US$ 145 milhões, a necessidade de uma reinicialização forçada ocorre em todas as categorias. Seu papel na FIA o coloca no comando nos monopostos, da F4 a F1.
Ele disse: “Falando como presidente da comissão de monopostos da FIA, estamos pensando na decisão certa de reiniciar as F4, F3, F2 e, quando isso for possível, o que pode ser feito para reduzir ainda mais os custos e garantir que esse 'mundo das fórmulas' ainda possa ser atraente para o futuro.”
“Adiaremos a introdução de novas tecnologias para ajudar a manter as equipes vivas. Todo mundo está tentando manter os campeonatos vivos na segunda parte da temporada, mas também precisamos identificar o momento em que precisamos nos concentrar completamente em 2021.”
O italiano, que levou a Lamborghini de volta ao esporte com um programa de GT, expressou uma nota de cautela sobre a viabilidade de realizar corridas antes de setembro.
"É bastante desafiador por causa da complicação da legislação que precisa ser considerada", disse ele. "Não é apenas o país onde a corrida é realizada, mas equipes de diferentes nacionalidades que precisam respeitar a legislação de seu país. Eu não quero fechar a porta para isso: como você sabe, na F1 eles estão tentando fazer algo antes disso - e isso seria fantástico, mas seria muito desafiador, com certeza.”
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