Na estratégia, Ricky e Jordan Taylor vencem no Motorsport Park
Dupla da Wayne Taylor Racing, diferente dos carros da Action Express, não sofreu com problemas nos pneus e conquistou a vitória no circuito canadense. #60, com o brasileiro Oswaldo Negri, que saiu carregado do carro, terminando em terceiro
Os irmãos Ricky e Jordan Taylor venceram a etapa do Motorsport Park, válida pela temporada da Tudor United Sportscar, realizada neste domingo (12). A vitória veio muito em função do carro da Wayne Taylor Racing não ter sofrido com problemas nos pneus, como aconteceu com os dois carros da Action Express, o #5 de Christian Fittipaldi/João Barbosa e o #31 de Eric Curran e Dane Cameron.
Na largada, Taylor manteve o primeiro posto e era seguido por Fittipaldi, enquanto Michael Valiante ultrapassou Scott Pruett. Na classe GTLM, Nick Tandy seguiu na primeira posição. Já a classe PC teve o momento que mais chamou a atenção na largada. O carro #11, pilotado por Chris Cumming – e do qual faz parte Bruno Junqueira, bateu na volta de apresentação e teve que recolher para os boxes para fazer reparos, perdendo quatro voltas.
Se nas classes Prototype e PC as disputas não eram intensas, na GTLM a briga era acirrada nos primeiros 30 minutos de prova. A 15 minutos do fim da primeira hora de corrida, Fittipaldi se aproximou de Taylor, mas não conseguiu a ultrapassagem. Dois minutos depois, o #31 inaugurou a rodada de pit stops e aproveitou para colocar Cameron no lugar de Curran. A cinco minutos do fim da primeira hora da corrida, Christian se aproveitou da aproximação sobre Taylor e, numa bela manobra, assumiu a liderança.
Faltando pouco mais de dois minutos para o final da primeira hora, o #38, que liderava na PC, parou no meio da pista, causando a única bandeira amarela da prova. Com isso, muitos pilotos aproveitaram para fazer pit stops. João Barbosa entrou no #5 e Jordan Taylor assumiu o volante do #10. Como não houve troca de piloto no #90, Valiante conseguiu superar o mais novo dos irmãos Taylor. Pruett foi punido por ter desrespeitado o fechamento dos pits e teve que ficar parado por um minuto, perdendo uma volta e ficando fora da briga pela vitória.
Com o reordenamento e as diferentes estratégias, quem assumiu a liderança foi o #31, pilotado por Cameron. Em segundo estava o #60, com Oswaldo Negri ao volante. Só então aparecia Barbosa com o carro da Action Express. Faltando 90 minutos para o final da prova, Cameron teve que ir para os boxes com um pneu furado e Negri assumiu a liderança geral. Problemas com retardatários quase fizeram com que o piloto do #60 perdesse o primeiro lugar para Barbosa, mas conseguiu manter a liderança.
Faltando uma hora e dez para o final, o português foi obrigado a antecipar o último pit stop por causa de um pneu furado. Um minuto e meio depois, Negri também entrou para a última parada. Barbosa foi muito veloz na volta posterior ao retorno dos boxes e superou o #60 quando este saía do pit lane. A 55 minutos do final, o #31, que liderava naquele momento, parou pela última vez e retornou em quinto. Barbosa, então, reassumiu a liderança.
A doze minutos do final, um pneu furado tirou Barbosa da luta pela vitória. Mais do que isso, tirou do #5 a possibilidade de assumir a liderança do certame, já que o português voltou à pista em quinto. O #31, que voltara ao primeiro posto, entrou nos boxes a oito minutos do final para trocar pneus e reabastecer e Jordan Taylor assumiu a ponta e assegurou a vitória. Cameron foi o segundo e Negri – que foi retirado do carro totalmente exausto, pois o carro estava sem a assistência hidráulica desde o início da prova - completou o pódio na Prototype. O #5 terminou a prova na quinta posição
Na classe PC, Colin Braun conduziu o #54 ao triunfo – mesmo perdendo tempo no início, Junqueira conseguiu conduzir o #11 ao quarto lugar na classe - enquanto na GTLM Nick Tandy levou o #911 à vitória.
A próxima etapa da Tudor United Sportscar acontece no dia 26 de julho, Lime Park, apenas com as classes PC e GTD – a última não participou da etapa deste domingo.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.