Dixon vence a terceira seguida e dispara no campeonato
Pentacampeão se deu bem em corrida marcada por erros e acertos nos boxes
Scott Dixon precisou lançar mão de todos os recursos para vencer a corrida 1 no circuito de Road América, terceira consecutiva na temporada. O neozelandês manteve um ritmo forte durante toda a prova, contou com a sorte para ganhar posições e garantiu a liderança com o bom trabalho da equipe.
Will Power foi o segundo após superar os rivais na estratégia e perder a ponta para o pentacampeão nos boxes. Alex Palou, que passou ileso por uma corrida marcada por erros dos adversários, ultrapassou Ryan Hunter-Reay na última relargada e fechou o pódio.
A corrida
A largada foi marcada por um pega entre Josef Newgarden e Ryan Hunter-Reay, que mantiveram suas posições na ponta. Logo no início da prova, Alexander Rossi escapou da pista e coletou uma placa de anúncio que ficou presa no carro e danificou os freios que superaqueceram. O piloto da Andretti permaneceu na corrida mas foi para o fundo do grid.
Quem também acabou prejudicado com o incidente de Rossi foi Colton Herta, que precisou parar nos boxes para remover detritos. Na oitava volta, Hunter-Reay perdeu diversas posições após o carro apresentar problema, mas a equipe trabalhou bem e conseguiu reparar o carro.
Will Power, que havia caído para o meio do pelotão nas primeiras voltas, antecipou a parada e se deu bem, pulando para terceiro depois que os rivais pararam.
Graham Rahal se beneficiou dos problemas com os ponteiros e passou a ameaçar Newgarden, porém tudo foi perdido quando parou nos boxes, porque a mangueira de combustível teve uma falha e o mecânico demorou para reagir, o que o fez perder segundos preciosos.
Na segunda rodada de pit-stops, foi a vez de Newgarden falhar. O norte-americano, que liderou as 28 voltas anteriores, deixou o carro morrer duas vezes e perdeu os 8s que tinha de vantagem, caindo para décimo no grid.
Com isso, Power se aproveitou do novo jogo de pneus e ultrapassou Scott Dixon, assumindo a ponta. Santino Ferrucci, que contava com mais pushes, conseguiu se aproximar dos dois e se tornou uma ameaça aos veteranos.
Jack Harvey, que vinha se mantendo próximo aos líderes, rodou na volta 38 e causou uma bandeira amarela. Com isso, os pilotos aproveitaram para fazer mais uma parada nos boxes.
A disputa então foi entre a Chip Ganassi, de Dixon, e a Penske, de Power, para ver quem faria a parada mais rápida, com vitória do time do pentacampeão, que superou o australiano por menos de 1s.
Mas se as tradicionais equipes souberam trabalhar bem, a Dale Coyne, de Ferruci, não se aproveitou do momento e foi menos veloz e ainda liberaram o jovem piloto quanto Colton Herta entrava, o que causou uma colisão leve entre os dois, mas o suficiente para quebrar o bico de Ferrucci.
No retorno à pista, mais dois incidentes causaram bandeiras amarelas. O mais severo foi resultado de um toque entre Patrício O'Ward e Conor Daly. Quem levou a pior foi Daly, que arrebentou o carro na barreira de proteção e sofreu uma contusão leve.
As últimas voltas foram marcadas pela ultrapassagem de Palou em Hunter-Reay e posteriormente pela perseguição do espanhol a Power. Dixon aproveitou a briga dos rivais para abrir vantagem de cerca de 2s na ponta e garantir a vitória.
Confira como terminou a Corrida 1 em Road America
Cla | # | Piloto | Equipe | Tempo | Diferença |
---|---|---|---|---|---|
1 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 1:54'09.869 | |
2 | 12 | Will Power | Team Penske | 1:54'12.408 | 2.538 |
3 | 55 | Alex Palou | Dale Coyne Racing with Team Goh | 1:54'13.062 | 3.192 |
4 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 1:54'13.854 | 3.984 |
5 | 88 | Colton Herta | Andretti Harding Steinbrenner Autosport | 1:54'17.119 | 7.249 |
6 | 18 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan | 1:54'18.070 | 8.200 |
7 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 1:54'21.225 | 11.355 |
8 | 5 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren SP | 1:54'24.654 | 14.784 |
9 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 1:54'24.874 | 15.004 |
10 | 8 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | 1:54'25.635 | 15.766 |
11 | 4 | Charlie Kimball | A.J. Foyt Enterprises | 1:54'26.039 | 16.170 |
12 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 1:54'27.493 | 17.623 |
13 | 21 | Rinus Kalmthout | Ed Carpenter Racing | 1:54'28.984 | 19.114 |
14 | 1 | Josef Newgarden | Team Penske | 1:54'29.053 | 19.184 |
15 | 7 | Oliver Askew | Arrow McLaren SP | 1:54'30.847 | 20.977 |
16 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | 1:54'32.519 | 22.649 |
17 | 59 | Max Chilton | Carlin | 1:54'47.360 | 37.490 |
18 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | 1:54'32.869 | 1 Lap |
19 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 1:54'33.402 | 1 Lap |
20 | 14 | Dalton Kellett | A.J. Foyt Enterprises | 1:54'38.973 | 1 Lap |
21 | 20 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | 1:21'51.308 | 14 Laps |
22 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta Autosport with Marco & Curb-Agajani | 1:15'01.958 | 16 Laps |
23 | 60 | Jack Harvey | Michael Shank Racing | 1:09'25.122 | 18 Laps |
Ver resultados completos |
Veja o Q4 com Ricardo Maurício e ouça nosso podcast com Felipe Drugovich:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.