Herta faz história em Austin e é vencedor mais jovem da Indy; Kanaan é 12º
Filho de Bryan Herta de apenas 18 anos se beneficia de bandeira amarela após acidente de Felix Rosenqvist e vence primeira prova na carreira
Colton Herta fez história neste domingo em Austin. Além de ter se tornado o primeiro piloto da Indy a vencer uma prova no Circuito das Américas, o piloto de apenas 18 anos de idade se tornou o mais jovem vencedor da história da IndyCar apenas em sua terceira prova no campeonato.
A apenas seis dias de completar 19 anos e vindo de duas boas campanhas na Indy Lights, nas quais foi terceiro e segundo colocado, o piloto se colocou na história do automobilismo americano ganhando em Austin.
A corrida – que era do pole position Will Power – mudou com 17 voltas para o final. Felix Rosenqvist havia acabado de sair dos boxes e disputava com James Hinchcliffe na curva 19, quando ambos foram para a área de escape e se tocaram. Hinch fez o carro do sueco virar e bater no muro interno, logo na saída dos boxes.
Isso trouxe uma bandeira amarela, o que prejudicou os líderes da prova desde o início – Will Power e Alexander Rossi. Eles se deram mal por não terem ainda feito seus últimos pit stops naquele momento. Com o box fechado, os carros se agruparam e só aí eles puderam ir aos pits.
O que era ruim para Power ficou pior: depois de ter liderado todas as voltas até aquele ponto, ele teve um problema de transmissão que o impediu de sair dos boxes. A Penske tentou empurra-lo, mas, sem sucesso, o piloto foi obrigado a abandonar.
Herta, que era terceiro e já tinha parado, subiu para primeiro. E após a bandeira amarela o novato abriu na liderança e garantiu o triunfo para a equipe Harding.
Em segundo ficou o vencedor da etapa de São Petersburgo, Josef Newgarden. Completou o pódio o campeão da Indy de 2012, Ryan Hunter-Reay, que fez prova discreta.
Antigo vencedor mais jovem da Indy, com 19 anos e três meses, Graham Rahal viu seu recorde de precocidade – obtido em St. Pete em 2008 – ser ultra passado terminando em quarto lugar. Sebastien Bourdais fechou o top-5.
Conseguindo boa recuperação no final depois de passar a maior parte da corrida em segundo, Rossi entrou dentro do top-10 depois da relargada, ficando em nono.
Depois de sair de último, Tony Kanaan se aproveitou da bandeira amarela no final da prova para subir para o 12º posto. Seu companheiro na AJ Foyt Enterprises, Matheus Leist, era o 15º até a bandeira amarela, e acabou caindo para 17º no fim da prova.
A próxima etapa da Indy ocorre em Barber, no Alabama, em 7 de abril.
Confira o resultado:
Pos. | # | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença | Int. | Mph | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 88 | Colton Herta | Harding Racing | 60 | 2:00'02.0587 | 102.271 | 3 | ||||||
2 | 2 | Josef Newgarden | Team Penske | 60 | 2:00'04.7769 | 2.7182 | 2.7182 | 102.232 | 3 | ||||
3 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | 60 | 2:00'05.2898 | 3.2311 | 0.5129 | 102.225 | 3 | ||||
4 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 60 | 2:00'10.1199 | 8.0612 | 4.8301 | 102.156 | 3 | ||||
5 | 18 | Sébastien Bourdais | Dale Coyne Racing | 60 | 2:00'17.4602 | 15.4015 | 7.3403 | 102.053 | 3 | ||||
6 | 98 | Marco Andretti | Andretti Autosport | 60 | 2:00'21.9081 | 19.8494 | 4.4479 | 101.990 | 3 | ||||
7 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | 60 | 2:00'24.2054 | 22.1467 | 2.2973 | 101.957 | 3 | ||||
8 | 31 | Patricio O'Ward | Carlin | 60 | 2:00'25.3215 | 23.2628 | 1.1161 | 101.941 | 3 | ||||
9 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | 60 | 2:00'25.5866 | 23.5279 | 0.2651 | 101.938 | 3 | ||||
10 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing | 60 | 2:00'26.0119 | 23.9532 | 0.4253 | 101.932 | 3 | ||||
11 | 21 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | 60 | 2:00'26.4425 | 24.3838 | 0.4306 | 101.926 | 3 | ||||
12 | 14 | Tony Kanaan | A.J. Foyt Enterprises | 60 | 2:00'29.1155 | 27.0568 | 2.6730 | 101.888 | 3 | ||||
13 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 60 | 2:00'33.1264 | 31.0677 | 4.0109 | 101.831 | 3 | ||||
14 | 20 | Ed Jones | Ed Carpenter Racing | 60 | 2:00'37.7189 | 35.6602 | 4.5925 | 101.767 | 3 | ||||
15 | 7 | Marcus Ericsson | Schmidt Peterson Motorsports | 60 | 2:00'38.2895 | 36.2308 | 0.5706 | 101.759 | 3 | ||||
16 | 5 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | 60 | 2:00'38.8286 | 36.7699 | 0.5391 | 101.751 | 4 | ||||
17 | 4 | Matheus Leist | A.J. Foyt Enterprises | 60 | 2:00'41.3206 | 39.2619 | 2.4920 | 101.716 | 5 | ||||
18 | 32 | Kyle Kaiser | Juncos Racing | 60 | 2:00'48.2944 | 46.2357 | 6.9738 | 101.618 | 3 | ||||
19 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | 60 | 2:00'57.0965 | 55.0378 | 8.8021 | 101.495 | 5 | ||||
20 | 19 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | 59 | 1:59'59.5739 | 1 vt | 1 vt | 100.601 | 6 | ||||
21 | 59 | Max Chilton | Carlin | 59 | 2:00'39.1216 | 1 vt | 39.5477 | 100.051 | 4 | ||||
22 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | 58 | 2:00'43.1062 | 2 vts | 1 vt | 98.301 | 5 | ||||
23 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | 55 | 2:00'48.6296 | 5 vts | 3 vts | 93.146 | 3 | ||||
24 | 12 | Will Power | Team Penske | 46 | 1:29'17.1877 | 14 vts | 9 vts | 105.409 | 3 | Câmbio |
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