Recomendado para você

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia
Comentários

História recente diz que Montoya não será campeão da Indy em 2015

Mas quem precisa prestar atenção na história quando se tem uma temporada como esta?

Juan Pablo Montoya, Team Penske Chevrolet
Vencedor Juan Pablo Montoya, Team Penske Chevrolet durante sessão de fotos
Juan Pablo Montoya, Team Penske Chevrolet
Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet e Juan Pablo Montoya, Team Penske Chevrolet
Vencedor Graham Rahal, Rahal Letterman Lanigan Racing
Juan Pablo Montoya, Team Penske Chevrolet
Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Chevrolet

Apenas um homem liderou a IndyCar em toda temporada e seu nome é Juan Pablo Montoya. Desde a vitória em St. Petersburg em março, até o quarto lugar em Milwaukee, apenas o colombiano esteve no controle.

Uma temporada excepcional

Nas últimas cinco corridas, sua vantagem cresceu substancialmente, de 11 para 54 pontos, excedendo o mínimo necessário de uma prova, exceto em Indianápolis e Sonoma, na última corrida do ano.
Apenas uma vez ele ficou de fora do Top10. Seu impecável 2015 o faz parecer à prova de bala e somente o azar poderia abalar seu domínio.

Faltam apenas quatro provas para alguém demonstrar que quer tirar o título de suas mãos, com dois ovais e dois circuitos mistos. É interessante notar que Montoya venceu nesses dois tipos de circuito este ano.

A ameaças mais próximas de JPM

Seu maior desafio será segurar Scott Dixon, um veterano com mais de 250 corridas, 37 vitórias e três campeonatos a seu favor. Desconsiderá-lo agora seria tolice.

Então você tem Graham Rahal, que vem num bom ano, quando muitos achavam que ele cairia de rendimento conforme a temporada fosse passando. Ao contrário, o tempo passou e a RLL só melhorou.

Rahal está envolvido num quase tríplice empate, com Hélio Castroneves - com o mesmo número de pontos - e Will Power, ambos companheiros de equipe de Montoya.

Os últimos anos não mentem

Derrotar Montoya nessa altura do campeonato não seria algo sem precedentes. Em 2013, Dixon tirou  66 pontos para ganhar o título em cima de Castroneves. Em 2014, Power fez o mesmo com o brasileiro, mas com 75 pontos.

Como falei no início, a margem atual é de 54 pontos, menos do que os dois exemplos que citei. A temporada está longe de acabar, mas este ano há um nome diferente na mira.

Montoya não demonstrou qualquer calcanhar de Aquiles até agora e não espero que a Penske comece a apresentar um. E lembre-se, o campeão de 1999 da CART já esteve nessa situação antes.

Pontuação duplicada

Os 100 pontos em jogo na última prova é uma grande incógnita, sim , mas não tanto quanto Fontana costumava ser quando era a última corrida do ano. Imagine se aquela prova que vimos na Califórnia fosse a última da temporada? Seria uma loucura ou talvez aquilo que a Indy necessita.

Sonoma é uma corrida domável e previsível, mas ainda assim, não cometa o erro de entregar o troféu a Juan Pablo Montoya ainda.

Artigo anterior Sebastien Bourdais voa em Milwaukee. Hélio Castroneves termina em segundo
Próximo artigo Com carro irregular, time de Bourdais é punido após Milwaukee

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros