Recomendado para você

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Comentários

História recente diz que Montoya não será campeão da Indy em 2015

Mas quem precisa prestar atenção na história quando se tem uma temporada como esta?

Juan Pablo Montoya, Team Penske Chevrolet
Vencedor Juan Pablo Montoya, Team Penske Chevrolet durante sessão de fotos
Juan Pablo Montoya, Team Penske Chevrolet
Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet e Juan Pablo Montoya, Team Penske Chevrolet
Vencedor Graham Rahal, Rahal Letterman Lanigan Racing
Juan Pablo Montoya, Team Penske Chevrolet
Scott Dixon, Chip Ganassi Racing Chevrolet

Apenas um homem liderou a IndyCar em toda temporada e seu nome é Juan Pablo Montoya. Desde a vitória em St. Petersburg em março, até o quarto lugar em Milwaukee, apenas o colombiano esteve no controle.

Uma temporada excepcional

Nas últimas cinco corridas, sua vantagem cresceu substancialmente, de 11 para 54 pontos, excedendo o mínimo necessário de uma prova, exceto em Indianápolis e Sonoma, na última corrida do ano.
Apenas uma vez ele ficou de fora do Top10. Seu impecável 2015 o faz parecer à prova de bala e somente o azar poderia abalar seu domínio.

Faltam apenas quatro provas para alguém demonstrar que quer tirar o título de suas mãos, com dois ovais e dois circuitos mistos. É interessante notar que Montoya venceu nesses dois tipos de circuito este ano.

A ameaças mais próximas de JPM

Seu maior desafio será segurar Scott Dixon, um veterano com mais de 250 corridas, 37 vitórias e três campeonatos a seu favor. Desconsiderá-lo agora seria tolice.

Então você tem Graham Rahal, que vem num bom ano, quando muitos achavam que ele cairia de rendimento conforme a temporada fosse passando. Ao contrário, o tempo passou e a RLL só melhorou.

Rahal está envolvido num quase tríplice empate, com Hélio Castroneves - com o mesmo número de pontos - e Will Power, ambos companheiros de equipe de Montoya.

Os últimos anos não mentem

Derrotar Montoya nessa altura do campeonato não seria algo sem precedentes. Em 2013, Dixon tirou  66 pontos para ganhar o título em cima de Castroneves. Em 2014, Power fez o mesmo com o brasileiro, mas com 75 pontos.

Como falei no início, a margem atual é de 54 pontos, menos do que os dois exemplos que citei. A temporada está longe de acabar, mas este ano há um nome diferente na mira.

Montoya não demonstrou qualquer calcanhar de Aquiles até agora e não espero que a Penske comece a apresentar um. E lembre-se, o campeão de 1999 da CART já esteve nessa situação antes.

Pontuação duplicada

Os 100 pontos em jogo na última prova é uma grande incógnita, sim , mas não tanto quanto Fontana costumava ser quando era a última corrida do ano. Imagine se aquela prova que vimos na Califórnia fosse a última da temporada? Seria uma loucura ou talvez aquilo que a Indy necessita.

Sonoma é uma corrida domável e previsível, mas ainda assim, não cometa o erro de entregar o troféu a Juan Pablo Montoya ainda.

Artigo anterior Sebastien Bourdais voa em Milwaukee. Hélio Castroneves termina em segundo
Próximo artigo Com carro irregular, time de Bourdais é punido após Milwaukee

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros