Indy: Palou passa Herta no fim para vencer em Road America
Com isso, espanhol abre 74 pontos de vantagem para Ericsson
Piloto da Chip Ganassi, Álex Palou venceu a oitava etapa da temporada 2023 da Indy em Road America, após uma ultrapassagem perfeitamente calculada em cima de Colton Herta no fim da prova.
Herta fez seu último pitstop uma volta antes do que Palou, e pagou por isso nos momentos finais, sendo forçado a reduzir seu ritmo, caindo para a quinta posição. Josef Newgarden foi o segundo, à frente de uma bela disputa entre Pato O'Ward e Scott Dixon.
Herta guiou o grid na largada, mantendo a ponta na curva 1, com Palou passando O'Ward por dentro para assumir a segunda posição. O mexicano foi forçado a tirar o pé e Kirkwood acabou acertando na traseira, rodando. O drama continuou, com Ferrucci sendo jogado na grama por O'Ward.
A primeira FCY veio após essa confusão, com a relargada na quarta volta, com Herta à frente de Palou, Armstrong, Newgarden, Rossi, Lundgaard e O'Ward no top 7. Pela confusão na largada, O'Ward foi penalizado com duas posições, caindo para a nona posição.
Poucas voltas depois, Rosenqvist, que havia parado e era o líder entre esses pilotos, tomou um toque de VeeKay na curva 3, caindo para último, mas o holandês se livrou de uma punição pelo contato.
Já Grosjean rodou na volta 12, ficando parado na brita. Isso levou o grid aos boxes antes da inevitável amarela. Herta voltou à frente de Palou, com Newgarden em terceiro. A prova seria retomada na volta 16, mas Harvey também acabou com seu carro na brita, a ação foi retomada apenas no 20º giro.
Próximo à metade da prova, mais uma amarela, quando Malukas ficou parado na curva 8, anulando a vantagem de 1s5 que Herta tinha sobre Newgarden. Nesse momento, Palou venceu a corrida dos boxes, saindo à frente de Newgarden e Herta.
Newgarden teve uma relargada desastrosa, se envolvendo em uma confusão com retardatários e caindo para sexto. Já Herta passava novamente Palou na volta 30, mas já ciente de que sua vida não seria fácil com os pneus.
Herta liderava à frente de Palou, O'Ward e Newgarden todos de vermelho, com Dixon em quinto de pretos. Mas com a evolução da pista, os pneus começaram a apresentar ritmos diferentes, forçando Herta a ir aos boxes para novos compostos pretos a 15 voltas do fim.
Palou ficou uma volta à mais, com Herta retomando a ponta ao usar seu push-to-pass, abrindo 1s2 na ponta. Mas, na reta final, a briga entre os líderes foi crescendo enquanto a diferença diminuía para 0s3 a nove voltas do fim.
O espanhol fez sua manobra na curva 1 a sete voltas do fim, indo por fora em cima de Herta. Sem ter como se defender, ele ainda perdeu posições para Newgarden, O'Ward e Dixon.
Com os resultados deste domingo, Palou lidera com 324 pontos, 74 a mais que Marcus Ericsson, com Josef Newgarden em terceiro, a sete do sueco. A próxima etapa da temporada 2023 da Indy será em 02 de julho, em Mid-Ohio.
Confira o resultado final da etapa da Indy em Road America:
Cla | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Diferença |
---|---|---|---|---|---|
1 | Alex Palou | Chip Ganassi Racing | 55 | 1:50'04.6640 | |
2 | Josef Newgarden | Team Penske | 55 | 1:50'09.2250 | 4.5610 |
3 | Patricio O'Ward | Arrow McLaren | 55 | 1:50'11.4189 | 6.7549 |
4 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | 55 | 1:50'11.6358 | 6.9718 |
5 | Colton Herta | Andretti Autosport | 55 | 1:50'15.5968 | 10.9328 |
6 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | 55 | 1:50'16.1848 | 11.5208 |
7 | Christian Lundgaard | Rahal Letterman Lanigan Racing | 55 | 1:50'20.5475 | 15.8835 |
8 | Scott McLaughlin | Team Penske | 55 | 1:50'20.9462 | 16.2822 |
9 | Kyle Kirkwood | Andretti Autosport | 55 | 1:50'22.2120 | 17.5480 |
10 | Alexander Rossi | Arrow McLaren | 55 | 1:50'24.3011 | 19.6371 |
11 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | 55 | 1:50'26.1370 | 21.4730 |
12 | Rinus Kalmthout | Ed Carpenter Racing | 55 | 1:50'26.7694 | 22.1054 |
13 | Will Power | Team Penske | 55 | 1:50'30.3334 | 25.6694 |
14 | Simon Pagenaud | Michael Shank Racing | 55 | 1:50'36.0932 | 31.4292 |
15 | Helio Castroneves | Michael Shank Racing | 55 | 1:50'38.2872 | 33.6232 |
16 | Santino Ferrucci | A.J. Foyt Enterprises | 55 | 1:50'38.9640 | 34.3000 |
17 | Ryan Hunter-Reay | Ed Carpenter Racing | 55 | 1:50'47.1300 | 42.4660 |
18 | Callum Ilott | Juncos Hollinger Racing | 55 | 1:50'47.6175 | 42.9535 |
19 | Agustin Canapino | Juncos Hollinger Racing | 55 | 1:50'49.4649 | 44.8009 |
20 | Felix Rosenqvist | Arrow McLaren | 55 | 1:50'53.7537 | 49.0897 |
21 | Benjamin Pedersen | A.J. Foyt Enterprises | 55 | 1:50'56.6403 | 51.9763 |
22 | Ray Robb | Dale Coyne Racing | 55 | 1:51'14.3294 | 1'09.6654 |
23 | Devlin DeFrancesco | Andretti Autosport | 55 | 1:51'28.3048 | 1'23.6408 |
24 | Marcus Armstrong | Chip Ganassi Racing | 54 | 1:50'15.8405 | 1 Lap |
25 | Romain Grosjean | Andretti Autosport | 54 | 1:51'19.6456 | 1 Lap |
26 | Jack Harvey | Rahal Letterman Lanigan Racing | 54 | 1:51'30.3355 | 1 Lap |
27 | David Malukas | Dale Coyne Racing | 24 | 52'04.6252 | 31 Laps |
Ver resultados completos |
VÍDEO: Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #234 – Aston, Ferrari ou Mercedes? Quem se garante como segunda força da F1 em 2023?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.