Relato de classificação
Indy Gateway

Indy: Power conquista 67ª pole da carreira e iguala recorde de Andretti

Marcus Ericsson, da Chip Ganassi Racing, e Josef Newgarden, da Penske, fecharam os três primeiros da classificação

Will Power, Team Penske Chevrolet

Will Power alcançou seu sonho de longa data: o de igualar o recorde de pole positions de todos os tempos de Mario Andretti na Indy, depois de liderar a classificação no World Wide Technology Raceway nesta sexta-feira, mas ele começará a corrida cercado por seus principais rivais no campeonato.

Leia também:

O novato Devlin DeFrancesco fez um excelente trabalho ao marcar uma média de 179,531 mph em seu Andretti Steinbrenner Autosport-Honda para ficar no topo depois que os primeiros sete carros rodaram, dando continuidade aos bons resultados obtidos na sessão de treinos livres e do teste da semana passada para os recém-chegados.

Então, Takuma Sato da Dale Coyne Racing com RWR-Honda fez uma volta de 180,476 mph seguida por 179,623 mph sendo o primeiro a quebrar a barreira de 180 mph, embora ele tenha admitido que teve que trabalhar duro para conter as características de manuseio do seu carro. O companheiro de equipe David Malukas no Coyne, com o carro HMD, não conseguiu igualar ao seu parceiro, nem derrotou o novato DeFrancesco, mas ele fez uma corrida sólida para conquistar o terceiro lugar (naquele momento).

Romain Grosjean, como Sato, fez uma volta de abertura de 180 mph e um alto 179 na segunda volta, ficando em segundo, embora o francês vá cair no grid nove posições devido a uma mudança de motor no início da quinta-feira.

Enquanto ele foi capaz de fazer sombra no companheiro de equipe DeFrancesco, Colton Herta não conseguiu o mesmo após sair na curva 3 e ter que respirar no acelerador. Seus problemas foram leves em comparação aos de Felix Rosenqvist, que rodou seu carro em um giro saindo da curva 2, mas manteve notavelmente a Arrow McLaren SP-Chevrolet fora da barreira SAFER e só rolou suavemente para trás contra a parte interna do pneu. Rosenqvist, um potencial candidato a pole, vai começar a corrida na parte de trás do grid de 26 carros.

Alexander Rossi se encaixou no agrupamento entre Andretti Autosport, atrás de Grosjean e DeFrancesco, mas à frente de Herta.

Em seguida, o segundo carro da AMSP estabeleceu uma média de 179,958, seguido de 180,650, batendo a média de Sato por 0,25mph com uma média de 180,303mph, mas seu tempo no topo não durou muito, pois o carro seguinte, o Penske-Chevrolet de Scott McLaughlin, deu duas voltas de 181mph resultando em uma média de 181,406mph.

Depois, Alex Palou e seu Chip Ganassi Racing-Honda também marcou duas voltas de 181mph para reivindicar a segunda, mas depois Josef Newgarden, no número 2 da Penske, alcançou 180,747mph na primeira volta - com um "goof" downchange confesso na Curva 3, - mas depois fez um notável 182,520mph em sua segunda volta.

Notavelmente, Marcus Ericsson produziu uma média de 181.901 e 182.239 para alcançar a primeira posição com uma média de 182.070mph, um alvo que o colega de equipe Scott Dixon tentou e não conseguiu eclipsar.

Entretanto, Power definiu a única volta de abertura em182,366 e sua segunda volta foi de 183,089, o piloto alcançou uma média de 182,727mph. Isso lhe garantiu a quarta pole position da temporada, e a 67ª de sua carreira.

Jack Harvey levará o verde como o piloto mais alto colocado da Rahal Letterman Lanigan-Honda, enquanto Conor Daly foi de longe o mais rápido dos três Ed Carpenter Racing-Chevrolets.

Cla Piloto Equipe Tempo Diferena Mph
1 Australia Will Power United States Team Penske 24.5782   183.089
2 Sweden Marcus Ericsson United States Chip Ganassi Racing 24.6929 0.1147 182.239
3 United States Josef Newgarden United States Team Penske 24.6548 0.0766 182.520
4 New Zealand Scott McLaughlin United States Team Penske 24.7823 0.2041 181.581
5 Spain Alex Palou United States Chip Ganassi Racing 24.8125 0.2343 181.360
6 New Zealand Scott Dixon United States Chip Ganassi Racing 24.8681 0.2899 180.955
7 Mexico Patricio O'Ward United States Schmidt Peterson Motorsports 24.9101 0.3319 180.650
8 Japan Takuma Sato United States Dale Coyne Racing 24.9341 0.3559 180.476
9 France Romain Grosjean United States Andretti Autosport 24.9972 0.4190 180.020
10 Canada Devlin DeFrancesco United States Andretti Autosport 25.0201 0.4419 179.855
11 United States Alexander Rossi United States Andretti Autosport 25.0513 0.4731 179.631
12 United States Colton Herta United States Andretti Autosport 25.0346 0.4564 179.751
13 David Malukas United States Dale Coyne Racing 25.0701 0.4919 179.497
14 France Simon Pagenaud United States Michael Shank Racing 25.1603 0.5821 178.853
15 United Kingdom Jack Harvey United States Rahal Letterman Lanigan Racing 25.1626 0.5844 178.837
16 United States Conor Daly United States Ed Carpenter Racing 25.1575 0.5793 178.873
17 United States Graham Rahal United States Rahal Letterman Lanigan Racing 25.1568 0.5786 178.878
18 Brazil Helio Castroneves United States Michael Shank Racing 25.1815 0.6033 178.703
19 Denmark Christian Lundgaard United States Rahal Letterman Lanigan Racing 25.1935 0.6153 178.618
20 United States Kyle Kirkwood United States A.J. Foyt Enterprises 25.2184 0.6402 178.441
21 United States Jimmie Johnson United States Chip Ganassi Racing 25.4839 0.9057 176.582
22 United Kingdom Callum Ilott Juncos Hollinger Racing 25.5132 0.9350 176.379
23 Netherlands Rinus Kalmthout United States Ed Carpenter Racing 25.5491 0.9709 176.131
24 Canada Dalton Kellett United States A.J. Foyt Enterprises 25.8503 1.2721 174.079
25 United States Ed Carpenter United States Ed Carpenter Racing 25.8721 1.2939 173.933
26 Sweden Felix Rosenqvist United States Schmidt Peterson Motorsports 25.3252 0.7470 177.689

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Indy: Castroneves é confirmado pela Meyer Shank Racing para 2023
Próximo artigo Indy: Newgarden vence última oval da temporada com relargada atrasada por conta de forte chuva

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil