Por novo projeto, Montoya continua na Penske em 2017
Piloto colombiano será quinto carro do time nas 500 Milhas de Indianápolis e deverá participar de projeto no IMSA
Depois de muitos rumores dando conta do futuro de Juan Pablo Montoya, o colombiano confirmou que continuará na Penske para o ano que vem.
Em julho deste ano, a Penske ofereceu a Montoya um quinto carro para a Indy 500 do ano que vem, no entanto disse também que o piloto estava livre para buscar ofertas para fazer a temporada inteira em outra equipe. No início deste mês, Josef Newgarden foi confirmado no carro #2 da Penske-Chevrolet a partir de 2017.
Dois meses atrás, Montoya disse que desejava fazer a temporada da IndyCar, mas que estava considerando todas as opções. Além da Ed Carpenter Racing e da AJ Foyt Racing, rumores também ligavam o colombiano a um retorno à Chip Ganassi Racing, onde ganhou o título de 1999 da CART e a Indy 500 em 2000. O piloto também poderia substituir Mark Webber no Porsche 919 Hybrid no WEC.
No entanto, Montoya confirmou que vai ficar na equipe Penske no próximo ano. "É minha melhor chance de ganhar em Indy novamente, para ser honesto. Isso é o que conta e a Penske pode me dar a melhor chance de ganhar”, disse Juan ao Motorsport.com.
"Isso também vai me dar mais tempo para trabalhar com Sebastian (seu filho) no kart."
Presidente da Penske, Tim Cindric disse ao Motorsport.com: "Juan e eu montamos um cronograma para o final de outubro para tomar uma decisão. Como eu disse quando confirmamos Josef (Newgarden), fizemos uma oferta para Juan para correr a Indy 500 conosco no próximo ano”.
"Isso significaria um quinto carro, mas não temos um quinto kit de nada. Precisamos pensar em termos de equipamentos de apoio e recursos e assim por diante. Precisaria haver algum planejamento.”
"De qualquer forma, parece que Juan pensa em ficar na equipe Penske, então estamos planejando agora o que faremos."
Perguntado se Montoya estava livre para correr em outras equipes da IndyCar, Cindric respondeu: "Isso não é algo que estamos interessados em fazer parte. Acho que está entendido que se ele guiar em Indy para nós, seria a extensão de seu programa da IndyCar para o próximo ano. "
Otimista sobre entrada no IMSA
A outra parte da oferta da Penske a Montoya, deverá ser nos carros esportivos, agora que o IMSA reformulou sua classe Prototype ao introduzir os novos modelos DPi. Mas Cindric esfriou os rumores por ora.
"Não podemos prometer a Juan um programa de carros esportivos porque não temos um agora. Mas nós conversamos com ele sobre isso e se tudo der certo, certamente esperamos ter. ”
"Como eu disse, não podemos oferecer a ele algo que não temos, mas acho que nossas chances são boas. Para o próximo ano? Provavelmente não, mas é algo que vamos continuar a trabalhar."
Perguntado se a Penske pretendia competir no IMSA WeatherTech SportsCar Series no segundo semestre de 2017 - como fez com o Porsche RS Spyder em 2005, entrando na corrida final daquele ano da American Le Mans Series antes de uma campanha completa em 2006 - Cindric disse que não considerava isso.
"Estamos muito longe de saber isso", disse ele. "As primeiras perguntas são se vamos conseguir um negócio. Precisamos ter carros de corrida e motores. O calendário previsto segue a partir daí."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.