Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas conquistam pole histórica em Le Mans
Mantendo o melhor tempo de ontem, trio puxa a fila da Porsche na frente do grid. Pela GTE Pro, o brasileiro Fernando Rees sai na frente.
Nos dois dias de classificação em Le Mans ninguém foi páreo para a Porsche. O trio Lieb/Jani/Dumas, com o tempo de 3:16.887, conquistado ontem na primeira sessão, vai largar na frente na edição 2015 das 24 Horas. Atrás deles, mais dois Porsches, com Bernhard/Webber/Hartley e Hulkenberg/Bamber/Tandy.
Na Protótipo 2, Matthew Howson, Richard Bradley e Nicolas Lapierre, pilotando um Oreca 05 da Nissan, conseguiram o melhor tempo da classe.
Na GTE Pro, o trio do brasileiro Fernando Rees vai largar em primeiro. Junto com Alex Macdowall e Richie Stanaway, eles conseguiram cravar o melhor tempo em 3:54.928, com um Aston Martin Vantage V8. Nesta última sessão, foram dadas apena sete voltas com Stanaway, administrando o resultado.
Outro Aston Martin vai fazer a pole na classe LM GTE Am, com o carro #98 de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda.
Os outros Brasileiros
O Audi de Lucas di Grassi vai largar em quarto pela LM P1. Na última sessão a equipe utilizou Oliver Jarvis nos primeiros minutos. Loic Duval deu sequência, após a equipe mudar o bico do carro para testes. Com aproximadamente 1h30 de sessão, o brasileiro foi para o volante para acertar seu carro na pista já escura. Jarvis retornou pouco antes do acidente da bandeira vermelha e foi até o fim.
Na LM P2 Pipo Derani vai largar na nona posição. Com quase uma hora correndo, ele manteve a oitava colocação, quando passou o carro a Gustavo Yacaman, que não conseguiu evoluir e perdeu mais uma posição no fim.
O treino
A última sessão que definiu o pole position começou meia hora antes do previsto e com meia hora a mais de duração. Tudo por causa dos acidentes da segunda sessão, que abreviaram o Q2. Para não correr o risco de ter um tempo menor para a sessão decisiva, os organizadores anteciparam e incluíram os trinta minutos a mais, tudo para que a pole não chegasse após a meia noite, hora limite pela legislação local, que não permite que treinos da Le Mans cheguem à madrugada.
Enquanto os carros tentavam, melhorar seus tempos, Jan Magnussem, que bateu forte e foi o motivo do fim da última sessão, foi liberado pelo centro médico do autódromo, apto para continuar seu fim de semana.
Mas quem apostou que as bandeiras amarela e vermelha não apareceriam, se deu mal.
Com 1h30 de treino, a Ferrari #71, de Olivier Baretta, bateu no muro, na saída da curva Indianápolis, com bandeira amarela sendo acionada. Enquanto a Ferrari era retirada, o Porsche #67 guiado por Alex Kapadia pegava fogo antes da primeira chicane, causando a vermelha.
Vinte e dois minutos depois, a qualificação recomeça, faltando meia hora para seu término. No mais, uma amarela na curva Dunlop, por conta de detritos, alguns problemas com Aston Martin #95 de Marco Sorensen que o fizeram parar no meio da pista e o fim do treino sem grandes movimentações.
Confira o grid de largada completo
LM P1 | ||||||
Posição
|
N° | Equipe | Piloto | Carro | N° de Voltas | Melhor volta |
1 | 18 | Porsche Team | JANI Neel | Porsche 919 Hybrid | 35 | 3:16.887 |
2 | 17 | Porsche Team | BERNHARD Timo | Porsche 919 Hybrid | 30 | 3:17.767 |
3 | 19 | Porsche Team | TANDY Nick | Porsche 919 Hybrid | 25 | 3:18.862 |
4 | 8 | Audi Sport Team Joest | JARVIS Oliver | Audi R18 e-tron quattro | 33 | 3:19.866 |
5 | 7 | Audi Sport Team Joest | TRÉLUYER Benoît | Audi R18 e-tron quattro | 34 | 3:20.561 |
6 | 9 | Audi Sport Team Joest | RAST René | Audi R18 e-tron quattro | 35 | 3:20.997 |
7 | 2 | Toyota Racing | CONWAY Mike | Toyota TS 040 - Hybrid | 29 | 3:23.543 |
8 | 1 | Toyota Racing | DAVIDSON Anthony | Toyota TS 040 - Hybrid | 30 | 3:23.767 |
9 | 12 | Rebellion Racing | BECHE Mathias | Rebellion R-One - AER | 15 | 3:26.874 |
10 | 13 | Rebellion Racing | IMPERATORI Alexandre | Rebellion R-One - AER | 26 | 3:28.930 |
11 | 4 | Team Bykolles | MONTEIRO Tiago | CLM P1/01 - AER | 8 | 3:36.825 |
12 | 22 | Nissan Motorsports | TINCKNELL Harry | Nissan GT-R LM Nismo | 17 | 3:36.995 |
13 | 23 | Nissan Motorsports | CHILTON Max | Nissan GT-R LM Nismo | 20 | 3:37.291 |
15 | 21 | Nissan Motorsports | MATSUDA Tsugio | Nissan GT-R LM Nismo | 26 | 3:38.691 |
LM P2 | ||||||
Posição
|
N° | Equipe | Piloto | Carro | N° de voltas | Melhor volta |
14 | 47 | KCMG | LAPIERRE Nicolas | Oreca 05 - Nissan | 13 | 3:38.032 |
16 | 26 | G-Drive Racing | RUSINOV Roman | Ligier JS P2 - Nissan | 23 | 3:38.939 |
17 | 41 | Greaves Motorsport | HIRSCH Gary | Gibson 015S - Nissan | 30 | 3:38.958 |
18 | 38 | JOTA Sport | EVANS Mitch | Gibson 015S - Nissan | 25 | 3:39.004 |
19 | 36 | Signatech Alpine | CAPILLAIRE Vincent | Alpine A450b - Nissan | 32 | 3:39.699 |
20 | 46 | Thiriet By Tds Racing | BADEY Ludovic | Oreca 05 - Nissan | 15 | 3:39.805 |
21 | 34 | Oak Racing | VANTHOOR Laurens | Ligier JS P2 - HPD | 28 | 3:40.058 |
22 | 48 | Murphy Prototypes | BERTHON Nathanaël | Oreca 03R - Nissan | 23 | 3:40.690 |
23 | 28 | G-Drive Racing | YACAMAN Gustavo | Ligier JS P2 - Nissan | 28 | 3:40.967 |
24 | 43 | Team Sard Morand | RAGUES Pierre | Morgan Evo - SARD | 26 | 3:41.250 |
25 | 29 | Pegasus Racing | ROUSSEL Léo | Morgan - Nissan | 14 | 3:42.023 |
26 | 27 | SMP Racing | MARKOZOV David | BR01 - Nissan | 26 | 3:42.077 |
27 | 42 | Strakka Racing | WATTS Danny | Dome S103 - Nissan | 27 | 3:42.237 |
28 | 37 | SMP Racing | ALESHIN Mikhail | BR01 - Nissan | 26 | 3:42.417 |
29 | 30 | Extreme Speed Motorsports | DALZIEL Ryan | Ligier JS P2 - HPD | 29 | 3:42.453 |
30 | 31 | Extreme Speed Motorsports | VAN OVERBEEK Johannes | Ligier JS P2 - HPD | 22 | 3:44.631 |
31 | 40 | Krohn Racing | BARBOSA João | Ligier JS P2 - Judd | 24 | 3:44.854 |
32 | 45 | Ibanez Racing | BELLAROSA Ivan | Oreca 03R - Nissan | 24 | 3:45.350 |
33 | 35 | Oak Racing | NICOLET Jacques | Ligier JS P2 - Nissan | 30 | 3:52.843 |
LM GTE Pro | ||||||
Posição
|
N° | Equipe | Piloto | Carro | N° de voltas | Melhor volta |
34 | 99 | Aston Martin Racing V8 | STANAWAY Richie | Aston Martin Vantage V8 | 7 | 3:54.928 |
35 | 51 | AF Corse | FISICHELLA Giancarlo | Ferrari 458 Italia | 29 | 3:55.025 |
37 | 97 | Aston Martin Racing | TURNER Darren | Aston Martin Vantage V8 | 29 | 3:55.466 |
38 | 71 | AF Corse | RIGON Davide | Ferrari 458 Italia | 25 | 3:55.582 |
39 | 95 | Aston Martin Racing | NYGAARD Christoffer | Aston Martin Vantage V8 | 23 | 3:55.783 |
40 | 63 | Corvette Racing - GM | MAGNUSSEN Jan | Chevrolet Corvette C7R | 0 | 3:55.963 |
41 | 91 | Porsche Team Manthey | CHRISTENSEN Michael | Porsche 911 RSR | 24 | 3:56.618 |
44 | 92 | Porsche Team Manthey | PILET Patrick | Porsche 911 RSR | 29 | 3:56.922 |
45 | 64 | Corvette Racing - GM | GAVIN Oliver | Chevrolet Corvette C7R | 7 | 3:57.081 |
LM GTE Am | ||||||
Posição
|
N° | Equipe | Piloto | Carro | N° de voltas | Melhor volta |
36 | 98 | Aston Martin Racing | LAUDA Mathias | Aston Martin Vantage V8 | 24 | 3:55.102 |
42 | 83 | AF Corse | COLLARD Emmanuel | Ferrari 458 Italia | 29 | 3:56.723 |
43 | 72 | SMP Racing | BASOV Aleksey | Ferrari 458 Italia | 27 | 3:56.877 |
46 | 53 | RILEY MOTORSPORTS-TI AUTO | KEATING Ben | Srt VIPER GTS-R | 22 | 3:57.836 |
47 | 77 | Dempsey - Proton Racing | DEMPSEY Patrick | Porsche 911 RSR | 28 | 3:57.842 |
48 | 88 | Abu Dhabi-Proton Racing | AL QUBAISI Khaled | Porsche 911 RSR | 13 | 3:58.259 |
49 | 55 | AF Corse | CAMERON Duncan | Ferrari 458 Italia | 21 | 3:58.433 |
50 | 61 | AF Corse | CRESSONI Matteo | Ferrari 458 Italia | 26 | 3:58.695 |
51 | 62 | Scuderia Corsa | SWEEDLER William | Ferrari 458 Italia | 22 | 3:58.946 |
52 | 50 | Larbre Competition | RUBERTI Paolo | Chevrolet Corvette C7R | 17 | 3:59.522 |
53 | 66 | JMW Motorsport | AVENATTI Michael | Ferrari 458 Italia | 9 | 3:59.612 |
54 | 96 | Aston Martin Racing | CASTELLACCI Francesco | Aston Martin Vantage V8 | 30 | 4:01.146 |
55 | 68 | Team AAI | CHEN Han-Chen | Porsche 911 RSR | 25 | 4:01.243 |
56 | 67 | Team AAI | KAPADIA Alex | Porsche 911 GT3 RSR (997) | 17 | 4:01.270 |
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