Recomendado para você

F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário

F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor

ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor
F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site

F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site
F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"

F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"
Fica de olho Norris? Histórico de brigas triplas pelo título na F1 não favorece o líder; entenda

Fica de olho Norris? Histórico de brigas triplas pelo título na F1 não favorece o líder; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Fica de olho Norris? Histórico de brigas triplas pelo título na F1 não favorece o líder; entenda
F1: Quantos pontos Norris, Verstappen e Piastri 'perderam' em 2025?

F1: Quantos pontos Norris, Verstappen e Piastri 'perderam' em 2025?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Quantos pontos Norris, Verstappen e Piastri 'perderam' em 2025?
F1: McLaren revela pintura especial para GP de Abu Dhabi

F1: McLaren revela pintura especial para GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: McLaren revela pintura especial para GP de Abu Dhabi
Drugovich está pronto para abrir sua primeira temporada completa na Fórmula E

Drugovich está pronto para abrir sua primeira temporada completa na Fórmula E

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Drugovich está pronto para abrir sua primeira temporada completa na Fórmula E

'Soft Wall' estreia na Europa em teste para Le Mans

Barreira de proteção que absorve grande parte da energia dos impactos - largamente utilizada nos ovais norte-americanos - aparece pela primeira vez em uma pista europeia no teste oficial para as 24 Horas de Le Mans

Porsche Curves SAFER barrier

A tecnologia mais conhecida como 'soft wall' - barreira de proteção que absorve boa parte do impacto gerado em um acidente - amplamente utilizada nos ovais norte-americanos, finalmente fará a estreia na Europa. E será em uma das pistas mais famosas do mundo: Le Mans.

Desenvolvido após as mortes de Dale Earnhardt e Adam Petty na NASCAR, o 'soft wall' se restringia apenas aos Estados Unidos, enquanto as pistas europeias seguiam utilizando barreiras de pneus ou outros tipos de proteção.

A partir deste final de semana - mais precisamente no próximo domingo (5), durante a sessão de teste oficial para as 24 Horas de Le Mans - o 'soft wall' será visto na área de escape externa das curvas Porsche, trechos de alta velocidade do traçado em La Sarthe.

Mudanças na Arnage 

An aerial view of Indianapolis and Virage d'Arnage with a new roundabout
Vista aérea do trecho da curva Indianápolis em Le Mans

Foto: ACO/DR

Outra modificação no traçado francês foi a inclusão de uma nova rotatória na Arnage. Embora isso não altere o desenho da pista em si, a novidade dará mais visibilidade ao público e espaço extra para aqueles que acampam no setor.

O consórcio que controla a pista das 24 Horas de Le Mans decidiu pela construção da rotatória como uma medida de segurança para os motoristas da região, que utilizam o trecho quando não há corrida - mais de 10 mil veículos passam pelo local diariamente.

"Aproveitamos a oportunidade para completar dois projetos. De um lado, melhoramos a experiência para aqueles que acampam - em termos de segurança no trânsito, iluminação e no lado sanitário. As vagas de acampamento subiram de 220 para 300 - agora, quem quiser acampar pode vir desde o domingo, não precisa mais esperar até quarta-feira", disse Ghislain Robert, chefe da divisão de resort do ACO (Automóvel Clube do Oeste).

Outra mudança estratégica foi a inclusão de uma nova área para o público na Arnage, local do circuito que agrada bastante aos fãs.

"Antes, os espectadores só conseguiam ver os carros quando eles entravam na Arnage. Agora, com as obras que fizemos, eles conseguirão ver os carros vindo da Mulsanne e contornando a Indianápolis - os carros vão 'passear' pelos que estiverem presentes naquele trecho", completou Robert.

Artigo anterior Dumas: Le Mans não será corrida "sem problemas" na LMP1
Próximo artigo Pipo Derani visa tríplice coroa do endurance em Le Mans

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros