Relatório indica erro de Salom em queda fatal na Catalunha
Análise divulgada indica que erro de pilotagem de Luis Salom levou à queda que tirou a vida do espanhol; relatório descartou interferência da pista em perda de controle da moto







No dia 3 de junho, durante o segundo treino livre para o GP da Catalunha de Moto2, Luis Salom sofreu um acidente na curva 12 do circuito catalão e perdeu a vida após ser atingido pela própria moto - que veio na direção dele após se chocar com a barreira de proteção.
Após o incidente, uma investigação teve início e o resultado foi divulgado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) nesta sexta-feira (22).
Além de Danny Aldridge e Corrado Cecchinelli, diretor técnico e diretor de tecnologia da MotoGP, fez parte da análise o especialista em telemetria Lluis Lleonart Gomez - apontado pela família do espanhol. Após avaliar tanto a moto como a telemetria, Gomez indicou que nada na pista ou na moto teria causado a queda de Salom, mas o mais provável é que tenha havido um erro do piloto.
O relatório também descartou a hipótese levantada pela SAG, equipe de Salom, de que uma ondulação no trecho da curva 12 teria sido a razão para a perda de controle da moto por parte do piloto.
"O sr. Gomez acredita que o piloto pode ter olhado para trás e quando se virou novamente para a frente, estava fora do traçado ideal e isso pode ter resultado na freada mais forte do que a usual naquele trecho - algo indicado pela telemetria. Com isso a frente perdeu aderência e o acidente aconteceu", disse o comunicado.
"O sr. Gomez confirmou que não viu nada de anormal nos dados analisados e ressaltou que não há evidência alguma na telemetria de que a superfície da pista, incluindo possíveis ondulações, tenham influenciado na queda", concluiu o documento.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.