Análise: Como Márquez dominou corridas 'flag-to-flag'
Após desclassificação no GP da Austrália de 2013, Marc Márquez venceu cinco das seis corridas disputadas no formato; confira a análise










GP da Austrália de 2013, ano de estreia de Marc Márquez na MotoGP. O espanhol disputava o título - acabaria sendo campeão naquele ano - mas a corrida em Phillip Island teve complicações para o piloto da Honda.
A pista australiana havia sido recapeada para a prova daquele ano e pegou a Bridgestone de surpresa. Com o alto nível de desgaste dos compostos, a direção de prova decidiu por uma corrida 'flag-to-flag', com os pilotos sendo obrigados a entrar nos boxes entre a nona e a décima volta da disputa.
Márquez liderava a prova, mas simplesmente não entrou nos boxes dentro da janela estipulada, indo aos pits na 11ª volta. Como resultado, o espanhol foi desclassificado da prova.
Entretanto, o episódio marcou o ponto da virada para Márquez e para a equipe do piloto, chefiada por Santi Hernandez. Desde 2013, foram disputadas seis corridas 'flag-to-flag' e o espanhol venceu cinco delas: Assen em 2014, Misano em 2015, Argentina e Sachsenring em 2016 e no último final de semana, em Brno.
A única prova que Márquez não venceu neste formato foi a de Aragon, em 2014, vencida por Jorge Lorenzo. O piloto da moto #93 cruzou a linha de chegada em 13º após sofrer uma queda.
Entre as vitórias, as mais impactantes foram as do último domingo e a em Sachsenring em 2016. Nos dois casos, Márquez soube administrar uma situação complicada enquanto pilotava a moto acertada para a pista molhada, entrando antes de todos para os boxes para pegar a moto de pista seca.
Em Brno, a Ducati não tinha as motos de Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso prontas quando ambos entraram nos boxes. O mesmo aconteceu com Jonas Folger, que entrou junto com Márquez nos boxes, mas perdeu uma grande chance de conquistar um bom resultado pelos mesmos motivos que atrapalharam Lorenzo e Dovizioso.
Márquez, por outro lado, sabia que a segunda moto estaria pronta para ele desde a largada, pois Hernandez garantiu isso a ele.
“Aprendemos muito com a corrida na Austrália em 2013 e o mais importante é que não cometamos aquele erro novamente", disse Márquez. "O segredo é ter pessoas ao seu lado nas quais você pode confiar."
"Antes de começar a prova, Santi me disse que a moto estaria pronta e que eu poderia trocar quando quisesse. Se alguém em que você confia te diz que sua moto estará pronta, você sabe que estará, afirmou.
Com a vitória em Brno, Márquez abriu 14 pontos sobre Maverick Viñales na classificação do campeonato - antes do GP da Itália, em junho, o piloto da Honda estava a 37 do compatriota.
“Uma das razões do meu esforço é a minha equipe, todos eles dão 100%", acrescentou. "Quando você volta à pista depois das férias, é obrigatório estar no nível máximo."
"Nestas circunstâncias, levando em consideração o que aconteceu desta vez em outros boxes, pilotos e mecânicos têm o mesmo nível de importância", completou.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.