Crutchlow pede melhorias para "parar de frear feito idiota"
Cal Crutchlow crê que Honda precisa trabalhar mais no chassi para que pilotos não precisem forçar ao extremo nas freadas, o que acontece com pacote atual
Nos últimos anos, a Honda vem sofrendo com a aceleração, obrigando os pilotos se tornarem cada vez mais dependentes de freadas extremas para recuperarem o tempo perdido - tarefa que ficou mais complicada com a mudança para os pneus Michelin em 2016.
Os japoneses focaram no novo motor durante a pré-temporada, em uma tentativa de melhorar a dirigibilidade. Cal Crutchlow, entretanto, acredita que trabalhar no chassi da RC213V - o que tem ficado em segundo plano - seria benéfico.
Marc Márquez e Dani Pedrosa testaram uma série de carenagens, enquanto Crutchlow adotou um que Pedrosa testou e descartou para a segunda metade da temporada passada. O piloto da LCR pede mudanças e, no estilo britânico, criticou a fabricante japonesa.
“Sabemos que precisamos parar de frear feito idiotas, pois é a única 'munição' que temos no momento", disse.
“Se pudermos construir um chassi que nos ajude neste sentido, tudo bem. Mas não vai acontecer amanhã e provavelmente não vai acontecer neste ano", afirmou.
“Não é um comentário contra minha fabricante, minha equipe ou algo do tipo. É mais um comentário no sentido de que olhamos demais para o motor nos dois últimos anos e creio que muitas melhoras podem vir do chassi."
“Eu pilotei outras motos (Yamaha, na Tech 3, e Ducati), sei o que o chassi pode fazer e creio que é uma área em que podemos melhorar bastante", acrescentou.
Márquez também deseja melhoria no chassi
Crutchlow venceu duas corridas na reta final da temporada passada e ocupa o quinto lugar na classificação da temporada atual após três corridas - o britânico foi o terceiro na Argentina e quarto em Austin, caindo e abandonando no Catar.
Márquez, que caiu e abandonou em Termas de Rio Hondo enquanto liderava, venceu em Austin e ocupa o terceiro posto no campeonato. Para o espanhol, o motor e o chassi devem se completar e pede mais trabalho no chassi, assim como Crutchlow.
“Se você tem um motor melhor, você tem um chassi melhor", disse. "Tudo fica mais fácil. É verdade que ainda precisamos trabalhar no chassi, mas somos bastante velozes nas curvas."
"Temos problemas na dianteira, com o pneu dianteiro, mas somos os mais velozes nas entradas de curva. O ponto é que perdemos muito tempo nas áreas de sempre", completou, referindo-se à aceleração.
Reportagem adicional por Charles Bradley and Oriol Puigdemont
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.