Recomendado para você

F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"

F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 – Verstappen assume papel de vilão de filme de terror para McLaren: "Pode me chamar de Chucky"
F1: Red Bull anunciará dupla de pilotos para 2026 nesta terça-feira

F1: Red Bull anunciará dupla de pilotos para 2026 nesta terça-feira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Red Bull anunciará dupla de pilotos para 2026 nesta terça-feira
F1 - Piastri: Decepção no Catar dói mais do que dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas

F1 - Piastri: Decepção no Catar dói mais do que dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Piastri: Decepção no Catar dói mais do que dupla desclassificação da McLaren em Las Vegas
F1 - Marko: "É tão óbvio" que Antonelli "deixou Norris passar" no Catar

F1 - Marko: "É tão óbvio" que Antonelli "deixou Norris passar" no Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Marko: "É tão óbvio" que Antonelli "deixou Norris passar" no Catar
F1: Wolff detona Marko por comentário “estúpido” sobre ultrapassagem de Norris em Antonelli

F1: Wolff detona Marko por comentário “estúpido” sobre ultrapassagem de Norris em Antonelli

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Wolff detona Marko por comentário “estúpido” sobre ultrapassagem de Norris em Antonelli
Stock Car: Nelsinho Piquet domina e vence corrida principal de Brasília

Stock Car: Nelsinho Piquet domina e vence corrida principal de Brasília

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Nelsinho Piquet domina e vence corrida principal de Brasília
F1: O que Norris, Verstappen ou Piastri precisam para conquistar título em Abu Dhabi?

F1: O que Norris, Verstappen ou Piastri precisam para conquistar título em Abu Dhabi?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: O que Norris, Verstappen ou Piastri precisam para conquistar título em Abu Dhabi?
F1: Verstappen prefere ser "realista", mas não descarta possibilidade de pentacampeonato

F1: Verstappen prefere ser "realista", mas não descarta possibilidade de pentacampeonato

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Verstappen prefere ser "realista", mas não descarta possibilidade de pentacampeonato
Últimas notícias

Engenheiro de Viñales: Piloto tem mais influência atualmente

Experiente na MotoGP, Ramon Forcada fala de mudanças ocorridas no mundial de motociclismo nos últimos anos

Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, Forcada
Ramon Forcada, Yamaha Factory Racing
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing and Ramo Forcada
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing, Forcada
Ramon Forcada, Yamaha Factory Racing, Mark Elder, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing

Depois de 30 anos atuando no Mundial de Motovelocidade com grandes pilotos, como Jorge Martinez Aspar, Alex Criville, Alberto Puig, John Kocinski, Alexandre Barros e Jorge Lorenzo, Ramon Forcada atualmente é chefe de mecânicos de Maverick Viñales na Yamaha.

Ele pontua que a MotoGP mudou muito neste tempo. Segundo ele, o piloto hoje em dia faz muito mais diferença do que uma equipe na hora de extrair o potencial de uma moto.

"Antes, os pilotos que vinham a uma estrutura tinham que se adaptar ao sistema de trabalho que estava ali, o que era próprio de cada marca ou equipe.”

“Essa é a única coisa que não pode ser comprada. Todo o resto, caminhões e equipamentos, era uma questão de dinheiro. No entanto, agora o piloto conta muito, no ponto em que muitas vezes é a equipe que acaba se adaptando."

"Todas as fábricas fazem o mesmo, protegem muito o piloto e isso é parcialmente bom, mas, ao mesmo tempo, eu também digo que existem certas licenças que os patrões não permitiriam antes", ressalta ele sem especificar.

"Os pilotos agora têm muito mais influência nas equipes do que antes. Há 15 ou 20 anos, o piloto era trabalhador, passava horas no box e ajudava você a ‘fazer’ a moto. Agora, isso não acontece ", continua Forcada.

"Naquela época, nenhum mecânico era demitido porque o piloto chegava com seu time. Ele só era autorizado a trazer alguém se houvesse espaço. Agora, equipes inteiras são demitidas.”

Artigo anterior Rossi é "modelo" de paixão e motivação, diz ex-chefe
Próximo artigo Para Yamaha, mercado de pilotos pode fazer custos aumentarem

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros