Entenda funcionamento de airbag que pode ter salvado a vida de Márquez
Infográfico mostra dados de telemetria do dispositivo que foi acionado pouco antes de espanhol da Honda colidir com o asfalto
Depois do forte acidente que Marc Márquez sofreu no início da primeira sessão de treinos livres para a etapa da Tailândia de MotoGP, a fabricante italiana de airbags para motociclistas, Alpinestars, divulgou um infográfico que demonstra como o dispositivo protegeu o piloto.
Leia também:
- Dovizioso: Se Márquez disparar, "pode ser uma corrida muito rápida”
- Lorenzo diz que pode seguir com forma atual "por tempo indefinido"
- Quartararo quebra recorde da pista e conquista pole na Tailândia; Márquez cai novamente
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
O pentacampeão teve um impacto tão forte contra o asfalto que chegou a perder a respiração por alguns segundos e precisou ser levado para o hospital. A Honda de Márquez ficou totalmente destruída. Milagrosamente, o espanhol não sofreu nenhuma lesão e voltou para continuar as atividades do fim de semana.
Assim como em outros acidentes dos últimos anos, o airbag, que é item obrigatório desde o ano passado, ajudou que a impactante força não passasse de um grande susto.
Reveja acidente de Márquez quadro a quadro:
O funcionamento
A Alpinestars, marca que equipa Márquez, publicou os dados de telemetria de atuação do airbag do espanhol, desde a detecção do incidente até o momento logo após a queda.
O dispositivo foi acionado 0s585 antes do espanhol se chocar contra o chão. Márquez perdeu o controle da moto 2s antes do impacto e seu airbag entrou em ação logo após o pentacampeão ser arremessado ao ar, registrando uma força de 26,14 vezes a força da gravidade ao bater no asfalto.
Na imagem é possível observar as medições realizadas por um giroscópio (linha cinza) e três acelerômetros (verde, lilás e azul). Estes sensores ficam presos ao macacão do piloto e servem para medir variações bruscas de direção, posição e desaceleração. Quando uma grande oscilação é registrada, o airbag é acionado (amarelo).
Telemetria da queda de Marc Márquez
Photo by: Alpinestars
O giroscópio foi o primeiro a registrar uma alteração na posição e trajetória de Márquez, quando ele se desequilibrou na moto. Quando seu corpo foi arremessado ao ar, os acelerômetros também identificaram a mudança de trajetória e a desaceleração, o que levou ao acionamento do airbag. O pico de medição de todos os dispositivos foi registrado no momento do impacto.
A duração total da queda foi de 4s81 desde a perda do controle até que o corpo do espanhol parou por completo sobre a brita do circuito tailandês.
Márquez terá a oportunidade de conquistar o sexto título mundial antecipadamente neste domingo, graças à ajuda do dispositivo de segurança que evitou que as consequências do acidente fossem mais sérias.
Veja outras quedas na MotoGP em 2019
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
MotoGP revelará nova logo após corrida de domingo em Barcelona
Após tragédia, final da MotoGP não será em Valência
MotoGP - Márquez: "Eticamente, não acho que GP de Valência deva ser realizado"
MotoGP: Confira primeiras imagens de Márquez na Ducati de fábrica
MotoGP: Márquez vai guiar motos de 2024 e 2025 da Ducati nos testes de Barcelona
MotoGP: Convivência entre Bagnaia e Márquez dependerá de "quem a Ducati quer proteger mais"
MotoGP - Mir detona Honda pela ausência de novidades no teste de Barcelona: "Como não ficar com raiva?"
Com vitória de Bagnaia, confira classificação da MotoGP após GP da Tailândia
MotoGP: Após fim da parceria com Repsol, Honda deve fechar acordo com Castrol
Últimas notícias
Stock Car - Camilo desabafa após vitória: “Nunca vi final de campeonato como esse”
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao domingo de corrida no GP de Las Vegas, nos EUA
Stock Car: Camilo vence duelo com Fraga e triunfa com 1-2 da Ipiranga Racing em Goiânia
Veja como foi a corrida sprint da etapa de Goiânia da Stock Car
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.