Fora da Aprilia, Lowes cogita retorno à Moto2 em 2018
Piloto inglês acredita que Yamaha possui moto mais “amigável” para novatos e diz que pode descer de categoria caso fique sem vaga na MotoGP
Fora da Aprilia, Sam Lowes afirmou que provavelmente retornará à Moto2 em 2018 caso se veja sem vaga na MotoGP.
O inglês, que deixou a Moto2 e entrou na principal categoria do Mundial de Motovelocidade neste ano, estará disponível no mercado ao término desta temporada, após a Aprilia ter optado em romper seu contrato e contratar Scott Redding para seu lugar.
Suas opções agora ficam limitadas, basicamente com a única possibilidade sendo a Marc VDS Honda.
Mas, caso não tenha chance de ficar na MotoGP, Lowes disse que provavelmente voltaria à categoria intermediária, onde terminou em 13º, quarto e quinto entre 2014 e 2016.
“Se não for possível [permanecer na MotoGP], eu provavelmente tentaria ir à Moto2 para me tornar campeão mundial, porque ainda assim seria algo ótimo”, disse Lowes.
“Mas, agora, estou realmente focado em tentar permanecer nessa classe. Eu quero ficar aqui porque, caso contrário, teria sido muito trabalho à toa. Porque, para ser justo, se você sai [da MotoGP], é difícil voltar.”
Yamaha, a moto mais “amigável” aos novatos
Os quatro pilotos que estrearam na MotoGP neste ano foram primeiro (Johann Zarco), terceiro (Alex Rins), quinto (Lowes) e sétimo (Jonas Folger) na Moto2 em 2016.
Mas, enquanto Zarco e Folger estão rendendo bem com a Tech3 Yamaha, Lowes e Rins, da Suzuki, enfrentaram uma transição mais difícil, sendo que o último também foi afetado por lesões.
“Acho que a situação de cada piloto é diferente. Cada moto é diferente”, analisou Lowes. “Rins é um ótimo piloto, venceu várias corridas na Moto2 de forma fácil, mas só agora está começando a pegar o jeito na MotoGP.”
“Ele está na Suzuki, eu estou na Aprilia, e há dois caras em motos diferentes que estão vivendo situações diferentes. Zarco, ótimo, é bicampeão mundial. Jonas é um ótimo piloto, mas eu o venci no ano passado por mais vezes do que elem e venceu. Acho que ele é um ótimo piloto, mas são situações diferentes.”
“Acho que há motos às quais você pode pilotar de forma mais parecida como a Moto2, talvez como a Yamaha, carregando mais velocidade de curva. A Honda, a Suzuki e a Aprilia talvez sejam mais sensíveis, com a área de funcionamento um pouco melhor.”
“E você provavelmente precisa reduzir a velocidade de forma brusca um pouco mais, então é preciso ter um pouco mais de tempo.”
Reportagem adicional de David Gruz
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.