Kallio: "Foi uma decepção não ser piloto titular da KTM"
Piloto de teste da KTM, Mika Kallio, admite que está desapontado por não ter conseguido garantir a posição de titular na equipe da marca austríaca na MotoGP










O piloto finlandês Mika Kallio, que competiu pela última vez uma temporada completa na MotoGP em 2010 com a Pramac Ducati, faz parte da equipe de testes da KTM desde o final de 2015, sendo responsável por estrear o protótipo austríaco na categoria principal no GP de Valencia de 2016.
Durante 2017, Kallio participou de quatro GPs como wildcard, conseguindo pela primeira vez para a KTM um top10 na corrida disputada em casa, o GP da Áustria e atingindo a 11ª posição em Aragón.
Resultados brilhantes para uma moto estreante que foram contrastados com os problemas que ele teve durante a maior parte da temporada de Bradley Smith. O britânico concluiu a temporada em 21º no geral com 29 pontos, 26 menos do que o outro piloto da marca, Pol Espargaró, que terminou em 17º com 55 pontos. Uma situação que colocou em dúvida a continuidade de Smith no projeto e ativou as opções de Kallio para substituí-lo.
No entanto, a KTM finalmente decidiu manter o segundo ano do contrato do britânico, dizendo que não seria "justo" demiti-lo apesar da falta de resultados.
"Houve muita discussão e rumores, mas já conhecemos a situação agora", disse Kallio, que em 2018 aproveitará cinco wildcards durante a temporada.
"Basicamente vou continuar fazendo o mesmo trabalho que fiz nestes dois últimos anos, piloto de teste. Ao mesmo tempo, vou disputar algumas corridas para a KTM como convidado ".
"Eu acho que todos sabiam qual era o meu objetivo, eu disse muitas vezes ao longo do ano que eu gostaria de demonstrar minhas habilidades e minha velocidade, e que eu gostaria de ser um piloto de corrida de novo".
"Mas não vai ser assim, é claro que foi uma decepção, mas ao mesmo tempo estou feliz em poder ficar na KTM".
"Sinto-me realmente bem aqui, conheço a fábrica, a equipe e, de alguma forma, foi bom poder encontrar uma maneira de ficarmos juntos".
"É algo que eu gostaria de manter no futuro. Você nunca sabe o que pode acontecer e pelo menos eu poderei disputar algumas corridas em 2018, e isso está bem".
Kallio vai se juntar aos titulares Espargaró e Smith nos GPs da Espanha, Catalunha, Alemanha, Áustria e Aragón para o guidão de uma terceira RC16 em 2018.
Informação adicional de Gerald Dirnbeck
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.