KTM dispensa Johann Zarco para resto da temporada 2019 da MotoGP
Depois de campeonatos promissores na motovelocidade, piloto francês vive penúria na MotoGP neste ano
Numa decisão com efeito imediato, a equipe de fábrica da KTM dispensou o francês Johann Zarco do restante da temporada 2019 da MotoGP. O substituto será Mika Kallio, piloto finlandês de 36 anos.
Zarco foi contratado por dois anos no começo da atual temporada, mas teve muitas dificuldades para se adaptar à moto RC16 e pediu para sair da equipe um ano antes do período definido no contrato.
No entanto, a KTM optou por ‘acelerar’ a saída da Zarco de sua equipe de fábrica na MotoGP, citando "prioridades realinhadas" em termos de desenvolvimento da moto RC16 para o decorrer de 2019 e a projeção do próximo campeonato.
"Temos que tomar decisões para garantir que utilizemos nossos recursos da melhor maneira possível e atualmente estamos em uma direção positiva com a nossa estrutura de MotoGP", disse Pit Beirer, chefe da KTM.
"Acreditamos firmemente que Mika pode nos ajudar nesta fase graças ao seu conhecimento e experiência. É fundamental que verifiquemos nossos resultados de testes em condições reais de corrida para começar nossa temporada de 2020 na melhor posição”.
“Mika provou sua capacidade na RC16 e estamos felizes por ele se juntar à equipe como piloto novamente. Vamos nos concentrar em uma nova configuração com a moto nº 82 [número de Kallio] enquanto lutamos por pontos nas últimas corridas do campeonato”, afirmou Beirer.
Zarco, que terminou na 11ª posição no Grande Prêmio de San Marino, confirmou durante o fim de semana em Misano (ITA) que estava sendo retirado do processo de desenvolvimento da moto RC16.
O francês ainda não firmou um contrato para 2020, mas diz que está se aproximando do papel de piloto de testes na MotoGP, com a perspectiva de fazer corridas esporádicas em outras categorias de motovelocidade.
Apesar do fracasso com a KTM, o chefe da equipe agradeceu o piloto: "Queremos expressar gratidão a Johann por seu esforço desde que ele se juntou ao nosso ambicioso projeto em novembro do ano passado. Agora temos que pensar no futuro”.
O finlandês Kallio, que realizou cinco corridas de MotoGP com a KTM depois de ingressar no projeto nascente como piloto de testes em 2015, disputará as seis corridas restantes da temporada atual.
A KTM ainda não confirmou a substituição em tempo integral da Zarco para 2020 e enfatizou repetidamente que não tem pressa em tomar uma decisão – Kallio (veja fotos abaixo) e o testador da Aprilia Bradley Smith estão entre os candidatos imediatos.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.