Lorenzo critica Michelin após sofrer com pneu despedaçado
Jorge Lorenzo revelou que pneu defeituoso o fez parar duas vezes no box durante o GP da República Tcheca e disse que a Michelin não pode permitir que episódio se repita
Jorge Lorenzo teve um dia de pesadelo em Brno. O espanhol, que largou na segunda posição, terminou o GP da República Tcheca, realizado neste domingo (21), na 17ª posição - última entre os que completaram a prova - uma volta atrás de Cal Crutchlow, o vencedor da corrida.
Após um início em que chegou a cair para a 16ª posição, Lorenzo começou a se recuperar na prova quando, na 14º volta, entrou no box para subir na segunda moto, que estava calçada com os pneus slicks.
A equipe, entretanto, não entendeu a entrada prematura do tricampeão, que acabou retornando ao box na volta seguinte para voltar à primeira moto, que teve o composto dianteiro trocado.
Após a corrida, Lorenzo explicou que o pneu dianteiro havia perdido um pedaço, mas que no momento da parada Ramon Forcada, chefe de mecânicos do piloto da Yamaha, não conseguiu ver e entender o motivo da entrada prematura do espanhol no box.
"Meus rapazes não sabiam o que estava acontecendo. Em um primeiro momento, eles não entenderam, pois quando parei a parte ruim do pneu estava em contato com o asfalto. O pneu, então, parecia perfeito", disse.
"O pneu parecia perfeito, somente quando eles mexeram a moto é que entenderam que faltava um pedaço do pneu. Provavelmente por isso Ramon não estava entendendo porque eu queria trocar de moto. Voltei com os slicks, mas a pista ainda estava molhada e estava perigoso, então voltei ao box para pegar a primeira moto novamente - não valia a pena seguir daquele jeito", afirmou.
Críticas à Michelin
Sobre o problema no pneu dianteiro, Lorenzo acredita que a falha tenha acontecido por um defeito de fabricação - tema mencionado por Andrea Dovizioso após a classificação em Brno e que tem afetado vários pilotos durante a temporada.
Questionado se desejava ter escolhido um composto duro na dianteira em vez do macio que apresentou a falha, o espanhol respondeu: "Eu apenas desejaria não ter sofrido o problema.Alguns pilotos passam por isso, outros não. Com mais voltas, no entanto, todos enfrentaram algum tipo de dificuldade", disse.
"Há pequenas diferenças entre os pneus, nem todos são iguais. Isso não deveria acontecer e é uma experiência que a Michelin deve assimilar para que não aconteça algo do tipo novamente. Se enfrentarmos condições similares da próxima vez, pode acontecer novamente em outra pista. Claro que o desgaste é inevitável - especialmente nas laterais do pneu - o que não pode acontecer é um composto se despedaçar", acrescentou.
Chance de pódio perdida
Lorenzo acredita que, sem o incidente com o pneu, ele poderia ter cruzado a linha de chegada pelo menos em terceiro e, talvez, lutado com Valentino Rossi pelo segundo lugar - o italiano largou com a mesma configuração do espanhol, com macio na dianteira e duro na traseira.
"Faltou sorte, pois não seguimos na pista quando eu estava no mesmo ritmo de Cal e de Rossi. Senti que poderia andar ainda mais rápido e terminaria em terceiro, talvez em segundo. Mas não foi possível seguir na pista", completou.
Reportagem adicional por by Oriol Puigdemont
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.