MotoGP: Álex Márquez conquista GP da Malásia; Bagnaia abandona corrida por problemas nos pneus
Pedro Acosta e Joan Mir completaram o pódio em Sepang
Alex Marquez, Gresini Racing
Foto de: Shameem Fahath / Motorsport Network
Álex Márquez, da Gresini, dominou e venceu o GP da Malásia da MotoGP, em uma prova que teve seu início adiado por causa de um acidente grave na Moto3. Pedro Acosta, da KTM, e Joan Mir, da Honda HRC, completaram o pódio em Sepang, depois de Pecco Bagnaia perder posições em sequência e abandonar a prova por problemas nos pneus da moto Ducati.
Como foi a corrida?
Pecco Bagnaia largou bem e permaneceu na ponta, com Pedro Acosta e Álex Márquez brigando pela segunda colocação, com o piloto da Gresini se saindo melhor.
Na segunda volta, Álex foi bem, mergulhou e ultrapassou Bagnaia, assumindo a ponta da prova em Sepang. Pedro Acosta, que perseguia Márquez, já começou a ir atrás do italiano da Ducati.
Na volta seguinte, Acosta até ultrapassou Bagnaia, mas o italiano foi tranquilo e sempre retomava a vice-liderança, enquanto Álex abria cada vez mais a vantagem na ponta. Esse duelo se seguiu por mais voltas, com o jovem da KTM e o bicampeão da MotoGP trocando de posições em sequência.
Na volta 5, Pol Espargaró caiu e deixou a moto escorregar pela caixa de brita, causando uma bandeira amarela no setor 2 da pista de Sepang. O piloto de testes que assumiu uma das motos KTM da Tech3 abandonou a prova.
Pouco atrás, outro duelo também estava acontecendo: entre Fabio Quartararo e Joan Mir, com o francês da Yamaha se segurando na quarta colocação. Mais uma 'sequência de conflitos' estava ocorrendo desde a sexta colocação, com Franco Morbidelli permanecendo em sexto, seguido por Fermín Aldeguer, Johann Zarco, Fabio di Giannantonio e Luca Marini.
Com metade da corrida já concluída, o duelo entre Bagnaia e Pedro Acosta continuava, com ambos seguindo Álex Márquez de perto, mas sem conseguir ultrapassar o piloto da Gresini.
Na volta 11, Miguel Oliveira, da Pramac Yamaha, caiu, causando uma breve bandeira amarela no setor 3, mas logo retornou à pista. Uma volta depois, Raul Fernández também caiu, causando bandeira amarela no primeiro setor mas, em seguida, abandonou a prova.
Instantes depois, tanto Morbidelli quanto Quartararo erraram o ponto de frenagem, mas o piloto da VR46 levou a melhor e tomou a quinta colocação.
Depois de pressionar por mais de 10 voltas, Acosta atacou e tomou a segunda colocação de Bagnaia, enquanto Álex abria vantagem na ponta, chegando à mais de dois segundos de diferença para o espanhol da KTM.
Faltando cinco voltas para o fim, Acosta seguia aumentando a vantagem para Bagnaia, que estava sofrendo com a moto Ducati na última parte da prova em Sepang. Enquanto isso, Álex Márquez estava com mais de 2,5s de vantagem para Acosta.
Com três voltas para o fim, Aldeguer caiu e deixou a moto escorregar na curva 15, causando mais uma amarela, mas no setor quatro. Momentos depois, Bagnaia começou a ficar lento e perder posições em sequência, por um provável problema nos pneus, indo para os boxes e abandonando a prova. Com isso, Mir assumiu a terceira colocação.
Na última volta, Álex Márquez seguia confortável na liderança, assim como Pedro Acosta na segunda colocação. Quem não estava tranquilo era Joan Mir, que se segurava em terceiro enquanto o pelotão de trás vinha aquecido, trocando posições em sequência.
Corrida
| Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | ||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | |
73 | Ducati | 20 |
40'09.249 |
25 | |||||||
| 2 | |
37 | KTM | 20 |
+2.676 40'11.925 |
2.676 | 20 | ||||||
| 3 | |
36 | Honda | 20 |
+8.048 40'17.297 |
5.372 | 16 | ||||||
| 4 | |
21 | Ducati | 20 |
+8.580 40'17.829 |
0.532 | 13 | ||||||
| 5 | |
20 | Yamaha | 20 |
+11.556 40'20.805 |
2.976 | 11 | ||||||
| 6 | |
49 | Ducati | 20 |
+13.060 40'22.309 |
1.504 | 10 | ||||||
| 7 | |
23 | KTM | 20 |
+15.299 40'24.548 |
2.239 | 9 | ||||||
| 8 | |
10 | Honda | 20 |
+18.738 40'27.987 |
3.439 | 8 | ||||||
| 9 | |
33 | KTM | 20 |
+18.932 40'28.181 |
0.194 | 7 | ||||||
| 10 | |
79 | Aprilia | 20 |
+19.256 40'28.505 |
0.324 | 6 | ||||||
| 11 | |
72 | Aprilia | 20 |
+19.824 40'29.073 |
0.568 | 5 | ||||||
| 12 | |
5 | Honda | 20 |
+22.234 40'31.483 |
2.410 | 4 | ||||||
| 13 | |
42 | Yamaha | 20 |
+23.509 40'32.758 |
1.275 | 3 | ||||||
| 14 | |
43 | Yamaha | 20 |
+25.201 40'34.450 |
1.692 | 2 | ||||||
| 15 | |
35 | Honda | 20 |
+34.110 40'43.359 |
8.909 | 1 | ||||||
| 16 | |
32 | Aprilia | 20 |
+36.115 40'45.364 |
2.005 | |||||||
| 17 | |
51 | Ducati | 20 |
+43.914 40'53.163 |
7.799 | |||||||
| 18 | |
7 | Yamaha | 20 |
+47.060 40'56.309 |
3.146 | |||||||
| 19 | |
88 | Yamaha | 20 |
+1'17.942 41'27.191 |
30.882 | |||||||
| dnf | |
63 | Ducati | 18 |
+2 Laps 37'20.723 |
2 Laps | Abandono | ||||||
| dnf | |
54 | Ducati | 16 |
+4 Laps 33'44.555 |
2 Laps | Abandono | ||||||
| dnf | |
25 | Aprilia | 11 |
+9 Laps 22'17.739 |
5 Laps | Abandono | ||||||
| dnf | |
44 | KTM | 4 |
+16 Laps 8'31.531 |
7 Laps | Abandono | ||||||
| Ver resultados completos | |||||||||||||
DIOGO COLA NA LIDERANÇA da Moto2! FERNÁNDEZ VENCE: Aprilia AMEAÇA DUCATI em 2026? THEO MANNA e M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.